domingo, 13 de fevereiro de 2011

Led Zeppelin-SEXO ,DROGAS E ROCK'N ROLL

Universidade de Surrey,Londres, de Outubro de 1.968. Quatro Cabeludos deconhecidos - o mais famoso deles e Jimmy Page,que tocou na ultima fase dos Yardbirds, ao lado de Eric Clapton - promovem um cataclisma musical então inedito.
Por miseras 150 libras de cache (pouco mais de 250 reais), o vocalista uiva como um lobo alucinado, dança em espasmos e sacode a cabeleira loura; o tal Page ataca a guitarra com o arco de violino e manda solos nunca dantes ouvidos; o baixista mostra precisão e elegância, ainda pilotando um orgão nos (poucos) momentos calmos da apresentação, e o baterista ataca couros e peles com a furia de um selvagem - abandona as baquetas e destroi seu kit apenas com os pes e as maõs.

Foi assim que uma plateia um pouco indiferente, que o mundo ouviu falar pela primeira vez do Led Zeppelin. Quase trinta anos após seu surgimento, o grupo ainda produz o mesmo encanto que assustou os universitários em Surrey.O mundo consome discos-tributo e reuniões não oficiais entre seus integrantes.
E este zeppelin de nostalgia devera ganhar combustivel extra,com o relançamento em CD - e com preços promocionais - toda a sua coleção alem de um single de ''Whole Lotta Love'' (só lá fora). No dia 11 de Novembro de 1997 as lojas do mundo inteiro receberam BBC Sessions, CD duplo inedito com material que a banda gravou nos estudios da famosa estação de rádio Inglesa. O album traz tudo aquilo que The Song Remains The Same, ao vivo ''oficial'' tinha ficado devendo. Entre performances capturadas em 1969 e 1971, o grupo toca classicos como (Stairway to Heaven, Whole Lotta Love,)da um banho de blues (I Can't Quit You Baby, You Shook Me, Since I've Been Loving You)e premia a galera com duas versões ineditas em discos (''oficial'') uma delas e Something Else, classico do rockstar dos anos 50 Eddie Cochran. A outra e The Girl I Love She Got Long Black Wavy Hair.
Orgias com menores, toneladas de drogas e porradaria acompanhavam as turnês do Led Zeppelin.
Para o ano que vem está programado o lançamento de uma fita de video contendo momentos raros do Led Zeppelin ao Vivo.Page está cuidando pessoalmente enquanto grava um novo disco com Robert Plant. A fonte principal seria Stairway to Heaven, livro de Richard Cole. A orgia zeppeliana e completada com In Name of My Father, em que a Jason Bongam Band Coveriza os principais sucessos do Led Zeppelin. Jason Bonham:- São musicas que eu toco desde a infancia, comenta Jason, filho de John Bonham, baterista como o pai, visto arrebentando seu kit no filme "Rock é Rock Mesmo"(The Song Remains The Same)(1976).
Jason chora quando Jimmy lembra do pai; tocou com Jimmy Page no CD Outrider(1988) e assumiu as baquetas de grande John em diversos concertos-surpresa. "O Led Zeppelin tocou até no Meu Casamento",diz Jason. In The Name of My Father passa longe do oportunismo. E um tributo sem fins lucrativos. Parte da renda vai para a fundação John Bonham, que tira as crianças da rua e as ensinam uma profissão. O Led Zeppelin foi grande em tudo.Valeu se da experiência de Jimmy Page e do baixista John Paul Jones no estudio para criar um som unico e original.Eles destronaram os Beatles , fizeram a America como ninguem havia ousado antes.Inauguraram a era do Mega - tinham um megaempresario, viajavam num megaaaviao, faziam megaconcertos,protagonizaram megaescandalos e traçavam megagroupies.Foi a banda mais grandiosa dos anos 70.
A maior parte dos meritos cabe a Jimmy Page,um mirrado ex-estudante de artes que decidiu fazer carreira como músico de estúdio.Mal começando já estava trabalhando com The Kinks - é dele o solo de ''You really got you me'', sabia? - ,Joe Cocker e Tom Jones. Certo dia Jimmy foi conferir uma apresentação dos Yardbirds,banda de seu amigo,tambem guitarrista Jeff Beck.O cantor Keith Relf estava tão bebado que caiu no palco. Nos bastidores Jeff deu um murro no vocalista e convidou Page para subir ao Palco.Os Yardbirs ganhava um novo integrante. O convite de Jeff Beck vira emprego definitivo para Page. Ele passa a guitarra base e assume os solos da banda depois da partida de Beck, em 1967. A herança de Page é uma banda em frangalhos,conformada com a falta de popularidade e recheada de brigas. Mesmo assim o guitarrista ainda comanda a ultima obra prima dos Yardbirds:Little Games (1967). No album ele burilou o que seria mais tarde o som do Led Zeppelin. A impolgação de Page não é suficiente para levantar o astral dos Yardbirds. A banda se desintegra apos uma excursão aos EUA, em 1968. Restam a Page alguns shows agendados e dividas para pagar.E chama novos agregados para o New Yardbirds. O Primeiro a chegar e John Paul Jones, baixista,tecladista e arranjador que volta e meia se trombava com Page nos estudios Londrinos. Jones - que entre outras tarefas fez o arranjo de cordas para "She's a Raimbow", dos Rolling Stones - mostra para Page uma materia do jornal Disc Magazine, Robert Plant, cantor de uma banda chamada Hobbstweedle. A dica bateu com a de Terry Reid, cantor inicialmente cogitado para a vaga, que tinha acabado de assinar um bom contrato, e passou a bola para o lourinho iniciante. Page e Jones partem para as bibocas de Birmingham, assistem ao Hobbstweedle e ficam impressionados com a atuação do vocalista. Ele tinha um alcance de voacal impressionate, recordaria Page anos mais tarde. Mas fiquei em duvida de contrata-lo porque ele não era muito conhecido.
Robert ganhou a parada depois de interpretar "Babe I'm Gonna Leave You'', musica do repertorio de Joan Baez.Para a bateria o cantor indica o amigo John Bonham. Os New Yardbirds sobem ao palco pela primeira vez nos clubes da Escandinavia. Assim que os New Yardbirds voltam da miniturne, Page grava um disco com o grupo,que iria ganhar um novo nome.O guitarrista lembra se de uma citação de Keith Moon sobre um ''zeppelin de chumbo'' e batiza o projeto de Led Zeppelin. As gravações do disco duram 3 semanas. O Led Zeppelin faz alguns shows pelo Reino Unido, mas sem a devida repercursão. O disco tambem é recebido friamente pela imprensa fato que se repetiria ao longo dos anos. O empresario Peter Grant - tambem chamado de quinto zeppelin, tem a melhor ideia de sua vida - levar a banda para uma turne pelos EUA.
O grupo faria sua estreia um dia apos o natal de 1968, tocando ao lado de Vanilla Fudge e MC5. Com três semanas de estudio e meia duzia de shows, O Led virou monstro. Tocava por quatro horas seguidas e a banda que entrasse depois acabava vaiada. Em autenticas celebrações que se prolongavam durante horas, o quarteto conquista popularidade no territorio americano. Os outros musicos tem medo de tocar depois do Led Zeppelin.O Iron Butterfly (autor do sucesso In-a-Gadda-da-Vida) nao da bola para a onda e é expulso varias vezes do Filmore East - templo Hippie dos anos 60. Led Zeppelin sai pelo selo Atlantic e fica entre os 10 albuns mais vendidos no EUA. Na Inglaterra atingem o 6º Lugar. Em Outubro de 1969 é lançado Led Zeppelin II, que estreia na primeira posição da parada americana. O grupo resolve dar novas Chances aos ingleses e promove uma excursão pelo Reino Unido.
Obedecendo a uma estrategia de Grant, eles recusam aparecer em programas de TV."Voce gosta do Led Zeppelin? Então compre os discos, page o ingresso e venha assistir a banda",desafia.Seus protegidos tocam em horarios predeterminados,ficam com a porcentagem mais gorda da bilheteria.Quando desobedecem as ordens de Grant leva um corretivo de Richard Cole.O ex-tour manager e quem conta:''Se alguma banda de abertura passasse do horario,a gente subia no palco e desligava a aparelhagem dos caras". Nas turnes americanas,os musicos desfrutam todas as esquisitices que um rock star pode desejar.Em Seatle,introduzem pedaços de cação na vagina de uma groupie(''Exagero,foi só um Read Snapper'',miniminiza Cole,cafajeste).Page mantem duas geladeiras cheinhas de cerveja:uma para beber e a outra para derramar nas meninas que fazem plantão na porta do quarto.
O guitarrista tinha um tiete favorita:Lori Maddox,modelo de 14 anos,que disputava a preferência dele a tapa com outras meninas.Eles chegam exigir de Richard Cole três groupies nos bastidores para fazer sexo oral na banda enquanto John Bonham solava em "Moby Dick" (deve ser por isso que o baterista demorava tanto...). Depois de uma estafante turne do segundo disco - que incluiu quebra de recorde de publico no Madison Square Garden, em NY, e a eleição de melhor banda da Inglaterra pela Melody Maker, - o grupo pede descanço. Page recolhe-se em Brown-y-Aur, propriedade que mantem no interior do Pais de Gales. É seguido por Plant. Num esquema semiprimitivo, eles compoem o Led Zeppelin III. "Jimmy Page queima hoteis e passa noites brincando com Magia Negra. Acidentes estranhos começam a acontecer." Page nunca tinha escondido seu interesse pelo ocultismo.Mas exagera. Numa ocasião, o quarto do guitarrista pega fogo durante um ritual de acasalamento com uma groupie."O rapaz estava apenas celebrando o amor eterno pela sua companheira, não devemos mexer na religião dele.",desconversa Plant.
O Músico compra a mansão que pertenceu ao bruxo inglês Aleister Crowley, abre uma loja de produtos esotericos e trabalha na composição da trilha de um filme chamado Lucifer Rising - arquivada por ser "soturna demais". Detalhe:- O interesse do guitarrista por magia negra é seguido pelo vicio em heroína. Todos experimentavam,mas é o guitarrista que fica mais obcecado pelo bagulho. Passa noites num quarto à luz de velas, apenas se aplicando e tocando violão. Os negocios vão bem,obrigado.O grupo ganha um boeing novinho para se locomover pelo mundo afora, com toda a sua parafernalha. Eles lançam um selo, Swan Song, que contrata bandas como Bad Company e Pretty Things. Physical Graffiti(1975)vira platina em poucas horas. Espiritualmente, a situação anda braba. Jimmy fratura o dedinho num acidente estranho na porta de um vagão de trêm.Plant e quem paga o maior pato: em ferias nas ilhas gregas, ele espatifa seu carro contra uma arvore.Maureen, sua esposa, ganha um talho no rosto. Robert fratura diversas costelas e passa quase um ano na cadeira de rodas. Grava Presence (1976) todo engessado. A ausência dos palcos e compensada por The Song Remains The Same (1976) filme que mistura o concerto do grupo no Madison Square Garden com cenas do dia-a-dia e viagens pessoais de cada integrante da banda. Robert se recupera no ano seguinte e o grupo sai em turne. A alegria dura pouco. Seu filho Karac morre por causa de um virus misterioso. Outra pausa e o Zeppelin se reune novamente em 1979.
O grupo lança In Through the Out Door. Plant homenageia o filho em "All My Love". O Zeppelin inicia os ensaios para mais uma excursão. Durante os ensaios, John Bonham bebe alem da conta(entorna quarenta doses de vodca com suco de laranja e três enroladinhos de presunto)e não estava em condições de tocar. No dia seguinte, o grupo chama Bonham para o ensaio e ele não responde. Sufocado pelo vomito, Bonham estava morto. A perda de John Bonham quebra a magica da banda. Page desmaia no tribunal durante as investigações do acidente que vitimou o amigo - e anuncia o fim do Led Zeppelin. Os sobrevivientes da maior banda de Rock pesado de todos os tempo tiveram carreiras irregulares. John Paul Jones se dividiu entre trilhas sonoras de filmes e produção de albuns do The Misson e da cantora grega Diamanda Galás. Robert Plant discos bons (Pictures at Eleven, de 1982), outros nem tanto (Maniac Nirvana, de 1990).Jimmy Page compôs música para filmes de Charles Bronson (Desejo de Matar 2, de 1982), montou o grupo meia boca, The Firm e fez um CD solo abaixo do esperado (Outrider, em 1988).

A falada reunião do Led Zeppelin só se concretizou em 1994, quando Page e Plant lançaram No Quarter,acustico contendo boa parte do material sagrado do grupo(No Quarter, Thank You, Kashmir).Foi a turne desse Cd que a dupla mostrou no Brasil em 1996. A carreira do Led Zeppelin celebrou como nunca os excessos dos anos 70. Uma decada muito mal afamada, estigmatizada como "a era em que se pagou a conta pelo sonho dos anos 60", mas que, bem ou mal, marcou. Não é por acaso que o trovão setentista do Led Zeppelin é fonte de inspiração para tantas bandas em atividade hoje, de Aerosmith e Guns N' Roses a Rage Against The Machine.
Este é um pequeno resumo da história da banda que foi o maior fenômeno do Rock 'n Roll mundial até os dias de hoje. A essencia desse texto foi escrita por William Washington Moura. Da mesma maneira que a biografia, esta pagina também foi construído ao som de TODOS os CD's do Led Zeppelin e diversas raridades, sem parar Neste exato momento estou ouvindo a frase:" And She's buying a Stairway to Heaven. Assim como um número quase infinito de pessoas, eu sou um fã fanático desta banda, prova disso são todas as horas (dias) que eu gastei dos meus feriados e fins de semanas para fazer esta pagina sobre o Led.
1969
Led Zeppelin
1969
Led Zeppelin II
1970
Led Zeppelin III
1971
Led Zeppelin IV
1973
Houses of the Holy
1975
Physical Graffiti
1976
Presence
1976
The Song Remains the Same
1979
In Through the Out Door



Fontes: http://www.ledzepblues.hpg.ig.com.br/bio.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário