No ano seguinte, a banda começa a ganhar enorme notoriedade após divulgar as cinco músicas pela internet. Assim, através de sites de mp3, forma-se um grande número de fãs. Por conseqüência, Marco decide levar em frente seu projeto, nascendo verdadeiramente a banda Xandria. Ainda em 2000, além de Marco e Roland, integram-se à banda Lisa Schaphaus (vocais), Gerit (bateria) e Andreas Maske (guitarra).
Inicialmente era Marco que fazia os vocais e a voz de Lisa era usada apenas em algumas partes. Mas devido à brilhante performance, Marco preferiu utilizar os vocais de Lisa integralmente, escrevendo as músicas posteriores, já com esse intuito.
Em 2001, Xandria se torna a banda mais famosa no cenário underground e faz seus primeiros shows, para pequenos públicos. O guitarrista Andy Maske deixa a banda para se dedicar a seus estudos, já que a banda se preparava para um maior público e necessitava de muito tempo disponível. No seu lugar entra Philip Restemeier.
No ano seguinte, a banda começa a tocar em shows maiores e a trabalhar duro em suas demos. A gravadora Drakkar Records mostra interesse na banda que vinha evoluindo desde 2000. Então, em dezembro de 2002, eles fecham o contrato para gravar o disco de debute, que seria intitulado Kill the Sun. O disco é gravado entre o final de 2002 e começo de 2003, e chega às lojas em maio. A faixa título do álbum emplaca como grande sucesso e entra do Top 100 alemão. O disco é bem diversificado contando com várias misturas de estilos. As faixas Kill the Sun e Mermaids são agradáveis de serem ouvidas, pois o conjunto soa muito coeso, e os vocais são muito bem colocados. O peso é bem dosado com os elementos obscuros, criando um bom resultado. Ginger é uma faixa mais cadenciada, mais lenta, mas não menos interessante, com bom uso de teclados. Já em faixas como She’s Nirvana é possível perceber um maior peso e agressividade, ainda que contidos. Ainda é notória, uma levada quase "grunge" de Casablanca, além da pegada heavy de Wisdom. O cd também conta com momentos mais suaves, como Forever Yours e a bela balada atmosférica Calyx Virago.
Após o lançamento desse primeiro disco, o Xandria faz vários shows, incluindo uma grande turnê que durou três semanas, formando cada vez mais, um grande número de fãs pela Alemanha. Após um período agitado e de muito trabalho, a banda volta ao estúdio no final do mesmo ano e, no começo de 2004, terminam de gravar seu segundo álbum, Ravenheart. Nessa época, o baixista Roland Krueger, deixa a banda alegando motivos profissionais. Em seu lugar, entra Nils Middelhauve, baixista que Lisa e Marco já conheciam, através de outros trabalhos.
O disco é lançado em maio e acaba sendo um sucesso maior ainda, ficando por sete semanas no Top 40 da Alemanha. Nesse trabalho a banda agregou elementos eletrônicos de maneira bem suave, mas não perdeu sua personalidade e a característica de agregar a melancolia ao peso do heavy metal. As faixas, Ravenheart e The Lioness, por exemplo, soam bem mais suaves do que o material apresentado no cd anterior. As guitarras estão menos presentes, com maior destaque para os teclados e a voz de Lisa Schaphaus. O talento da banda, aliado à versátil voz de Lisa, acaba por gerar momentos muito interessantes, como a pesada Five of Universe, a épica Some Like It Cold e as viajantes My Scarlet Name (belíssimo trabalho de guitarras) e Too Close to Breathe. Petardos como Snow-White e Black Flame soam agressivos e cortantes, perfeitos para quem gosta da fusão Gothic Metal. Como bônus ainda temos o belo videoclipe da faixa título, com um cenário medieval e uma grande produção cinematográfica.
Passando na "prova do segundo álbum", a banda é inserida de vez no cenário do Gothic Metal europeu. A banda sai em sua turnê de divulgação do álbum e chega a tocar para 30.000 pessoas no Busan International Rock Festival na Ásia, como grande destaque.
Em outubro, a banda lança o single Eversleeping, com três novos sons, além do videoclipe Eversleeping, que fora gravado em um velho castelo, perto de Berlim.
No mês seguinte, o Xandria viaja com as bandas finlandesas Entwine e Lab, e tocam em alguns shows. Logo em seguida, em dezembro, começam a gravação do terceiro álbum, India. Assim a banda entra 2005 com muitas idéias para terminar o novo álbum, produzido, assim como os anteriores, por Jose Alvarez-Brill. A banda ainda convida para participar da gravação, a orquestra alemã Deutsches Filmorchester Babelsberg, a mesma que junto a John Williams ganhou o Oscar de melhor trilha sonora em 2003, com o filme A Lista de Schindler, de Steven Spielberg. No meio desse ano, Lisa e Nils se casam, após um ano de namoro. Assim Lisa passa a ser Lisa Middelhauve.
India, é lançado em agosto de 2005 e mantém a linha dos discos anteriores, agregando um forte ingrediente orquestral de muito peso. O álbum possui sons mais pesados e que se contrastam com os vocais operísticos de Lisa, como acontece em Black Silver e The End of Every Story. Em compensação, há faixas onde o sentimentalismo fala mais alto, como na melódica e acústica Dancer, ou na surpreendente Like A Rose on The Grave Of Love, que se encaixaria perfeitamente na trilha sonora de um filme medieval. Esse trabalho consolida a grande carreira da banda, consagrando-a no cenário mundial.
Duarante o ano de 2006, o Xandria dedicou-se à divulgação de seu álbum mais recente. Além da turnê India Tour a banda participou de diversos festivais em países como a Inglaterra, Suíça, México (juntamente com o Anathema) e a própria Alemanha.
No final deste mesmo ano, a banda deu início às gravações do novo trabalho. Nos primeiros meses de 2007 os integrantes se reuniram para organizar e selecionar as composições. Finalmente, em maio, foi lançado Salomé – The Seventh Veil. Este álbum, gravado no Principal Studios (Alemanha), traz doze faixas que priorizam as guitarras e linhas graves de baixo. É um trabalho mais diversificado que os anteriores. A faixa Sisters of the Light inclui elementos da música oriental. Em compensação, The Wind and the Ocean é uma balada melodiosa com riquíssimos arranjos de teclado que valorizam os vocais de Lisa. Em seguida, a banda retomou as apresentações ao vivo e participou de festivais como o Summer Breeze open Air.
Assim, o Xandria, com um misto de metal, orquestras e melodias sombrias, bem dosados, tem feito aparições em grandes festivais, turnês mundiais e conquistado prêmios na cena musical alemã, se tornando uma das grandes referências em seu estilo.
Lisa Middelhauve estava na banda desde outubro de 2000 e a deixou em abril de 2008 por motivos desconhecidos. Com uma técnica vocal impressionante, e sua voz contralto, mais precisamente mezzo-contralto se tornou uma das principais vocalistas de Metal da atualidade.
Band Bio
Following the stir that the band had already created on the underground scene with several demo songs which had been released on the Internet, Xandria laid the cornerstone of a long career in 2003 with their debut "Kill The Sun". The release was greeted by enthusiastic reactions and made directly for the German Media Control Charts, followed by a tour all over Germany. When they headed for the album charts one year later on the black wings of "Ravenheart", carried by Celtic winds, a mythical element had become an ingredient of their music. They stayed in the charts for a full two months, making no. 36, and enchanted their growing fan base with the fantasy clip which accompanied the title track "Ravenheart" and has come to be considered a classic of the genre. The press were unanimous in their praise, and tours and festival performances followed. Summer 2004 saw the band play the main stage of the Summer Breeze festival and the Busan International Rock Festival in Korea - the biggest in Southeast Asia -, where they wowed 30,000 people. "Ravenheart" went on to beat the pants off the debut's success, the band joining the ranks of the luminaries of the scene. Their bombastic third album release, "India", recorded together with the Babelsberg Film Orchestra and a number of guest musicians, followed in 2005 and proved that the band had continued to mature. "India" took them to no. 30 of the charts and for the first time also to other countries, such as Russia, the UK, and Mexico.
Their retrospective "Now & Forever - The Best Of Xandria", released on June 6th 2008, is a cross section of Xandria's many facets, featuring songs from all four albums, including their most recent release, "Salomé - The Seventh Veil", which was another chart success. This best-of package also includes a live DVD featuring footage from their Summer Breeze 2007 show, complemented by a number of cuts from the band's history.
And true to the spirit of its album title, "Now & Forever", Xandria's adventurous journey through their musical world will continue, and they will be happy to take you along if you let them …
Membros
Manuela Kraller - Vocal (Atual)
Kerstin Bischof – Ex-Vocal (2009)
Lisa Middelhauve - Ex-Vocal (2000 ~ 2008)
Marco Heubaum – guitarra
Philip Restemeier – guitarra
Nils Middelhauve – baixo
Gerit Lamm – bateria
Discografia
Álbuns
Kill the Sun (2003)
Ravenheart (2004)
India (2005)
Salomé - The Seventh Veil (2007)
Now And Forever - The Best of Xandria (2008)
EPs/Singles
"Eversleeping" (2004)
Demos
Xandria (1997)
Kill The Sun (2000)
Nenhum comentário:
Postar um comentário