quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Shaman ou Shaaman

Shaman é uma banda brasileira de melodic heavy metal formada em São Paulo, no ano 2000, por três ex-integrantes do Angra ? Andre Matos, Luis Mariutti e Ricardo Confessori. Algum tempo depois, o guitarrista Hugo Mariutti se uniu ao grupo, e completou a formação que durou até 2006. Atualmente a banda está com uma nova formação e lançando novos discos.



A banda foi formada no segundo semestre de 2000, quando os músicos Andre Matos (vocal e teclado), Luis Mariutti (baixo) e Ricardo Confessori (bateria) deixaram o Angra. Na época de sua formação, a nova banda não tinha um guitarrista, sendo então Hugo Mariutti, irmão de Luis, chamado inicialmente apenas para auxiliar nas composições. O resultado obtido foi tão positivo e inesperado que a banda acabou incorporando-o à banda.


O nome escolhido para a nova banda, Shaman, significa "aquele que enxerga no escuro", é representado de maneira geral pelos sacerdotes que curam através dos elementos da natureza. De origem siberiana, os shamans ganharam o mundo e se disseminaram em praticamente todas as culturas. No Brasil, os shamans (também grafado como xamãs) são representados principalmente pelos pajés indígenas.


O Shaman logo começou trabalhando para se tornar conhecido e firmar seu nome dentro do cenário do heavy metal. Iniciou com uma turnê, que passou pela Europa e América Latina, obtendo grande receptividade da crítica e do público. Para executar os teclados ao vivo a banda contou com o renomado músico Fábio Ribeiro (Blezqi Zatsaz, ex-Angra, A Chave do Sol, Desequilíbrios, III Milênio, Clavion, Anjos da Noite e Overdose).


Mesclando heavy metal, música clássica e world music, a banda deu início às gravações de seu primeiro álbum, intitulado Ritual, em janeiro de 2002. O disco foi inteiramente gravado na Alemanha, com exceção de algumas participações especiais que foram registradas no Brasil e nos EUA. A produção ficou a cargo do renomado produtor e multi-instrumentista Sascha Paeth (Angra, Edguy, Avantasia, Rhapsody of Fire, Virgo, Epica).


Ritual foi bem recebido no Brasil e em todo mundo, sendo lançado em mais de 15 países. A turnê World Ritual Tour durou um ano e meio, passando por diversos lugares do Brasil, Ásia, América Latina e Europa. Foram mais de 130 shows neste período, alguns reincidentes.


Durante o ano de 2003, o Shaman esteve nos primeiros lugares das votações da mídia especializada, e a grande surpresa foi ter seu único álbum até então lançado eleito como o melhor disco de 2002 e 2004 pelos leitores da Folha de S.Paulo, veículo que abrange uma gama extensa de leitores de diferentes perfis. Ainda em 2004, a banda abriu o show do Iron Maiden no estádio do Pacaembu, em São Paulo, para aproximadamente 45.000 pessoas.


Como resultado de tanto sucesso a banda então registrou um show ao vivo no Credicard Hall, em São Paulo, com várias participações especiais:Tobias Sammet, Sascha Paeth, Marcus Viana e George Mouzayek, Andi Deris e Michael Weikath. O lançamento de “RituAlive”, em CD e DVD, recebeu ótimas críticas e teve muito boa vendagem. Segundo a direção da Universal Music do Brasil, RituAlive é o melhor DVD do gênero lançado no país devido à qualidade e conteúdo.


Em 2005, com o segundo álbum de estúdio praticamente finalizado e pronto para o lançamento, foi anunciada uma mudança no nome. A banda decide acrescentar um A em seu nome, passando a se chamar Shaaman.


Nos meses seguintes chega às lojas o álbum Reason. Com uma "pegada mais direta". Dessa vez o disco gravado no Brasil pelo mesmo produtor do primeiro disco, Sascha Paeth, que diz que “Reason é o resgate de todo o peso, feeling e espírito do heavy-metal dos anos 80” e que “enquanto Ritual privilegiava a inegável virtuose dos músicos, Reason abriu espaço para a alma e o coração da banda”. A música ficou mais orgânica, o que ajudou a evidenciar o contraste entre guitarras pesadas, teclados classicos e elementos de world music.
Após a Reason tour, que durou mais um ano, alguns desentendimentos fizeram com que Andre Matos, Luis e Hugo Mariutti abandonassem a banda e dessem lugar a Thiago Bianchi (vocal), Léo Mancini (guitarra) e Fernando Quesada (baixo).




Em 2007 estes novos integrantes juntamente com Ricardo Confessori fizeram o cd Immortal, que mostra um som muito parecido com o primeiro cd da banda, Ritual.


Existiu também uma banda na Finlândia com o mesmo nome (Shaman), nasceu em 1999 e futuramente passou a ser chamada de Korpiklaani (ver biografia da banda Korpiklaani).
 http://www.moo.pt/biografia_de_Shaman/
 http://pegacifras.uol.com.br/biografia/shaman

Nenhum comentário:

Postar um comentário