A banda ainda contava com o baterista Andranik Khattchadurian, que veio a ser substituído dois anos mais tarde por John Dolmayan. Na mesma época, foi efetivado Shavo Odadjian como baixista, que antes de assumir a posição, se aventurava como empresário do grupo. Junte-se isso a mudança do nome do projeto de Soil para System of a Down (em referência a uma poesia feita por Daron, intitulada “Victims Of A Down”) e tem-se o presente do SOAD.
Não demorou muito para que a banda lançasse seu primeiro álbum de estúdio. Intitulado “System of a Down”, o disco veio recheado de canções influenciadas por diversos estilos, que iam desde o heavy-metal até ritmos oriundos da Armênia - país cuja descendência é comum a todos os membros. Outro ponto de destaque são as letras, politizadas e engajadas com causas sociais, uma tônica em todos os outros discos da banda.
Os bons resultados do lançamento levaram o quarteto a participar do festival Ozzfest, além de acompanhar bandas como Slayer e Metallica em turnês pela América do Norte. As performances do SOAD iam chamando cada vez mais a atenção das platéias, o que rendia ao grupo uma ótima publicidade.
Em 2002, é lançado “Steal This Album!” Mesmo sendo composto em sua maioria por músicas feitas durante as gravações de “Toxicity”, mas que ficaram de fora, o disco alcançou bons resultados, vendendo mais de 1 milhão de cópias.
O último trabalho lançado pelo SOAD foi “Mezmerize/ Hypnotize”, em 2005. Apesar de terem sido lançados de forma separada, os álbuns são complementares entre si. Um dos grandes diferenciais desse trabalho é a maior participação de Daron nos vocais.
FONTE: http://www.letras.com.br/biografia/system-of-a-down
Um amigo do produtor Rick Rubin (que havia trabalhado com Slayer, Red Hot Chilli Peppers e outras bandas) levou-o até um dos shows do Soil e ele, empolgado com a banda, conseguiu um contrato com a American Recordings para produzir o primeiro álbum, auto-intitulado, em 1998. O debut foi certificado disco de platina nos Estados Unidos pela vendagem superior a um milhão de cópias.
O sucesso mundial foi tão grande que em 2002 eles lançaram o Steal This Album com 16 músicas que eram sobras de estúdio. Esse álbum vendeu mais de dois milhões de cópias no mundo todo e seu single principal “Boom” que fazia críticas abertas a política de George W. Bush foi um hit do movimento anti-guerra.
Após uma extensa turnê, a banda entrou em estúdio novamente e lançou em 2005 o álbum Mezmerize. As músicas são mais complexas, mais progressivas e mais experimentais do que nunca, enquanto reiteram a ironia e esquizofrenia de sua música. Os temas incluem relacionamentos, os demônios da televisão e das corporações de controle da mente, os mistérios da vida e da morte e a experiência surreal de um jogo de baseball. Em novembro de 2005, eles lançaram a continuação do trabalho, com um outro disco: Hypnotize.
Em pouco mais de uma década de existência, o System Of A Down já provou que sua proposta inicial estava correta: nem tudo na música já foi feito. E a criatividade aliada à inteligência e à forte personalidade. Peso levando a inquietude do rock à máxima potência.
Em 2006, a banda fez o videoclipe de "Lonely Day", cuja canção foi indicada ao Grammy, porém, não ganhou. O SOAD então se prepara para entrar em nova turnê, com alguns shows no Canadá e então o Ozzfest. Pois após cancelarem a quarta edição do Souls (que foi anunciado antes), a banda anuncia que o Ozzfest vai ser a última turnê da banda e que então eles vão entrar em uma pausa por tempo indeterminado (hiato), porém, não significava o fim da banda, era apenas um tempo para os membros fazerem outras coisas. Daron Malakian disse numa entrevista a MTV: "não vamos acabar. Se esse fosse o caso não teriamos feito o Ozzfest. Após o Ozzfest, vamos fazer uma longa pausa e realizar os nossos próprios projetos. Como banda, temos estado juntos há mais de 10 anos, e eu penso que uma pausa seria algo saudável."
Até mesmo durante um concerto em Houston, no Texas, Malakian aproveitou um momento para desmentir os rumores que davam a banda por acabada: "tem circulado diversos rumores sobre o nosso fim. Bem, não os ouçam. Nós quatro seremos sempre os System of a Down!". A última atuação da banda foi em 13 de agosto de 2006 em West Palm Beach, na Flórida. No final do show, todos os quatro membros se abraçaram e se curvaram aos fãs como forma de agradecimento. "Hoje será o último concerto depois de tantos anos juntos. Voltaremos em breve. Só não sabemos quando" - palavras de Malakian. Em 2007, o vocalista da banda Serj Tankian, lançou um álbum solo nomeado Elect the Dead, e o guitarrista Daron Malakian junto com o baterista John Dolmayan lançam um álbum com sua outra banda, o Scars on Broadway.
Em 29 de novembro de 2010, o System of a Down anuncia em seu site oficial que fará alguns shows Na Europa em 2011 . A banda confirmou também que participará de um dos dias do Rock in Rio 2011, dia 02 de Outubro, no mesmo dia em que a banda de hard rock norte-americana Guns N' Roses irá tocar.
Gênero musical
Existe alguma controvérsia em relação ao gênero musical da banda. O System of a Down é uma banda de heavy metal ou apenas uma banda de rock pesado?
O System of a Down foi chamado de banda de "new metal", ou "metal alternativo", por alguns fãs e pela mídia desde o seu surgimento. Um dos motivos é o fato do primeiro álbum do SOAD ter sido lançado durante o boom do new metal em meados dos anos 1990. A banda também tocou no Ozzfest, festival que normalmente tem a participação de várias bandas de nu metal, e as músicas do SOAD raramente têm solos de guitarra, traço que é característico de bandas desse estilo.
A banda não se considera parte do cenário do new metal. O guitarrista Daron Malakian disse em entrevista à Guitar World se sentir satisfeito pela banda não ter sido levada para esse gênero. Durante um show em 2005 ele disse: "Costumam nos chamar de banda de new metal, agora nos chamam de prog rock. Acho que vão dizer que nós somos qualquer coisa que seja popular."
Em outra entrevista, desta vez para o Houston Press, também em 2005, Daron declarou que; "Ultimamente nós temos dado muitas entrevistas e as pessoas tem dito ?Vocês estão realmente liderando o novo movimento prog?; e nós tipo, ?O quê?!?. Porque há alguns anos esses mesmos caras estavam nos comparando com Limp Bizkit e Korn, e agora que nós ainda estamos aqui e essas bandas acabaram eles estão falando de prog. Incomoda que as pessoas estejam sempre precisando nos comparar com alguém, ou nos colocar em algum novo gênero. Não estou dizendo que nós somos a banda mais original do mundo, mas realmente não acredito que estejamos na categoria do heavy metal ou do rock puro. Tem muita coisa misturada em uma".
Álbuns de estúdio
2001 - Toxicity
2002 - Steal This Album!
2005 - Mezmerize
2005 - Hypnotize
Atuais
Daron Malakian - guitarra e vocais (1995?presente)
Serj Tankian - vocais, teclados e guitarra (1995?presente)
Shavo Odadjian - contra-baixo (1995?presente)
John Dolmayan - bateria e percussão (1997?presente)
fonte: http://www.vagalume.com.br/system-of-a-down/biografia/#ixzz22zpZ2AnU
FONTE: http://som13.com.br/system-of-a-down/biografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário