A década de 60 prometia grandes mudanças no comportamento, iniciadas com o sucesso do Rock and Roll e do rebolado frenético de Elvis Presley. O que mais se destacava era a imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas, uma rebeldia ingênua sintonizada com ídolos do cinema e da músicas. As moças bem comportadas começam abandonar as saias rodadas de Dior e atacam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade. Os anos 60 viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos.
Era a vez dos jovens que, influenciados pelas idéias de liberdade da chamada geração beat, começam a se opor a sociedade de consumo vigente. Twiggy torna-se a encarnação desse novo ideal. A moda estava em busca de mudanças de comportamento, como a contracultura e o pacifismo do final da década.
Conscientes desse novo mercado consumidor, as empresas criaram produtos específicos para os jovens que tiveram pela primeira vez sua própria moda. A moda era não seguir a moda, o que representava claramente um sinal de liberdade, o grande desejo da juventude da época.
Twiggy |
Calça cigarrete |
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