sábado, 7 de julho de 2012

Takeuchi Naoko

Takeuchi Naoko nasceu em 15 de Março de 1967 em Kofucapital da província japonesa de Yamanashi-ken. É graduada em Química pela Kyoritsu Yakka Daigaku (Universidade de Farmácia de Kyoritsu – Tokyo), mas fez especialização em Ultrassonografia e Utilitários Médicos, tornando-se farmacêutica licenciada no Keio University Hospital (Tokyo).


Sua vida como desenhista de mangá começou em 1985, aos 18 anos, quando sua pequena história titulada Yume ja Nai no ne (Não era um sonho…?) ganhou o 2° Prêmio de Mangá Nakayoshi para Novatos. Apenas um ano depois, sua história Love Call ganhou o Prêmio Novo Mangaká Nakayoshi e foi publicada na edição de setembro da revista Nakayoshi Deluxe. Assim começou sua carreira como mangaká profissional, marcada inicialmente pela publicação de histórias curtas e regulares na Nakayoshi enquanto ainda trabalhava num hospital.

Seu primeiro projeto de maior repercussão foi The Cherry Project, história de patinação artística publicada em três volumes entre 1990 e 1991.

Em agosto de 1991, Naoko lançou o mangá que começaria a revolucionar sua trajetória: Codename wa Sailor V, na revista Run-Run. A popularidade do novo mangá chamou atenção da Toei Animation e da Kodansha, que logo se interessaram em realizar a produção da versão anime. Naoko então foi incentivada a inspirar-se mais e desta vez criou não só uma, mas cinco heroínas que lutavam pelo amor e a justiça: nascia, em 1992, Bishoujo Senshi Sailor Moon, publicado na Nakayoshi, Kodansha.

O mangá de Sailor Moon rapidamente transformou-se em sucesso, ganhando uma versão animada no mesmo ano. Após o final da primeira fase, em 1993, Naoko inovou novamente e, pegando carona no sucesso da série, iniciou os espetáculos musicais chamados SeraMyu. Sailor Moon foi, sem dúvida, seu trabalho de maior sucesso, sendo publicado de 1992 a 1997 e totalizando 18 volumes tankouhon. Com ele, ganhou o 17º Prêmio de Mangá da Kodansha.

Depois de BSSM, Naoko voltou a publicar histórias curtas e, em 1997, iniciou PQ Angels pela Kodansha. A série, porém, nunca foi terminada, pois a editora perdeu as páginas originais do 5° capítulo. Naoko cancelou o mangá e resolveu mudar para a editora Shueisha, onde publicou, em 1998, Princess Takeuchi Naoko’s Return-to-Society Punch (O Impactante Retorno à Sociedade da Princesa Takeuchi Naoko), uma espécie de auto-biografia em formato mangá, na qual fala de sua vida pessoal desde o final de Sailor Moon, com uma linguagem bem descontraída. Neste trabalho ela anuncia o lançamento do tão esperado Sailor Moon Materials Collection, com a história curta Parallel Sailor Moon.

Em 6 de janeiro de 1999, Naoko casou-se com o mangaká Togashi Yoshihiro, autor de YuYu Hakusho e Hunter x Hunter. Em janeiro de 2001 nasceu o primeiro filho do casal, o qual nunca divulgaram o nome, mas chamam publicamente de Petit Ouji (Pequeno Príncipe).

Depois disso, ainda em 2001, Naoko retorna à Nakayoshi com a one-shot da robozinha Toki*Meka. Em 2002 lançou também Love Witch, três histórias e um especial com bruxas, mas que foi interrompido sem explicações.

Em 2003, Naoko envolveu-se com a produção do live-action Pretty Guardian Sailor Moon e o relançamento dos mangás de Sailor V e Sailor Moon. Após finalizar esse projeto, ela relançou Toki*Meka com uma versão ampliada da história, publicada totalmente na Nakayoshi em 2005-2006. Este foi o primeiro trabalho completo de Naoko desde Sailor Moon. Entretanto, o segundo dos 2 volumes tankouhon prometidos não foi publicado até hoje.

Em 2009 Naoko teve seu segundo filho (ou filha, pois ninguém sabe ainda) e seus últimos flagras foram em participações discretas nos (raros) eventos de relançamento da série Sailor Moon no Japão.

Guia rápido – Carreira

Mangá
1985 – Yume ja nai no ne?
1986 – Secret na kata omoi
1986 – Love Call
1987 – Yume Miru Rainy Button
1987 – Prism Time – Gradation 1: Tamaki ~ Peppermint
1987 – Prism Time – Gradation 2: Saura ~ Sunset
1987 – Prism Time – Gradation 3: Mizuki ~ Moonglow
1987 – Itsumo Issho ne
1988 – Maigo no Swing
1988 – Chocolate Christmas
1988 – Wink Rain
1998 – Gomen ne Wednesday
1989 – Maria
1989 – Boku no Pierce Girl
1989 – July Marmalade Birthday
1990 – Miss Rain
1990 – The Cherry Project
1991 – Codename wa Sailor V
1992 – Bishoujo Senshi Sailor Moon
1997 – Rain Kiss
1997 – PQ Angels
1998 – Princess Naoko’s Punch Return to Society
1999 – Parallel Sailor Moon
2001 – Toki*Meka OneShot
2002 – Love Witch
2005 – Toki*Meka

Ilustrações
Mermaid Panic Volumes 1-3 (escrito por Marie Koizumi)
Atashi no Wagamama (escrito por Marie Koizumi)
Zettai, Kore o Ubbatte Miseru (escrito por Marie Koizumi)

Livro
2005 – Oboo-nu- to Chiboo-nu- (ilustrado por Yoshihiro Togashi)

 

A personalidade

Nas poucas aparições que Naoko fez para o público ou em entrevistas, pareceu ter uma personalidade tímida, mas muito simpática. Ela mesma se descreve como introspectiva, indecisa e viciada em trabalho. Gosta de dormir tarde, dançar, sair à noite para clubes e fazer compras. Diz também que sua personalidade está bastante presente em Usagi-chan, mas que cada uma das Sailors tem uma característica de jeito de ser. Ah, mas a que menos parece com ela é Michiru-sama (apesar de terem o mesmo signo)!

 

Site Oficial

Com ajuda da Bandai, Naoko conseguiu estabelecer e manter seu site oficial de Sailor Moon desde 2002. Por ele, a mangaká tem uma linha direta de contato com os fãs, compartilhando seus novos projetos e respondendo dúvidas dos moonies. O site é atualizado regularmente, mas durante muito tempo não tínhamos notícias de Naoko nem no próprio SMchannel. No dia 1º de janeiro de 2009 ela resolveu dar as caras e reinaugurar sua sessão pessoal, antes Naoko-Hime no Oheya (O Quarto da Princesa Naoko) e agora Moon.na.Photo.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário