domingo, 20 de maio de 2012
Franz Ferdinand
Formada no ano de 2003 por quatro escoceses, Alexander Kapranos (vocal e guitarra), Nicolas McCarthy (guitarra e backing vocals), Paul Jhomson (bateria) e Robert Hardy (baixo), a banda Franz Ferdinad faz um rock cru, simples, dançante e capaz de cativar qualquer roqueiro da atualidade.
Com nove anos na estrada, o grupo já conseguiu grandes feitos no mundo da música mundial. Lançaram três discos, Franz Ferdinand (2004), You Could
Have It So Much Better (2005) e Tonight: Franz Ferdinand (2009), além de três DVDs, sendo um deles, com edição especial para os fãs brasileiros. Os escocses também tiveram a honra de ser a banda de abertura da turnê Verigo, do U2.
Logo no primeiro CD, o quarteto emplacou em todas as paradas mundiais, inclusive a da Jovem Pan, o hit "Take Me Out", responsável pela grande ascensão da banda. Ela foi umas das músicas mais tocas nas rádios e um dos videoclipes mais passados na MTV.
O segundo álbum mostra um bom amadurecimento em relação ao de estreia. Em Franz Ferdinand, eles criaram melodias que saltavam ali, na hora, já no segundo disco, as músicas são mais suaves, com toques de punk, pop guitar e new wave. Algumas músicas lembram a sonoridade do Beatles, Beach Boys e Lou Reed.
As principais músicas de You Could Have It So Much Better foram "Do You Want To", "Walk Away" e "The Fallen". Esse disco tem potencial para ser um dos melhores do rock europeu nos últimos anos.
Mudando um pouco de ares, os integrantes resolveram colocar uma pitada mais dançante em Tonight: Franz Ferdinand. O líder Alexander Kapranos quis experimentar efeitos eletrônicos, muitas vezes lembrando os anos 1980.
O terceiro disco do grupo foi lançado também pela Domino, em Janeiro de 2009 e leva o nome de “Tonight: Franz Ferdinand”.
Com o terceiro disco às vendas, a banda se auto-titula uma versão evoluída do que já eram. A mudança sutil e confortante de estilo faz jús à evolução.
Integrantes:
Alex Kapranos – Vocais e Guitarra.
Nick McCarthy – Guitarra e Vocal de Apoio.
Robert Hardy – Baixo.
Paul Thomson – Bateria.
Apoio:
Andy Knowles – Teclado, Guitarra, Violão e Bateria.
Marcadores:
Biografias
Posts Relacionados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário