RESUMO
A história do IRON MAIDEN começa na década de 1970, quando diversas bandas de punk dominavam o cenário musical da Inglaterra e EUROPA. Tentando um lugar no cenário musical um rapaz chamado STEVE HARRIS começou a compor músicas no estilo Heavy Metal. Sua primeira composição foi à música "Burning Ambiton". Harris tentou várias bandas, porém nenhuma delas trouxe o que Steve Harris esperava. Depois de tentar várias bandas (Influence, Gipsy Kiss e Smiler) Harris resolveu criar sua própria banda de Heavy Metal.
O nome da Banda, IRON MAIDEN, traduzindo quer dizer "Donzela de Ferro". Donzela de Ferro era um instrumento de tortura usado na Era Medieval. Este instrumento tem o formato de uma pessoa, com alguns espetos por dentro. Quando a pessoa era colocada dentro do instrumento, o carrasco girava uma manivela do lado de fora, fazendo com que os espetos furassem o corpo da vítima.
O nome da Banda, IRON MAIDEN, traduzindo quer dizer "Donzela de Ferro". Donzela de Ferro era um instrumento de tortura usado na Era Medieval. Este instrumento tem o formato de uma pessoa, com alguns espetos por dentro. Quando a pessoa era colocada dentro do instrumento, o carrasco girava uma manivela do lado de fora, fazendo com que os espetos furassem o corpo da vítima.
Em 1978 a banda que era composta por Steve Harris, Dave Murray, Paul Di'Anno e Doug Sampson, gravou seu primeiro "álbum" (uma demo na verdade), o "The Sound-houses Tapes" que era composto por quatro músicas; "Prowler", "Invasion", "Strange World" e "Iron Maiden". Em 1979 o Iron Maiden assinou um contrato com a gravadora EMI e colocou Rod Smallwood como empresário.
Ainda em 1979 a banda estava com uma formação diferente, pois em Dezembro de 1979 havia entrado na banda Clive Burr e Dennis Stratton. Gravaram o primeiro álbum (agora sim o primeiro álbum) chamado "Iron Maiden". Este álbum foi para o quarto lugar nas paradas. Em 1981 lançaram o segundo álbum, "Killers" que veio com guitarristas potentes. Estreou no 12º lugar nas paradas. Iniciaram a primeira grande turnê "Killer World Tour" composta por 113 shows por todo mundo. No dia 26 de Setembro de 1981 lançaram o álbum "Made in Japan", disco ao vivo gravado na Japão com centenas de fãs enlouquecidos!
BRUCE!
O próximo disco do Maiden foi marcado pela nova formação. Bruce Dickinson entrou no lugar de Paul Di'Anno. O disco "The Number Of The Beast" foi lançado no dia 10 de Abril de 1982 e entrou logo de cara no primeiro lugar das paradas. Este álbum para muitos é considerado o melhor do Maiden, pois junta clássicos que até hoje fazem parte do repertório do Maiden. Músicas como "The Number Of The Beast", "Run To The Hills" e "Hallowed Be Thy Name" são considerados os clássicos do Heavy Metal Mundial.
Com uma formação mais "forte" o Maiden lançou seu quarto disco, "Piece Of Mind", que iniciou em terceiro lugar nas paradas. Iniciaram a "World Piece Tour" que teve 140 shows lotaram pela primeira vez o ginásio Madson Square Garden em New York. Tocaram para 18.000 pessoas. O álbum seguinte, "Powerslave" (começou no segundo lugar das paradas) teve uma das maiores turnês de todos os tempos a "World Slavery Tour". Durante essa turnê o Maiden gravou o álbum ao vivo nos Estados Unidos, O "Live After Death", que estreou em segundo lugar. Era a primeira vez que o Maiden tocou na América do Sul e fez o maior show (em quantidade de público) de sua história. Tocou no "Rock in Rio" no dia 11 de Janeiro para aproximadamente 200.000 pessoas!
A NOVA FASE
Em 1988 foi lançado o disco "Seventh Son Of a Seventh Son", último disco do guitarrista Adriam Smith na banda... Mais uma vez o álbum do Maiden começou em primeiro lugar nas paradas. No dia 20 de Agosto de 1988 o maiden Tocou no "Monsters Of Rock". Foi um show para entrar para a história do Heavy Metal. Com a saída de Adrian o Maiden Chamou Janick Gers para tocar na banda. Janick, já havia tocado com o Bruce no álbum solo do vocalista.
No dia 1º de Outubro foi lançado o disco "No Prayer for The Dying" (estreou em segundo lugar). Este disco é considerado por muitos o pior da banda.
Em 1992 estreou em primeiro lugar nas paradas (mais uma vez) o disco “Fear Of The Dark". Teve uma enorme turnê. Mais uma vez o Maiden fechou a noite do Monsters Of Rock na Inglaterra. Lançaram até um disco duplo do Show (Live at Donington) e o DVD do show. Lançaram dois discos ao vivo; "A Real Live One" que tem os grandes sucessos do Maiden do Seventh Son em diante. E depois foi lançado o "A Real Dead One" que tinha todos os sucessos do Iron do disco Iron Maiden até o "Somewhere In Time". Talvez a notícia mais triste deste álbum fosse à de que Bruce Dickinson iria sair do Maiden logo após a turnê do Fear Of The Dark. Turnê em que o Maiden passou pelo Brasil.
HÁ ALGUM TEMPO
No dia 23 de Março de 1998, foi lançado mundialmente o disco Virtual XI. O nome é uma analogia ao futebol, pois é ano de copa, e como todos sabem o pessoal do Maiden é fanático por esse esporte. Outro fator que fez o disco se chamar Virtual XI foi o fato de ser o 11º álbum a ser gravado em estúdio pelo Iron. A "Virtual World Tour" rodou o mundo inteiro, com diversos shows que deveriam ser realizados nos EUA foram cancelados.
Depois dessa série de problemas, revistas do mundo inteiro (inclusive a brasileira, Rock Brigade) falaram a respeito da má relação entre os integrantes da banda com o vocalista Blaze Bayley. Segundo fontes seguras, depois do Show argentino, Janick gritava que não queria mais tocar com Blaze... E diversos boatos surgiram, dizendo que Blaze estava fora e Doug White (Rainbow) iria cantar no Maiden, ou Bruce Dickinson iria retornar.
Finalmente, no dia 09 de Fevereiro de 1999, no site oficial do Iron Maiden apareceu uma mensagem que dizia que no dia 10 de fevereiro iria haver um pronunciamento da banda... No dia 10 às 18 Horas na Inglaterra (16 horas no horário de Brasília) foi anunciado que Bruce Dickinson e Adrian Smith haviam retornado ao Maiden e que a partir desse momento, a banda passaria a ter três guitarristas (Murray, Smith e Gers).
A banda lançou CD Dance of Death, em 2003.
No dia 16 de Janeiro de 2004 o Iron Maiden tocou no Rio de Janeiro e no dia 17 a banda se apresentou no Pacaembu para um público de mais 50 mil pessoas. Após essa passagem pelo Brasil, a banda também passou pelo Japão e terminou sua turnê na Europa onde tudo começou.
O Maiden também fez uma turnê de divulgação do DVD The Early Days com um setlist incrível.
Abanda lançou em 2006 o CD de estúdio A Matter of Life and Death a maioria aceitou muito bem e dizem que é o melhor desde o 7th Son of a 7th Son, mas como a velha guarda do Maiden espera o impossível muitos odiaram o CD.
SOMEWHERE BACK IN TIME TOUR
A banda lançou o DVD Live After Death com a continuação de entrevistas sobre sua história e resolveu relembrar seus anos durados com uma turnê histórica! Personalizou um avião que foi batizado de Ed Force One e tocando músicas de 1980 do álbum ‘Iron Miaden’ ate 1992 (Fear of the dark). A banda não podia deixar de passar pela América do Sul dessa vez e fez três shows lotados no Brasil em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre!
Bruce Dickinson prometeu voltar dentro de um ano para o Brasil e fazer shows em várias cidades do país e com certeza será os melhores shows da banda em solo brasileiro, por todo esse fanatismo que só é encontrado aqui e pelo enorme carinho e respeito que a banda tem conosco.
E conforme o prometido em 2008, 2009 foi ainda melhor para o Maiden e para os fãs brasileiros que tiveram a honra de ver a maior turnê da história do Rock de volta ao Brasil dessa vez em 6 cidades, Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife.
A banda quebrou todos os recordes de público e foi no show em São Paulo no autódromo de Interlagos o maior público da banda em sua carreira, 100 mil pessoas! A banda já tocou para públicos maiores, mas somente em festivais que reuniram várias bandas, nunca uma audiência dessas foi vista para ver somente o Iron Maiden.
O ano de 2009 realmente entrou para a história do Maiden, com o final da Somewhere Back In Time Tour Eles Lançaram o Filme Flight 666 nos cinemas em todo o mundo, simultaneamente, Flight 666 é um documentário gravado no começo da Somewhere Back In Time Tour, onde mostra a banda nos bastidores pelos 5 continentes em seu avião exclusivo Ed Force One, juntamente com o filme veio o DVD e CD Flight 666 para os fãs guardarem o registro da história do Rock Mundial!!!
RECENTEMENTE
Em 2010 O Maiden disse que lançará mais um álbum de estúdio, o 15º de sua carreira, pois o eles mostraram que ainda tem muito para oferecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário