sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cinebiografia de Jimi Hendrix


NOVA YORK — O que você faz se está preparando um filme sobre um famoso músico já falecido e não consegue os direitos para utilizar a sua obra? Usa as músicas de outras pessoas. Esse parece ter sido o caso em “All is by my side”, cinebiografia de Jimi Hendrix que está sendo rodada na Irlanda. O filme traz Andre 3000, do OutKast, como Hendrix entre os anos de 1966 e 1967, pouco antes do guitarrista se tornar famoso
Em maio, os herdeiros de Hendrix, que controlam os direitos das músicas, publicaram uma nota colocando em risco o projeto. O comunicado alertava: “nenhum filme, caso inclua músicas ou material protegido por direitos autorais de Jimi Hendrix, pode ser feito” sem a aprovação dos herdeiros. Como fazer um filme sobre Hendrix sem suas músicas?

Nesta terça-feira a Rolling Stone revelou que os cineastas contornaram o problema. Em vez de usar canções famosas de Hendrix — como “Purple haze” ou “Fire” — o filme mostrará o guitarrista interpretando versões de músicas dos Beatles (“Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”), Muddy Waters (“Mannish Boy”), Troggs (“Wild Thing”) e Elmore James (“Bleeding Heart”).
Andre 3000 cantará as músicas, gravadas por profissionais de estúdio experientes, como o guitarrista Waddy Wachtel, o baixista Leland Sklar e o baterista Kenny Aronoff. De acordo com a Rolling Stone, os herdeiros não sabiam que o filme terá músicas de outros artistas.
Para usar uma canção em um filme, os produtores normalmente buscam licenciar a obra na editora — para usar uma gravação original, precisam falar também com a gravadora — e problemas de licenciamento já atrapalharam muitas produções.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/cinebiografia-de-jimi-hendrix-nao-tera-musicas-de-jimi-hendrix-5387012#ixzz1zl03ERbz 


Nenhum comentário:

Postar um comentário