O Edguy surgiu em 1994 na Alemanha, quando o promissor músico Tobias Sammet se cansou de apenas fazer covers de bandas como Kiss e AC/DC. Baixista, tecladista e vocalista, o jovem rapaz decidiu formar uma banda para fazer composições próprias e chamou para a sua primeira formação Jens Ludwig (guitarra), Dirk Sauer (guitarra) e Dominik Storch (bateria). Com a banda e as composições já prontas resolveram gravar uma demo. O resultado acabou em duas demo-tapes: “Evil-minded” e “Children Of Steel”.
A princípio, o som da banda era algo mais cru e com muita inexperiência por parte dos músicos. Em 1995 entraram no Toxic Beat Studios, em Fulda, e com a ajuda do engenheiro de som Sven Rowoldt gravaram em apenas 2 semanas o disco independente Savage Poetry. Com uma tiragem de apenas 1.000 cópias, eles enviaram algumas dessas para as gravadoras analisarem, e venderam o restante com o intuito de obterem algum retorno financeiro. A gravadora AFM Records decidiu dar uma chance aos 4 rapazes. Logo após assinarem o contrato, foi discutida com a gravadora a intenção de lançarem “Savage Poetry”, mas a gravadora se recusou alegando que era um disco pouco profissional.
Em 1997 sai Kingdom Of Madness, o primeiro álbum oficial da banda. Apesar deste disco não ter angariado muitos fãs,ele foi suficiente para que o grupo se apresentasse pela Europa.
- Mudanças na formação
Mudanças ocorrem, sai Dominik e entra Felix Bohnke na bateria. O som da banda se volta para o power metal, e eles entram mais uma vez em estúdio com Tobias Sammet (baixo e vocais), Jens Ludwig (guitarra), Dirk Sauer (guitarra) e Felix Bohnke (bateria) e gravam o que viria a ser seu grande primeiro sucesso, o disco Vain Glory Opera de 1998.
O disco ainda contou com a participação de Hansi Kürsch do Blind Guardian nas faixas “Out Of Control” e “Vain Glory Opera”, dividindo os vocais com Tobias. Foi a partir daí que Tobias Sammet teria a idéia de num futuro próximo compor uma ópera rock (Este projeto se concretiza no ano 2000 sob o nome de Avantasia). Tobias porém, não consegue se concentrar muito nas apresentações por ter que cantar e tocar baixo ao mesmo tempo. Ele decide então chamar pra banda Tobias Exxel, que assume o posto de baixista deixando Tobias Sammet livre para se concentrar mais nos vocais. Já com Exxel na banda, eles gravam em 1999 o álbum Theater Of Salvation. A crítica elogiou muito a banda, comparando-a às bandas Helloween e Queensrÿche. Alguns chegaram a comparar o timbre vocal de Tobias Sammet com o de Geoff Tate e do vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson.
Em 2000 a banda prepara uma surpresa para os fãs e lança o álbum duplo Savage Poetry, contendo no primeiro disco as músicas de “Savage Poetry” regravadas e em novas versões, e no segundo disco o original “Savage Poetry”. Depois desse presente Tobias Sammet decide se dedicar ao seu projeto paralelo e lança em 2001 o álbum Avantasia: The Metal Opera. Este projeto contou com diversas estrelas do heavy metal mundial como Michael Kiske, Kai Hansen, Timo Tolkki, Markus Grosskopf e Andre Matos.
- Mandrake
Ainda em 2001 sai Mandrake, o disco que começaria a ditar novos rumos na sonoridade da banda. As músicas em si estavam mais pesadas que nos discos anteriores, inclusive se aproximando mais do heavy metal tradicional e afastando-se um pouco do power metal. Com Mandrake a banda faz uma turnê pela América do Sul e resolvem gravar um disco ao vivo destas apresentações. O álbum Burning Down to the Opera sai em 2003.
Depois de algumas desavenças com a AFM Records, o Edguy decide encerrar o contrato com a gravadora e assinam com a Nuclear Blast. A AFM ainda lança em 2004 a coletânea Hall Of Flames.
No mesmo ano de 2004, o Edguy lança o álbum, Hellfire Club. Antes desse disco foi lançado o EP King Of Fools e o EP Lavatory Love Machine. Em 2005 a banda prepara um novo EP, intitulado Superheroes, seguindo-se ao EP o álbum Rocket Ride é lançado nos primeiros meses de 2006.
http://www.lastfm.com.br/music/Edguy/+wiki
Nenhum comentário:
Postar um comentário