domingo, 8 de janeiro de 2012

O Senhor dos Anéis: 10 anos nos cinemas, o livro que influenciou e influência as bandas


Em dezembro de 2001, "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel" chegou aos cinemas, levando legiões de fãs à loucura, com uma representação fiel e emocionante da saga de fantasia escrita por J. R. R. Tolkien. No embalo dos filmes, vieram os games: são títulos de ação, estratégia e RPG, que até hoje aproveitam a licença cinematográfica.



Mas a relação dos videogames com "Senhor dos Anéis" é muito anterior aos filmes de Peter Jackson: muitos dos primeiros programadores eram "nerds" por excelência e liam os livros de Tolkien, discutiam em fóruns - que na época envolviam a troca de cartas e até, pasmem, encontros ao vivo - e jogavam RPG "de mesa", como o clássico "Dungeons & Dragons".



Assim, na hora de criar aventuras nos computadores, foi natural que a obra de fantasia servisse de inspiração para os jogos, como o adventure de texto "Crack of Doom", em que o hobbit Sam Gangee invade a torre de Cirith Ungol para resgatar Frodo, entre outros.


Lá e de volta outra vez


Os games diretamente ligados aos filmes, lançados para computador e para os consoles de 6ª geração - PC, PS2 e Game Cube - são lembrados como casos raros de licenças cinematográficas, os chamados "tie-in", que resultaram em bons jogos. Títulos mais recentes, como "War in the North", exploram passagens que são apenas citadas nos livros, expandindo o universo de Tolkien.


Dos primeiros adventures até um RPG online sem limite de jogadores, "Senhor dos Anéis" foi cenário para muitos jogos e mais ainda devem vir por aí, com a chegada de "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada" aos cinemas em dezembro de 2012.


25 Curiosidades sobre Senhor dos Anéis e aproveitem para entrar no clima Tokiniano:
1. Originalmente, Andy Serkis não foi escolhido para viver Smeagol. Depois, os produtores voltaram atrás e decidiram que seria loucura não chamá-lo para o elenco.


2. Cerca de 1.828 km de filme foram usados na trilogia.


3. Ao todo, 1.800 pares de pés de hobbit foram usados pelo elenco principal durante os três filmes da série.


4. A razão pela qual o diretor Peter Jackson 'matou' Aragorn (Viggo Mortensen) na batalha de Warg foi dar aos personagens Théoden (Bernard Hill) e Éowyn (Miranda Otto) um destaque maior e ainda dar a chance de Aragorn escolher seu destino.




5. Viggo Mortensen quebrou o pé quando chutou um capacete em uma das cenas do massacre Uruk-hai, inclusive, é por isso que ele cai de joelhos durante a sequência. Além dele, Brett Beatty deslocou o joelho e Orlando Bloom quebrou a costela ao cair de um cavalo.


6. Brad Dourif teve que raspar suas sobrancelhas para viver o personagem Wormtongue nos dois últimos filmes da série.


7. As imagens da morte de Gandalf, em 'A Sociedade do Anel', do lado de fora da Moria, foram gravadas antes mesmo do ator Ian McKellen chegar ao set de filmagem.


8. Algumas flechas usadas pelo personagem Legolas (Orlando Bloom) foram feitas em computação gráfica, porque o ator não conseguia atirá-las tão rapidamente.


9. Os gritos do Ringwraiths são baseados nos gritos da produtora Fran Walsh, quando estava com uma infeccção na garganta.


10. ‘O Senhor dos Anéis' é a sexta maior franquia de todos os tempos, atrás apenas de 'Harry Potter', 'James Bond', 'Piratas do Caribe', ‘Star Wars’ e 'Shrek'.


11. Christopher Lee, que interpreta o mago Saruman no longa, é o único membro do elenco que conheceu o autor da saga, J.R.R Tolkien, pessoalmente.

12. O primeiro trailer de 'A Sociedade do Anel' foi visto na internet por mais de 1,7 milhão de pessoas nas primeiras 24h.


13. A produção precisou construir sets cobertos para o caso de chuva. O cronograma era muito apertado e ninguém podia esperar voltar a fazer tempo bom.


14. A personagem Arwen (Liv Tyler) é neta de Galadriel.


15. O irmão do elfo Elrond (Hugo Weaving) foi o primeiro rei de Numenor. Então, ele é um ancestral muito, muito, muito distante de Aragorn.


16. O primeiro Orc que Aragorn mata na batalha dos campos de Pelennor foi interpretado pelo filho do ator Viggo Mortensen, Henry.


17. Nem todos os elfos podem escolher a mortalidade como Arwen (Liv Tyler) fez. Ela só teve essa opção porque tinha um ancestral humano.


18. Elijah Wood, o intérprete de Frodo, tomou tabletes de aspirina para ficar com a boca cheia de espuma, após ser atacado pela aranha Shelob.


19. Shelob foi baseada na aranha típica da região da Nova Zelândia, chamada 'tunnelweb'. Peter Jackson, diretor da franquia, morre de medo de aranhas.


20. Entre os piratas que aparecem em 'O Retorno do Rei', estavam: o diretor Peter Jackson, o produtor Richard Porras, Andrew Lesnie e Richard Taylor.


21. Ao todo, 20 mil fãs de críquete emprestaram suas vozes para os Uruk-hai, do abismo Helm.


22. Quando a produção do terceiro filme começou, Howard Shore precisou compor sete minutos de músicas por dia.


23. Ao todo, foram usados 2.730 efeitos especias na trilogia. Na versão estendida, são 3.420.


24. O grito de Fell Beast é baseado no urro de um burro.


25. O nome original de Ganfalf era Olórin. Ele também é conhecido por Tharkun e Mithrandir .
fonte
fonte2





Nenhum comentário:

Postar um comentário