Integrantes: Jack White (John Anthony Gillis), na guitarra e vocais, e Meg White (Megan Martha White), na bateria.
Formado em: 1997 em Detroit Michigan
Gênero/Estilos: Rock, Garage Rock, Country Rock e Blues-rock.
Influências: The Sonics, Robert Johnson, Captain Beefheart, Loretta Lynn, The Monks, The Rats, Bob Dylan, The Gories, The Stooges, The Gun Club, The Troggs, The Flatduo Jets, Cole Porter, The Yardbirds, Gene Vincent and His Blue Caps, Blind Willie Johnson, Tampa Red, Irvingberlin, The Velvet Underground, Hank Williams.
Álbuns: The White Stripes (1999), De Stijl (2000), White Blood Cells (2001), Elephant (2003), Get Behind Me Satan (2005), Icky Thump (2007) e Under Great White Northern Lights (2010).
DVDs: Under Blackpool Lights (2004) e Under Great White Northern Lights (2010).
O Começo
The White Stripes é uma dupla minimalista de Detroit/Michigan formada por Jack e Meg White em 1997. Jack começou a carreira tocando guitarra em algumas bandas de Rock-Garagem de Detroit e Meg nunca havia participado de nenhuma banda. Os dois se conheceram em 1996 e em 1997, Meg foi assistir um ensaio na casa do Jack, que a convidou para tocar bateria enquanto ele tocava guitarra e ela começou a tocar de um modo muito infantil (ela tinha tocado bateria antes),imediatamente a idéia da banda já estava na cabeça do Jack. "Meg ama peppermints e nós iamos nos chamar "The Peppermints", mas já que nosso sobrenome é White, decidimos nos chamar "The White Stripes" disse Jack.
Logo depois eles se apresentaram em um bar de Detroit para umas 10 pessoas. A banda tinha a intenção de ser o mais minimalista possível (apenas com uma bateria primária e guitarra). A dupla que veste apenas branco, vermelho e preto e que escondeu o seu verdadeiro parentesco gravou seu primeiro single "Let's Shake Hands" em 1999. Logo após gravaram o single "The Big Three Killed my Baby". Em 1999 The White Stripes lançou seu primeiro primeiro álbum intitulado The White Stripes. O álbum foi muito elogiado pelos críticos e eles conseguiram um bom número de fãs. Em 2000 a banda lançou o seu segundo álbum "De Stijl" que apostou mais no blues e em músicas mais calmas. Levando mais uma vez o The White Stripes para os braços da crítica, a carreira da dupla cresceu e eles já haviam conquistado o seu espaço.
Mas o sucesso merecido aconteceu com o lançamento do álbum "White Blood Cells", lançado em 2001, trazendo os hits "Fell in Love with a Girl", “Hotel Yorba” e "Dead Leaves and the Dirty Ground", grandes clássicos da banda e que ganharam vídeo clipes. O álbum chegou ao topo da parada americana "Billboard" e os dois receberam o prestígio que tanto mereciam. Mas 2003 foi o ano do verdadeiro sucesso, o álbum "Elephant" os trouxe ao auge. Com a faixa "Seven Nation Army", The White Stripes encantou um número enorme de pessoas, as levando a conhecer um pouco mais dessa banda tão diferente. O riff de Seven Nation Army é um dos mais conhecido do mundo e o álbum Elephant foi bombardeado por elogios e chegou ao primeiro lugar das paradas da Billboard e lá permaneceu por um bom tempo. Em 2003 a dupla tocou pela primeira vez no Brasil no Tim Festival, durante a turnê de divulgação do álbum. Em 7 de Dezembro de 2004, a banda lançou seu primeiro DVD oficial, Under Blackpool Lights, com um show gravado em 27 e 28 de Janeiro de 2004, com a direção de Dick Carruthers.
Em 2005 depois de uma férias merecidas de um ano eles lançaram o álbum Get Behind Me Satan, totalmente diferente dos lançados anteriormente, com mais pianos do que guitarras, letras mais fortes e instrumentos diferentes de percussão, o 'Get Behind Me Satan' veio como "o amadurecimento", mas não tirou o som único e marcante da dupla. Além dessa volta cheia de mistério e mudança, Jack volta tocando um instrumento muito diferente: o xilofone na musica “The Nurse”. 'Get Behind Me Satan' tem esse nome por uma única razão: "É minha frase preferida Jesus diz a Pedro" diz Jack. Na passagem, Pedro estaria tentando convencer Jesus a não ir a Jerusalém. Então Jesus disse: "Para trás de mim, Satanás (Get Behind Me Satan). Você não pensa nas coisas de Deus, mas dos homens". Ainda em 2005 a banda tocou três shows no Brasil durante a turnê do álbum Get Behind Me Satan, passando por Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.
Em 2007 Jack e Meg lançaram seu sexto álbum de estúdio, Icky Thump pela Warner Bros Records. Este foi o primeiro álbum deles lançado pela gravadora. Eles assinaram o contrato apenas para esse álbum. Icky Thump entrou em primeiro lugar nas paradas do Reino Unido e ganhou disco de ouro nos Estados Unidos. No dia 10 de Fevereiro de 2008, eles ganharam um Grammy por "Melhor Disco de Música Alternativa". O álbum foi gravado no Blackbird Studio em Nashville e demorou quase três semanas pra ser gravado. No dia 25 de abril de 2007 a banda anunciou que ia fazer uma turnê pelo Canadá tocando em todas as dez províncias e em Yukon, Nunavut e Northwest Territories.
Durante toda a turnê pelo Canadá, Jack e Meg fizeram diversos shows surpresas durante o dia nos lugares mais improváveis como em um ônibus, em um boliche, em um barco, em praças e vários outros lugares, sem falar no "show de uma nota só". Os shows só eram divulgados para as pessoas poucas horas antes de acontecerem. Foi durante essa turnê pelo Canadá que Jack e Meg comemoraram o décimo aniversário da banda com um show em Glace Bay, Nova Scotia em 14 de Julho. No dia 11 de Setembro de 2007, o White Stripes anunciou o cancelamento de 18 shows da turnê pela Meg estar sofrendo de ansiedade aguda. Logo após, a banda acabou por cancelar a turnê inteira pelo Reino Unido.
Nessa turnê pelo Canadá comemorativa de 10 anos foi toda documentada e dois anos depois iria vir a ser lançada. O documentário Under Great White Northern Lights foi lançado no Toronto International Film Festival em 18 de Setembro de 2009. O filme, dirigido por Emmett Malloy, documenta a turnê da banda pelo Canadá em 2007 e contém imagens de shows ao vivo e de bastidores. No site oficial foi anunciada uma box contendo o documentário Under Great White Northern Lights, um DVD com o show do décimo aniversário da banda, Under Great White Northern Lights, um cd ao vivo com 16 faixas, também lançadas em vinil, um single com as faixas "Icky Thump" e "The Wheels On The Bus" e um livro de 208 páginas de capa dura de fotografias da turnê.
Desde 2007 por causa dos problemas de saúde da Meg, a banda tocou ao vivo uma única vez desde então, isso aconteceu no último episódio de Late Night with Conan O'Brien em 20 de Fevereiro de 2009, quando eles tocaram uma versão de "We're Going to Be Friends" com Jack e Meg na guitarra e vocais.
FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário