sábado, 22 de dezembro de 2012

Eluveitie


Pertencendo a tempos do crescente cenário europeu de folk metal, o Eluveitie sempre trouxe novos ventos a ele. Eluveitie tem um som autêntico, combinando música tradicional celta de um jeito único com o moderno death metal melódico. Com o novo álbum Everything Remains (As It Never Was) a banda conseguiu aprofundar cada aspecto do seu inimitável estilo, e mais do que nunca faz justiça a sua própria descrição “The New Wave of Folk Metal“.

Originalmente formada por Chrigel Glanzmann no inverno (verão, aqui no Brasil) de 2002/2003 apenas como um projeto de estúdio, o primeiro EP, Vên, foi gravado na primavera suíça de 2003, já único na sua maneira de apresentar música folclórica em pé de igualdade com o metal.
O EP auto-financiado foi ardentemente recebido pela cena local e imprensa, e se esgotou dentro de poucos meses. Em 2004, o Eluveitie assinou contrato com o selo holandês Fear Dark Records, que lançou uma versão remasterizada (e, em partes, regravada) de Vên. E assim seguiram como uma banda “de verdade”, tocando, em turnê pela Europa, com bandas consagradas como Finntroll, Amon Amarth, Ensiferum e muitas outras, e também se apresentando em vários festivais e open airs.
Embora algumas mudanças no line-up ainda estivessem para acontecer, o Eluveitie cresceu como banda e desenvolveu seu próprio estilo. No final de 2005 o grupo estava finalmente pronto para entrar de novo em estúdio, e gravar seu primeiro álbum full-lenght, chamado Spirit, mais uma vez lançado pela Fear Dark Records. Além disso, um videoclipe para a música Of Fire, Wind and Wisdom foi produzido no verão de 2006, dirigido por Martin Schäppi, Merlin Sutter & Chrigel Glanzmann / Eluveitie.
Spirit foi um grande passo à frente, apresentando à cena um estilo de folk metal completamente diferente – começando uma nova onda de Folk Metal! Enquanto o álbum se tornava um grande sucesso, a banda colocou o pé na estrada novamente. Mas mesmo enquanto viajava e tocava em vários festivais, como o Graspop Metal Meeting (na Bélgica) ou o Summerbreeze Open Air (na Alemanha), o Eluveitie já começava a trabalhar em um novo material para o seu próximo álbum.
Finalmente, no outono de 2007, o álbum Slania foi gravado, em diferentes estúdios na Suécia, Suíça e Liechtenstein, produzido, mixado e masterizado por Jens Bogren (Amon Amarth, Opeth, entre outros) no Fascination Street Studios em Orebrö, Suécia. Tendo gravado nada menos do que a perfeição de seu próprio estilo, o Eluveitie agora se encontrava na afortunada situação de receber ofertas de quase todas os selos conhecidos do heavy metal, e acabaram assinando com a renomada gravadora alemã Nuclear Blast Records, onde uma “nova casa” foi encontrada em perfeitas condições… Depois de algumas conversas e da produção de um novo videoclipe, Inis Mona, (novamente produzido e dirigido por Merlin Sutter & Martin Schäppi), a data de lançamento do álbum foi marcada para fevereiro de 2008.
Slania acabou se tornando mais um grande avanço, ocupando nas paradas da Suíça a 35° posição, e na Alemanha a 72°. E assim a banda foi ficando ocupada “tomando conta do mundo” em 2008 – com aparições na maioria dos grandes festivais europeus de verão, bem como em duas turnês pelos EUA/Canadá e três pela Europa, em apenas um ano!
Sem nunca terem sido preguiçosos, os músicos continuaram trabalhando em um novo material em turnê, e estavam prontos pra entrar em estúdio mais uma vez em dezembro de 2008! O sucessor de Slania deveria se tornar algo especial, pois seria o primeiro álbum puramente acústico da banda – e parte I de um conceito acústico de duas partes. Evocation I – The Arcane Dominion foi lançado em abril de 2009, e acabou se tornando uma verdadeira joia da música folk e novamente um grande sucesso (ficando entre os 20+ nas paradas da Suíça). Mais turnês por toda a Europa e América do Norte se seguiram, assim como o seu primeiro show na Rússia.
Agora, depois de três álbuns e mais de 250 shows em mais de 30 países, o Eluveitie está pronto para conquistar o resto do mundo e divulgar sua mais recente obra-prima:
Após os primeiros dez anos do novo milênio se passarem, Chrigel e sua banda apresentam um álbum perfeito do Eluveitie, com tudo o que os seus fãs e ainda-não-fãs estão pedindo: histórias e melodias antigas e fascinantes, death metal pesado, e, ao mesmo tempo, melódico, e refrões marcantes, que certamente irão agradar todos os metaleiros de plantão. Everything Remains continua onde Slania parou, levando o som inovador e único da banda a um nível superior.
E esse álbum, é claro, exige o que há de melhor. Para isso a banda contratou um exército de lendas para dar os toques finais nessa obra-prima do folk metal: Tommy Vetterli (Kreator, Coroner, entre outros), nas funções de engenheiro de som e co-produtor do álbum, Colin Richardson (Slipknot, Machine Head, Behemoth, Trivium, entre outros), na mixagem e John Davis (U2, Led Zeppelin, Kaiser Chiefs, Arctic Monkeys, entre outros) na masterização.

FONTE:http://eluveitiebrasil.com/home/?page_id=14

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