Foo Fighters é uma banda de rock alternativo americana formada por Dave Grohl em 1995. Seu nome é uma referência ao termo “foo fighter”, usado por aviadores na Segunda Guerra Mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos, chamados “OVNIs”, na sigla americana “UFO”. A banda atingiu o sucesso internacional lançando vários hits como: “This Is a Call”, “Everlong”, “Learn to Fly”, “All My Life”, “Times Like These”, “Best of You”, “My Hero”, “DOA” e “The Pretender”. Quatro de seus álbuns — “There Is Nothing Left to Lose”, “One by One”, “Echoes, Silence, Patience & Grace” e “Wasting Light” — ganharam o Grammy por “Melhor álbum de rock”.
Dave Grohl entrou para o Nirvana em 1990, mas estourou no ano seguinte liderando o chamado movimento GRUNGE de Seattle.
Com o fim trágico da banda em 1994 — quando o vocalista Kurt Cobain cometeu suicídio — Dave, então, para tentar superar esta tragédia, entrou no Robert Lang’s Studio em Seattle com o amigo e produtor musical Barret Jones. No espaço de uma semana, Grohl gravou as faixas cantando e tocando todos os instrumentos, com exceção de uma guitarra em “X-Static” que foi tocada por Greg Dulli, do grupo americano Afghan Whigs. Atrelado à gravadora Capitol Records pelo descobridor de talentos Gary Gersh (que havia trabalhado com o Nirvana), Grohl teve suas faixas mixadas , sendo que o resultado tornou-se posteriormente o primeiro álbum do Foo Fighters que carrega o mesmo nome da banda.
No começo era apenas um projeto e logo depois de Krist Novoselic recusar o projeto com Grohl, com medo de ser comparado ao Nirvana, Dave chamou dois integrantes da extinta banda Sunny Day Real Estate: Nate Mendel no baixo e William Goldsmith na bateria (1995 a 1997); Pat Smears (Germs), que foi um membro não-oficial do Nirvana após o lançamento de “In Utero”, foi adicionado como segundo guitarrista, formando assim os Foo Fighters.
A banda começou a turnê em 1995, lançando seu primeiro single em junho do mesmo ano, chamado: “This Is a Call”. No mês seguinte ocorreu o lançamento oficial do trabalho da banda e eles começaram a trabalhar outros singles, como “Big Me” e “I’ll Stick Around”.
O primeiro show da banda ocorreu no Jambalaya Club (Califórnia), no dia 23 de Março de 1995.
Após a saída de William Goldsmith em 1997, a sua substituição foi feita por Taylor Hawkins (Alanis Morissette) e, em 1999, o guitarrista Chris Shiflett entra para o Foo Fighters.
There is Nothing Left to Lose (1998-2000)
Ainda antes da gravação do terceiro álbum, Stahl saiu da banda alegando divergências musicais. A banda resolveu gravar o próximo trabalho como um trio, em um estúdio construído no porão da casa de Grohl na Virgínia. O álbum There Is Nothing Left to Lose foi lançado em 1999, emplacando os hits "Learn to Fly", "Next year", "Generator" e "Breakout". Durante a turnê desse disco, Chris Shiflett (ex-integrante do grupo punk No Use for a Name), entrou para a banda para ocupar a segunda guitarra.
One by One (2001–2004)
No final de 2001, a banda entrou em estúdio para gravar o quarto álbum. As sessões foram insatisfatórias, levantando tensões entre os integrantes, e eventualmente o grupo resolveu dar um tempo. No meio-tempo Grohl aceitou se tornar baterista do Queens of the Stone Age no álbum Songs for the Deaf (2002) e uma turnê. Após um show em Coachella - que Grohl afirmou que poderia ter sido o último da banda - o grupo resolveu reiniciar o trabalho no álbum, que foi então gravado no estúdio caseiro de Grohl na Virginia em apenas 2 semanas. One by One foi lançado em outubro de 2002, com os sucessos "All My Life" e "Times Like These".
Desde sempre a banda evitou posicionar-se politicamente. Apesar disso, em 2004, ao saber que a campanha presidencial de George W. Bush, sem a permissão da banda, estava a usar a canção "Times Like These", Grohl decidiu apoiar publicamente a campanha de John Kerry.
In Your Honor e Skin and Bones (2005–2006)
Em 14 de junho de 2005, foi lançado o álbum duplo de estúdio In Your Honor, com um disco de faixas elétricas e outro de acústicas. Grohl citou que o álbum duplo surgiu de composições acústicas feitas com a possível intenção de se tornar uma trilha sonora. Durante a promoção do álbum, Dave Grohl, fascinado por OVNIs, teve a chance de apresentar-se no Roswell International Air Center in Roswell, Novo México. O local foi supostamente palco da queda de uma aeronave alienígena em 1947.
A banda decidiu organizar pequenas turnês acústicas em 2006, trazendo o ex-integrante Smear no violão, mais Petra Haden no violino e Rami Jaffee do The Wallflowers no piano e teclado. Em novembro a banda lançou seu primeiro álbum ao vivo, Skin and Bones, com quinze faixas selecionadas de três concertos acústicos em Los Angeles. Um DVD foi lançado logo depois, e apresenta faixas não disponíveis no CD.
Echoes, Silence, Patience and Grace e Greatest Hits (2007–2009)
Em 25 de setembro de 2007, a banda lançou o álbum Echoes, Silence, Patience and Grace, pela RCA Records. Nesse novo trabalho eles voltam a trabalhar com o produtor Gil Norton, que não produzia um disco do Foo Fighters desde 1997. O álbum teve quatro singles lançados, "The Pretender", "Long Road to Ruin", "Cheer Up, Boys (Your Make Up Is Running)" e "Let It Die".
Em 3 de novembro de 2009, o Foo Fighters lançou a coletânea Greatest Hits, que inclui as músicas de maior sucesso da banda e duas canções inéditas, "Wheels" e "Word Forward", além de uma versão acústica de "Everlong".
Wasting Light (2011-2012)
Após o fim da turnê de Echoes, Silence, Patience and Grace, Grohl iniciou o projeto Them Crooked Vultures, e em meio à turnê australiana da banda fez planos para o próximo álbum dos Foo Fighters: seria gravado na garagem de sua casa em Encino com apenas equipamento analógico, o produtor seria Butch Vig - com quem Grohl fizera o álbum mais famoso do Nirvana, Nevermind - e a gravação seria acompanhada de um documentário sobre a banda. O álbum resultante, Wasting Light, foi lançado em 2011, marcando o retorno definitivo de Pat Smear para banda. O filme Back and Forth também surgiu no mesmo ano. Wasting Light se tornou o primeiro álbum da banda a liderar a parada norte-americana e foi grande sucesso de público e crítica.
Em 2 de outubro de 2012, após encerrar uma longa turnê mundial, Dave Grohl confirmou que o Foo Fighters entrariam em hiatus por tempo indefinido.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Foo_Fighters
FONTE: www.foofightersbr.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário