Tudo começou em 87, quando Digão e Rodolfo se conheceram, por morarem na mesma rua, num dos bairros de Brasília. Naquela época Rodolfo tocava guitarra, e Digão bateria. Logo se reuniram para jogar conversa fora e tocar as músicas de seu grupo favorito – os Ramones. Segundo Rodolfo, o amplificador utilizado por ele era tão ruim que ficava igual. E Digão levava um som bem "hardcore", influenciado principalmente por Dead Kennedys (ele considera o álbum "Bedtime For Democracy" o seu predileto). Mas faltava o baixo.
CANISSO NA BANDA
O FIM DO RAIMUNDOS
O RETORNO
Em 92 surgiu uma oportunidade de tocar em um bar em Goiânia e a decisão foi unânime: o Raimundos seria ressuscitado. Porém, como a banda não tinha mais baterista (Digão agora era guitarrista, deixando Rodolfo livre para os vocais), a saída foi apelar para uma bateria eletrônica. Canisso explica: "arrumaram um show pra gente em Goiânia. Levamos tudo preparado na eletrônica, pois a mesma batida dava pra todas as músicas dos Ramones. Só que por um problema de impedância, o negócio tocou tudo diferente". Era inevitável a procura por um novo baterista.
FRED NA BANDA E A FITA-DEMO
JUNTA TRIBO
Mas a imprensa preferia ignorar o movimento "underground", as bandas sem gravadoras e principalmente as letras recheadas de palavrões. Mas o grupo crescia, e foi no festival Junta Tribo, realizado pelo fanzine Broken Strings em plena Unicamp (universidade de Campinas) que a banda começou realmente a chamar atenção. O evento reuniu cinco mil malucos e dezessete bandas independentes durante três dias. Quem viu a apresentação daqueles quatro candangos de crossover alienígena diz que foi memorável. "O engraçado é que eu mesmo liguei pedindo pra gente tocar", conta Fred. "Nosso nome nem estava no cartaz do evento". Terminaram como unanimidade do festival. A partir daí, o Brasil começou a ouvi falar no som do Raimundos, e a fita demo passou a ser disputada a tapa pelos quatro cantos do país.
E foi no festival M2000 Summer Concerts, em Santos (04/02/94), que o Raimundos passou a chamar a atenção de todos. O show, bastante aguardado por aqueles que já haviam ouvido falar da banda, mais ainda não conheciam o som, serviu para firmar a banda com um som totalmente hardcore (como pôde ser visto na imprensa, no dia seguinte), diferente do que alguns esperavam – 50% forró e 50% hardcore. Apesar do som ter apresentado problemas, e a banda estar um pouco fora de forma ("fazia um mês que a gente estava parado, só tomando Coca-Cola e comendo pizza", entrega Digão), o show foi um dos mais aplaudidos da noite (tocaram Doctor Sin, Deborah Blando, Rollins Band, Mr. Big e Lemonheads), pelo público de 80 mil pessoas. Rodolfo comenta: "Na hora que eu vi o hotel cinco estrelas e o ônibus só pra gente eu pensei: ‘cara, a gente é banda!’".
BANDA DE ABERTURA
Algumas bandas que gostaram daquele novo estilo do grupo começaram a convidar os caras para abrir shows no Rio de Janeiro. Eles abriram shows do Camisa de Vênus, Ratos de Porão no Circo Voador e uma temporada completa para os Titãs – em um desses shows, um mal sucedido "mosh" dado pelo baterista Fred lhe acarretou um coágulo no cérebro, felizmente retirado com uma cirurgia. O convite para abrir esses shows lhes rendeu uma legião de fãs, e a atenção das grandes gravadoras. Rodolfo conta: "várias delas nos procuraram querendo mexer no nosso som, censurar as letras e diminuir a intensidade. Podíamos estar agora cheios da grana e infelizes, mas preferimos recusar as propostas". Mal sabia ele o que essa fidelidade com o som original da banda viria a acarretar para o rock nacional dos anos 90.
O jornalista e radialista brasiliense Carlos Marcelo, tendo uma cópia da fita demo em mãos, entrou em contato com um amigo jornalista da revista musical Bizz (atual ShowBizz), ninguém menos que o Carlos Eduardo Miranda, que conta: "eu escutei aquela fita e já entrei em contato com os caras, falei pro Fred vir para São Paulo, que a gente precisava conversar, pois já existia alguns planos sobre o selo Banguela , mas nada estava certo ainda. Então a gente se encontrou, já ficamos amigos". A vontade de gravar o grupo era tanta que os próprios Titãs, junto com o produtor Miranda, resolveram montar o selo, filiado a gravadora Warner, que ficaria responsável pela distribuição dos álbuns do Banguela. "As outras gravadoras oferecem contratos milionários, limusine, hotel cinco estrelas, só que quem acaba pagando todo isso são as próprias bandas, que tem que vender muito para cobrir os gastos. Nós temos o suficiente, o mínimo necessário pra fazer algo apresentável". Foi assim que o grupo finalmente começou a gravar o seu disco de estréia. A partir daí a banda passa a morar em São Paulo, já que nenhuma gravadora teria condições de ficar bancando as viagens para Brasília. No início eles ficaram hospedados na casa do Carlos Eduardo Miranda, onde tiveram que dormir no chão. Mas não por muito tempo.
FORRÓ-CORE x ROCK PAULEIRA
Mas afinal, o que era o "forró-core"? Este termo foi criado para definir a mistura que a banda fazia em algumas músicas, mas surgiu mais como uma brincadeira. Alguns repórteres chegaram a perguntar para eles como foram os trabalhos de ‘pesquisa’ de forró. Mas, como já havia sido dito, o forró surgiu meio que inconscientemente no som da banda. E como o termo criado por eles próprios passou a limitar o som do grupo (já que se esperava algo com metade rock e metade forró), eles preferiram passar a denominar o estilo como sendo apenas "rock pauleira".
O PRIMEIRO CLIPE
O PRIMEIRO ÁLBUM
Com o lançamento do álbum, a banda volta pra São Paulo, para divulgar o disco. É nessa época que o grupo é apresetado aos seus maiores ídolos, os Ramones. Eles estavam de passagem pelo Brasil, e participaram de um coquetel, onde também estava sendo lançado o álbum dos Raimundos. Digão conta: "Pois é, a gente estava lá no hotel, maior festa, disco do Raimundos pra lá e pra cá, de repente eu olho pro lado e vejo o C.J., aí pensei: ‘caralho, fudeu!’ a gente conheceu os caras, eles são muito loucos, entregamos o disco pra eles. Eu nunca pensei que isso fosse acontecer comigo algum dia". A partir desta época a banda começou a ganhar espaço na mídia.
MTV E MONSTERS OF ROCK 94
Nos meses seguintes ao lançamento do primeiro álbum, a banda segue na divulgação (inclusive em alguns programas de TV da época, como o Jô Soares Onze e Meia, Programa Livre, o já extinto TV Zona e, é claro, no canal musical MTV), sempre recebendo a admiração de todos, pois era inegável a originalidade e o carisma da banda. E mesmo tendo apenas um clipe lançado até então, a banda marca presença na disputa da audiência da MTV (onde estiveram em todos os anos seguintes), na época restrita apenas a uma escolha do público de qual clipe representaria o Brasil na festa americana. Dentre os diversos artistas que na época já tinham seus clipes divulgados na MTV, "Nega Jurema" estava entre os cinco preferidos do público, mas acabou perdendo para o clipe de "Territory" do Sepultura – mas com certeza a indicação já foi uma grande demonstração da popularidade que a banda já havia conquistado, mesmo sem ter um clipe com excelente produção. E a popularidade da banda lhes rendeu também uma participação na primeira edição do lendário festival Monsters of Rock em agosto de 94, no estádio Pacaembu, em São Paulo. O grupo tocou ao lado das bandas Dr.Sin, Angra e Viper, além das atrações internacionais Slayer, Suicidal Tendencies (influência confessa do grupo), Black Sabbath e Kiss. Os destaques ficaram para "Selim", que nesta época Rodolfo e Canisso já não aguentavam mais tocar, a introdução de "Carro Forte", com o grito de guerra do grupo Camisa de Vênus – "Bota Pra Fuder” (segundo Rodolfo, a primeira banda de rock pauleira do Brasil) e um trecho de "Tá Querendo Desquitar", do sanfoneiro Zenilton, que viria a ser gravada no segundo álbum da banda, e a participação do João Gordo em "MMs".
RAIMUNDOS E RAMONES
Apesar do grupo ter conhecido os ídolos Ramones durante o lançamento do primeiro álbum (comentado na História da Banda Parte 2), foi na turnê que a banda americana fez junto com o Sepultura por cinco cidades brasileiras que pela primeira vez os grupos tocaram no mesmo palco (emoção em dobro, já que o Raimundos também não negavam serem fãs do Sepultura). A turnê batizada de "Acid Caos Tour" contou com o Raimundos em três cidades – Porto Alegre (Gigantinho, 9/11), Bauneário Camboriu (Pavilhão da Santur, 11/11) e em Curitiba (Pedreira Paulo Leminski, 12/11), sendo este último o melhor show da carreira da banda até então, segundo eles. E foi durante a passagem de som em uma dessas cidades que o Digão viveu um dos momentos de maior emoção na sua vida. Ao assistir a passagem de som do Ramones como um assumido fã, eis que de repente o guitarrista recebe um convite de ninguém menos que Johnny Ramone: tocar uma música com o resto da banda no lugar dele, naquele momento. Apesar do nervosismo, Digão não exitou, e recebeu das mãos do guitarrista a sua guitarra surrada, aquela mesmo que Johnny ostentou durante os mais de 20 anos de banda.
1º MTV VIDEO MUSIC AWARDS BRASIL
A banda participa em agosto de 95 do 1º MTV Video Music Awards Brasil, premiação feita pela MTV aos melhores clipes do ano, divididos em diversas categorias. O grupo concorre nas categorias "Video Clipe do Ano" e "Rock", ambos com o clipe "Bê a Bá" e ganha na última categoria citada. O prêmio significou tanto para a banda que o vocalista Rodolfo não conseguiu se conter e começou a chorar. Outra participação do grupo na festa foi na entrega do prêmio de “Melhor Clipe de Rap", que eles entregaram para o rapper Gabriel, “O Pensador”. Os clipes seguintes que a banda fez foram para as músicas "Palhas do Coqueiro" e "Rapante" (iniciando com este os trabalhos com o diretor Raul Machado, que viria a produzir outros clipes da banda).
Depois de vender quase 200 mil cópias do primeiro disco, a banda se prepara para o lançamento do segundo álbum, "Lavô Tá Novo", pela WEA. As rádios receberam a primeira música de trabalho, "Eu Quero Ver o Oco", sem a mistura de forró com rock pesado que popularizou a banda e pouquíssimos palavrões. A banda acompanhou a mixagem do álbum em Los Angeles (Pacifique Studios) e aproveitou a passagem por lá para gravar o clipe de "Eu Quero Ver o Oco", novamente com o diretor Raul Machado música que colocou a banda definitivamente no hall das maiores bandas de rock do Brasil de todos os tempos, e considerada por muitos como sendo o "hino do rock nacional dos anos 90".
HOLLYWOOD ROCK 96 E ESPORREI NA MANIVELA
O Raimundos abre a segunda noite do Hollywood Rock 96, no estádio do Pacaembú (SP), que conta ainda com as participações do Urge Overkill, Black Crowes e Jimmy Page & Robert Plant neste mesmo dia. O show, que teve menos de uma hora, foi um dos que mais contagiou a platéia em todo festival. A banda aproveita a intervalo entre as apresentações em São Paulo e a etapa do Rio para gravar em Curitiba o segundo clipe do "Lavô Tá Novo". A música escolhida é "Esporrei na Manivela" e, segundo o grupo, o clipe foi todo gravado com cenas de primeiro "take". Em seguida é a vez do Rio de Janeiro conferir, na Praça da Apoteose, o festival Hollywood Rock 96 e a apresentação do Raimundos. A MTV transmitiu este show ao vivo para todo país.
Em março de 96 a banda se prepara para sua primeira apresentação no exterior, no "Esparrago Rock Festival" em Granada, Espanha. Apesar de já terem recebido convites para tocar em outros países, como na Argentina, o grupo acha que esta é a hora certa para se aventurar pelo exterior. A gravadora do grupo, a Warner, se prepara para lançar o álbum "Lavô Tá Novo" na Espanha e em Portugal. A banda toca ao lado da Rollins Band (inclusive pela segunda vez, já que eles haviam tocado juntos em 94, no M2000 Festival em Santos, antes mesmo do primeiro álbum do Raimundos ser lançado). A revista nacional Rock Brigade promove o já conhecido "Melhores do Ano" entre os leitores e a banda fica em segundo lugar nas categorias nacionais de "Melhor Banda" e "Melhor Capa" ("Lavô Tá Novo") e leva primeiro lugar em "Melhor Disco" ("Lavô Tá Novo"), "Melhor Show", "Melhor Clipe" e "Melhor Letra" (com "Eu Quero Ver o Oco"). Na categoria melhor música, a banda não ficou com o primeiro lugar, perdendo para "Domingo", dos Titãs. Em compensação, levaram todas as outras posições (segundo, terceiro, quarto e quinto lugares com "Eu Quero Ver o Oco", "Tora Tora", "O Pão da Minha Prima" e "Sereia da Pedreira", respectivamente).
I SAW YOU SAYING
A banda resolve mudar os planos, guarda o clipe de "Esporrei na Manivela" na geladeira e lança a nova música de trabalho, "I Saw You Saying". O clipe, novamente dirigido por Raul Machado, apresenta uma "atmosfera" anos 60, bastante diferente dos dois anteriores, já que a direção foi a mesma. A música foi um grande sucesso nas FMs, garantindo ao grupo um público maior ainda.
ESPANHA NOVAMENTE E 2º VMB
Em agosto de 96 a banda retorna à Espanha, dessa vez para participar do Felix Rock Festival (encontro anual de grupos alternativos e independentes). Segundo o grupo, "nossa apresentação foi animal, superando de longe os shows da primeira viagem, que também tinham tido uma aceitação muito boa. Só que dessa vez o bicho pegou de verdade, parecia o público do Brasil!". O grupo tocou no sábado e o Ratos de Porão no domingo. No dia 22/08 a MTV promove a segunda edição do prêmio MTV Vídeo Music Brasil, desta vez no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Infelizmente a banda não venceu em nenhuma das categorias que estava concorrendo (melhor clipe de rock – vencida por eles no ano passado, com o clipe de "Bê a Bá"), melhor direção e melhor clipe do ano, todas com o clipe de "I Saw You Saying" e, “Escolha Da Audiência”, com o clipe de "Eu Quero Ver o Oco"). Mesmo assim, levaram para casa um dos cobiçados prêmios da emissora, o chamado "Prêmio Sim MTV" (prêmio extinto no ano seguinte, que era dado para a banda que mais havia se destacado e evoluído no período de um ano), entregue merecidamente ao grupo. O prêmio foi entregue pelos caras do Skank, vencedores nesta categoria no ano passado. Mas o que valeu mesmo foi a festa, que contou com uma apresentação do grupo tocando "I Saw You Saying" (vestidos a caráter, com a participação de Gabriel – ex-Little Quail – e de duas backing vocals, apelidadas depois de "as Raimundas") e "Eu Quero Ver o Oco".
MONSTERS OFF ROCK NOVAMENTE
Ainda em agosto de 96 a banda se apresenta pela segunda vez no festival Philips Monsters Of Rock, desta vez como única atração nacional. O show aconteceu no estádio do Pacaembú, em São Paulo, e teve como atrações (pela ordem): Mercyful Fate, King Diamond, Helloween, Raimundos, Biohazard, Motörhead, Skid Row e Iron Maiden. O show da banda comprovou mais uma vez a eficiência do grupo em festivais, agitando o público presente. O show contou com algumas surpresas ("I Saw You Saying" teve as mesmas participações especiais do MTV Video Music Brasil, e "Nega Jurema" contou com efeitos especiais – fogos na hora do "pipoco do trovão"), mas mostrou basicamente o mesmo pique das apresentações do grupo. No mês seguinte, finalmente estréia na MTV o novo clipe da banda, "Esporrei na Manivela". Baseado na letra da música, o clipe mostra cenas desde o coletivo, passando pela prisão (incluindo o delegado com "cara de viado") até a liberdade dos meninos. A direção ficou novamente por conta de Raul Machado, sendo esse o quarto clipe do grupo dirigido por ele.
CESTA BÁSICA
O DESGASTE DA TURNÊ
LAPADAS DO POVO
O INÍCIO TRÁGICO DA TURNÊ
WIPE OUT 2
Convidado pela cineastra Renata Neves, que estava fazendo o curta-metragem "The Big Shit", Rodolfo compôs e chamou Digão e Guiminha (na época, técnico de som da banda) para gravarem uma música para a trilha sonora do filme. A música, batizada de "Wipe Out 2", contou com Rodolfo no baixo e vocal, Digão na bateria (relembrando a época da ex-banda Filhos de Menguele e do início do Raimundos) e Guiminha na guitarra – com um solo animal. A música viria a ganhar um clipe no segundo semestre de 98, apenas com o Rodolfo e o Digão – apesar de ser considerada uma música do grupo, tanto na trilha sonora quanto no clipe. Falando em trilha sonora, o álbum saiu pela 89 Records, mas com uma tiragem bem reduzida, transformando o mesmo em uma raridade entre os fãs da banda (mesmo contando com apenas uma música do grupo).
O PRIMEIRO DECLÍNIO NA CARREIRA
SINGLE
Mesmo com o espaço na mídia reduzido, a banda foi convidada pela Rider, fabricante de sandálias, para compor uma música para a sua nova linha infantil. E a banda compôs uma versão hardcore para a canção de ninar "Nana Neném", e o resultado foi tão satisfatório que além de render o comercial, também seria utilizada no primeiro single da banda lançado comercialmente. Para completar o single a banda resgatou uma sobra de estúdio do álbum "Lapadas do Povo", a música "Reggae do Manêro" – que como o nome já diz, trata-se de um reggae com o tempero do Raimundos. A música teria ficado de fora do álbum por ser um estilo totalmente diferente do restante das músicas, mas nada melhor que aproveitá-la em um single. O single – batizado simplesmente de "Nana Neném/Reggae do Manêro" – foi lançado em agosto de 98, atualmente encontra-se esgotado nas lojas, mas até o momento (turnê "Só no Forévis") ele continua sendo vendido nos shows da banda.
Finalizada a turnê do "Lapadas do Povo", a banda começa a planejar e a traçar os preparativos para o novo álbum. Em mente, tinham apenas a certeza que o melhor seria que o álbum fosse todo gravado no Brasil, com a participação ou presença de vários amigos, pois só assim conseguiriam retornar ao verdadeiro estilo da banda, e sobretudo fazer um álbum alegre, pra cima. A fase de pré-produção (onde a banda compõe antes de entrar em estúdio) rolava na casa do Canisso e na do Rodolfo, com um clima de amizade muito grande. E foram nesses primeiros encontros que nasceu a primeira música no novo álbum, a baladinha "A Mais Pedida". Segundo a banda, foi logo de cara que eles botaram pra fora a mágoa que estavam sentindo em relação à cena musical na época. A banda jamais declarou ser contra qualquer estilo de música, mas o que estava acontecendo era uma verdadeira injustiça: o rock estava sem espaço, as rádios e programas de TV só exibiam axé-music e pagode, enquanto os shows da banda em vários locais eram censurados por juízes proibindo a entrada de menores, shows como o do grupo É o Tchan e Companhia do Pagode não tinham censura nenhuma, sendo que a taxa de erotismo era absurdamente maior. Portanto, tudo o que a banda queria neste projeto era reconquistar o espaço do rock na mídia (e graças a Deus, estão conseguindo, e a primeira música composta para o disco já trazia em sua letra toda essa revolta – e nada melhor que colocar uma letra irônica em uma música acessível, feita especialmente para tocar nas rádios (como o próprio nome diz), funcionando justamente como um “cavalo de tróia”.
PROBLEMAS COM O EMPRESÁRIO
A banda entra em estúdio para gravar o novo álbum. No entanto, insatisfeitos com o empresário, aproveitam o fim da turnê e resolvem sair fora, procurar outra pessoa para cuidar dos negócios – tudo indica, como podemos ver no clipe de "A Mais Pedida", que havia uma certa injustiça na distribuição do dinheiro arrecadado nos shows. A rescisão de contrato se estendeu por todo o primeiro semestre de 99, e durante o período a banda estava impossibilitada de fazer shows. Somente em junho o problema se desenrolou e finalmente a banda pode assinar com o novo empresário – atualmente está na ATB Produções. Para sorte deles, a produtora com quem eles já estavam acostumados a trabalhar, a Deyse, já havia saído antes deles da empresa anterior para integrar a ATB, o que facilitou a vida dos caras, que apesar da troca de empresários continuou com a mesma equipe de produção.
NOVO ÁLBUM
Quem conhece os caras sabe que o Raimundos tem consciência da importância que o forró tem no estilo dos caras, assim como o Zenilton e o Ramones, mas a preocupação da banda está em mostrar que Raimundos é único, que não pode viver constantemente apoiado nesses três elementos. As influências sempre existirão, mas com características próprias. E com este desafio em mente a banda iniciou a composição das novas músicas.
Em um clima super tranquilo e com bastante entrosamento, as gravações do álbum se desenrolaram. Nos intervalos, muito surf e outros esportes. As participações ocorreram tranquilamente, algumas sequer planejadas. Dentre os convidados, temos a Érika, do grupo Penélope cantando na faixa "A Mais Pedida" (segundo o Rodolfo, o convite partiu quando ele assistiu a uma apresentação da banda e se impressionou com a voz e a performance da vocalista no palco), o baixista Bi Ribeiro, do Paralamas, mandando ver em "Me Lambe" (a banda contou que o Bi apareceu e eles ainda nem haviam composto uma linha para o baixo, e que ele criou tudo na hora, gravando em seguida). Na faixa "Deixa Eu Falar" (que inicialmente havia sido batizada de "Reggae-Metal"), Black Alien e o Alexandre da banda Natiruts (ex-Nativus) dividem os vocais com o Rodolfo (ele conta que as partes foram escritas separadamente, cada um mandando a sua idéia), e finalmente o brother Telo, considerado o "quinto raimundo", manda ver na introdução de "Alegria", música originalmente gravada pela sua ex-banda, o Filhos de Menguele. Entre as outras participações temos o Marcelo D2 (que canta na vinheta inicial, "Só no Forevis – Selim"), Bruno "Cheeba" (irmão do Rodolfo, responsável pelos arrotos no álbum), Gabriel (ex-Little Quail e atuamente no Autoramas, participa dos backing vocals da música "Aquela", originalmente gravada pelo Little Quail), Los Djangos (a banda de ska participa da introdução de "Língua Presa") e finalmente o próprio Tom Capone, que entre outras participações gravou o baixo na versão cowntry de "Mulher de Fases". Também tiveram participações nas letras – além das já citadas, "Fome do Cão" foi escrita pelo Rodolfo junto com o pessoal do Rumbora. Uma verdadeira festa entre amigos. As gravações seguiram bem durante janeiro e fevereiro de 99, e inclusive contaram com surpresas: Digão foi pai novamente, com o nascimento da filha Giulia no mês de fevereiro (ele já tinha um filho, o Ricardo). Segundo o Fred, este foi o álbum mais fácil e tranquilo de gravar: ele gravou a bateria de todas as músicas em apenas dois dias, utilizando dois kits: um para as músicas mais pesadas e outro menor para os "hardcores". Outra curiosidade ocorreu no momento de escolher as modelos que aparecem na contra-capa do CD: 14 modelos se inscreveram para tentar uma das duas vagas, e a própria banda iria fazer a escolha. No entanto, a equipe do estúdio não queria perder este momento de jeito nenhum, já que a escolha seria com as mulheres em roupas de banho. A saída encontrada foi fazer a seleção em uma sala pouco iluminada, onde os caras se esconderam e apenas a banda estava visível. Com a presença das modelos, nem precisa dizer que os risos foram inevitáveis, gerando um certo constrangimento.
MULHER DE FASES, CLIPES E PROBLEMAS
Finalizadas as gravações, restava agora aguardar a finalização do álbum, com o lançamento previsto para maio/99. Em abril sai o CD-Promo da primeira faixa de trabalho do álbum "Só no Forevis", escolhida pela própria banda: "Mulher de Fases". Aproveitam o sucesso instantâneo que a música toma, indo parar direto nas primeiras posições das rádios, e preparam um clipe – na verdade dois, pois com o dinheiro cedido pela gravadora para fazer o clipe eles aproveitam a brodagem com o diretor José Carlos Bellmonte e gravam dois, já escolhendo por conta própria a segunda música de trabalho, "A Mais Pedida". Os clipes, gravados em Brasília, contaram com a participação de fãs e também de sócios do Fã Clube (inclusive eu, que por sorte apareço em um momento do clipe, na parte "…não tinha dormido bem porque não levantou…"). Outro fato interessante no clipe de "A Mais Pedida" é que algumas fotos usadas nas capas das revistas e jornais que aparecem depois da Érika foram retiradas do nosso Web Site. As gravações terminaram na véspera do lançamento do "Só no Forevis", e era grande a ansiedade. No entanto, no dia 17 (véspera do dia programado para os CDs chegarem às lojas), assaltantes invadiram a empresa responsável pelo estoque dos CDs e roubaram todas as 100.000 primeiras cópias do álbum, além de outros títulos que estavam no mesmo galpão. O roubo caiu como uma bomba no ótimo momento que a banda passava, mas eles não se deixaram abalar por isso e foram à imprensa pedir para que os fãs não comprassem os CDs roubados, e que em 10 dias o problema estaria sendo resolvido com uma nova prensagem. Cogitou-se a possibilidade de fazer mudanças para diferenciar o CD roubado, mas acharam melhor evitar isso para que não houvesse um incentivo aos fãs que com certeza, caso a capa por exemplo fosse modificada, iriam querer ter os dois na coleção.
SÓ NO FOREVIS
Em seguida estréia o clipe de “A Mais Pedida”, que também recebeu muitos elogios e uma boa aceitação do público. A terceira música de trabalho do “Só no Forevis” foi “Me Lambe”, escolhida pela banda para ser a música do verão 99/2000. O sucesso destas músicas garantiu ao grupo participações em programas de rádio e TV, alguns que jamais abriram espaço para o rock. O resultado desta excelente aceitação: mais de 500 mil cópias do álbum vendidas, batendo todos os anteriores, e a maior turnê que a banda já fez, passando até 2, 3 vezes por cidades onde costumavam tocar apenas uma vez nas turnês passadas, ou até cidades que jamais haviam se apresentado – entre elas o Gama, citado na letra de “Boca de Lata”, e Sobradinho, cidade onde o Rodolfo nasceu (ambas no DF) . Em Manaus, bateram o recorde de público em um show do Raimundos: 25 mil presentes.
So No Forevis Foi um Sucesso total tanto com a mídia quando com a credita,vendagem do cd contabiliza 800 mil copias vendidas,fora a pirataria e o roubo de 100 mil copias quando cd estava no caminhão.
MTV AOVIVO
Lançado no final de outubro de 2000, o álbum "MTV ao Vivo Raimundos" foi bem recebido pelo público – os fãs mais antigos puderam finalmente ter o registro deste que é considerado há anos um dos melhores shows de rock do Brasil, e os novos fãs puderam conhecer a trajetória da banda desde o álbum de estréia – e emplacou três músicas de trabalho: "Deixa Eu Falar", "20 e Poucos Anos" e "Reggae do Manêro". O álbum também já ultrapassou as 500 mil cópias e em breve o show será lançado em DVD.
FIM E O RECOMEÇO
A banda já pensava nos preparativos para o próximo álbum de estúdio, quando o vocalista Rodolfo virou crente e resolveu deixar a banda. Os outros integrantes (Digão, Fred e Canisso) descartaram a idéia de procurar outro vocalista e decidiram encerrar as atividades da banda. Passado um tempo, já com a cabeça fria, os três decidiram seguir em frente. Digão, além da guitarra assumiria o vocal.
ÉRAMOS 4
Na turnê do CD “Éramos 4 " Entrou na Banda o guitarrista Marquinho (ex-Peter Perfeito)
KAVOOKAVALA
No ano seguinte ( 2002) a banda lançou o CD "Kavookavala" que ao contrário dos cds antigos não foi trabalhado pela gravadora, não teve muita divulgação e teve uma venda inexpressiva,alem da saída do baixista canisso membro da formação original da banda no começo da turnê ou fato que deixo a banda abalada, até mesmo porque tem gente que nem sabe que ele existe e a partir desse momento a banda entrou em crise com a gravadora Warner. Depois de um ano tentando se livrar da gravadora, a banda conseguiu se livrar dela em 2004.
Em (2005) a banda volta à cena e com uma proposta inovadora! Independentes e com o baixista Alf, que é também vocalista do Rumbora completando a formação, a banda gravou uma demo com cinco músicas chamada . qQ cOisAh (Lê-se ponto qualquer coisa) o Ep foi disponibilizado para download gratuito via o site da MTV, estima-se que o ep teve mais de 70 mil downloads, que é uma marca muito boa.
SAIDA DE FRED E ALF – RETORNO CANISSO E CHEGADA DE CAIO
Depois de um longo período fora da mídia, desgastes e concertos cancelados, surge a necessidade dos integrantes seguirem suas carreiras com projetos paralelos. Digão e Denis Porto lançam o Denis & Digão pela Universal Music, e o SuperGalo (Fred, Alf e inicialmente Marquim). O tempo passou, e com ele vieram os choques de agenda, fato que ocasionou o retorno de Canisso; inicialmente apenas para um concerto. Fred, que já andava discordando musicalmente com Digão, resolveu sair da banda, já que tinha brigado com Canisso, que se torna fixo na banda novamente. Caio, baterista do Dr. Madeira, é chamado ao lugar de Fred. A banda voltou a fazer vários shows, lançou uma turnê em 2008, rotulada de "A volta de Canisso", e vem fazendo shows de médio porte pelo Brasil inteiro, resgatando velhos fãs e conquistando a moçada mais jovem. Tudo indica que aos poucos a banda está voltando à evidência. A principal aparição da banda, foi no Programa Altas Horas, em abril de 2008.
Para 2009, a banda já da pistas de que as "coisas" voltarão a dar certo para a banda, depois de talvez 7 anos longe da grande mídia, a banda se diz preparada para voltar a brilhar junto com os grandes nomes do rock mundial. "-Afinal, uma das bandas que mais fez sucesso nos anos 1990 e início dos anos 2000, jamais se acabaria aos poucos, pelo contrário, o tempo serviu para aprendermos a não dependermos 100% da mídia sacana!" – Afirma Digão, líder da banda desde 2001.
2009, SHOWS E MAIS SHOWS
O ano de 2009 foi basicamente o ano de consolidar a formação, mostrar que o Raimundos esta com gás total e abrir portas em eventos, festivais e programas de TV.
Raimundos teve uma media de 8 shows por mês, hoje em dia, até uma banda que esta na mídia é complicado, imagine uma banda que não lança cd faz 7 anos.
RAIMUNDOS E TICO SANTA CRUZ
Recentemente, Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas, afirmou que irá fazer uma turnê com Raimundos dividindo os vocais com Digao, em 2010.
O atual vocalista, Digão, afirmou que a mudança é temporária e será só durante a turnê que começa em 2010. Digão também afirmou que Tico continua a se apresentar com o Detonautas e os dois estão conciliando as agendas para que ele possa cantar nas duas bandas.
Os frutos dessa parceria já começaram a aparecer,no dia 03 de março Raimundos se aprensentou no BBB10,Chamando atenção nacionalmente da mídia.
Tico Santa Cruz falou que vai ser possível ter show duplo ,Raimundos e Detonautas,tico recentemente comento no TWITTER que ele recebeu 40 ofertas de show com as duas bandas juntas so no mês de abril.
FONTE: http://raimundosmg.blogspot.com.br/2010/05/ex-integrantes.html
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