sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Skank

O Skank é uma banda mineira fundada em 1991. O primeiro álbum, com o mesmo nome da banda, foi lançado de forma independente dois anos depois. O som despertou o interesse da Sony Music, que, junto com a banda, inaugurou o selo Chaos no Brasil.

No ano seguinte, foi lançado "Calango", segundo álbum de estúdio do grupo que vendeu mais de 1 milhão de cópias. O disco contem hits como "Jackie Tequila" e "Te Ver"



"O Samba do Poconé", terceiro álbum do Skank rendeu a eles uma turnê internacional que passou por países como França, Estados Unidos, Chile, Argentina, Suíça, Portugal, Espanha, Itália e Alemanha. O grupo se apresentou em festivais ao lado de Echo & The Bunnymen, Black Sabbath e Rage Against The Machine. O álbum contem um dos maiores sucessos do Skank, "Garota Nacional", que ficou por três meses no primeiro lugar na parada espanhola e foi a única música brasileira a integrar a caixa "Soundtrack for a Century", comemorativo dos 100 anos de Sony Music. Os discos da banda ganharam versões norte-americanas, italianas, japonesas, francesas entre várias outras.

Com tanto sucesso, o Skank foi convidado a representar o Brasil no disco oficial da copa do mundo de 1998, “Allez! Ola! Olé!”. Sua música passou a equalizar as origens eletrônicas com novas influências psicodélicas e acústicas, reveladas nos álbuns “Siderado” (mais introspectivo e maduro) e “Maquinarama” (mais colorido e lisérgico).

Vieram então mais hits radiofônicos, como "Resposta", "Saideira" e "Balada do Amor Inabalável", e o sucesso levou a banda a gravar com Andreas Kisser, Manu Chao, Uakti e Jorge Ben e ser elogiada por Stewart Copeland, devido à gravaçao da música  “Wrapped Around Your Finger” incluída no tributo latino ao Police, “Outlandos D’America”.

Em 2001, o grupo gravou o CD e DVD "Ao Vivo Em Ouro Preto", vendendo mais de 500 mil cópias e levando "Acima do Sol" às primeiras posições das paradas de sucessos.


"Cosmotron" chegou às lojas em agosto de 2003 e foi bastante elogiado, chegando às 210 mil cópias vendidas. O primeiro single, "Dois Rios" rendeu ao grupo um prêmio no VMB daquele ano e o álbum rendeu mais uma turnê internacional, passando por Inglaterra, Bélgica e Portugal, além de uma apresentação no festival Roskilde, na Dinamarca, ao lado de The Cardigans e e Blur. No ano seguinte, mais um prêmio no VMB, desta vez pelo hit "Vou Deixar", ringtone mais baixado no Brasil.

Ainda em 2004, foi lançada "Radiola" primeira coletânea do Skank. Além dos grandes sucessos, continha também músicas inéditas: "Vamos Fugir", de Gilberto Gil, "I Want You", de Bob Dylan e "Liminha", gravada para uma campanha das sandálias Rider.

O álbum seguinte é nomeado de "Carrosel" e foi lançado em agosto de 2006 e seu primeiro single foi "Uma Canção é Para Isso". Uma curiosidade do álbum é que ele foi o primeiro a ser disponibilizado em um aparelho celular, o aparelho W300 da SonyEricsson. O feito rendeu ao Skank o primeiro celular de Ouro do Brasil.

Em 2008 veio "Esandarte", com uma forte campanha viral. O primeiro single, "Ainda Gosto Dela" conta com a participação de Negra Li. Através de uma votação feita em seu site oficial, o grupo lançou o próximo single: "Sutilmente".

Em agosto de 2009, o Skank ganhou o troféu "Iniciativa de Mercado" no prêmio Multishow e tabém o prêmio de melhor videoclipe para "Ainda gosto dela". Já no VMB, "Sutilmente" ganhou o prêmio de melhor videoclipe.

No ano seguinte, foi gravado o DVD, CD e Blu-ray "Multishow Ao Vivo - Skank no Mineirão", que foi o último evento realizado no estádio antes das obras para a Copa do Mundo de 2014.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário