domingo, 19 de agosto de 2012
Smashing Pumpkins
Em 1984, Billy Corgan era estudante da Glenbard North High School, em Chicago. Ele fazia parte da equipe que publicava um jornal estudantil, sendo o responsável pela revisão de textos e também criação de artigos e resenhas sobre música. Ou seja, desde cedo o futuro líder do Smashing Pumpkins já era um aficcionado em música, mais especificamente, rock 'n' roll. Ele lembra de dois de seus artigos dessa época: Em um deles elogiava o novo disco do Van Halen, chamado "1984", em comparação aos dois anteriores, "River Down" e "Women & Children First", que ele havia achado fracos.
E no outro artigo ele apontava, dentre as bandas que estavam começando a fazer sucesso nessa época, quais mais lhe chamavam a atenção. Eram elas o Metallica, o R.E.M. e o U2.
Seus antigos professores lembram dele como um estudante exemplar, inteligente e criativo. O seu professor de Ciências, Walter Schearer, o lembra como "um estudante relativamente quieto, que ganhou medalha de mérito por ter tido as melhores méidas em um certo ano". Mas seus ex-colegas de classe não costumam lembrar desse seu lado "bom aluno". Marlo Macaisa, um dos melhores amigos de Billy na época de High School, conta alguns "feitos" dos velhos tempos: "Certa vez ele cortou o rabo de um gato e o colocou no bolso traseiro de sua calça, passeando dessa maneira pela escola inteira. E em uma outra ocasião, em uma visita ao Art Institute, onde fomos assistir à uma palestra sobre história americana do professor John Slusser, ele e nosso colega Pete Sallis praticamente destruíram o banheiro com o papel higiênico". "Billy usava roupas estranhas, se portava de maneira diferente e tinha sempre um sorriso esquisito no rosto enquanto falava", lembra outro ex-colega e futuro companheiro de banda, Dan Shaw.
Billy Corgan falaria mais tarde dos seus anos de High School: "Eu odiava tudo aquilo. Eu odiava aquela atmosfera de avareza e inveja. Foi a época em que eu comecei a usar cortes de cabelo diferentes e estava me achando o próprio Mr. Alternativo. Eu sabia que não poderia viver daquela maneira. De jeito nenhum".
Ele começou a tocar guitarra aos 14 anos, em parte por causa de seu pai (um guitarrista profissional de jazz) e em parte pelo seu amor aos discos do ano 70. Aprendeu a usar a guitarra na casa de um amigo, usando sua Flying V. Depois de ganhar seu próprio instrumento, costumava praticar até de madrugada, e cada vez mais as bandas que ouvia o encantavam. Nomes como Beatles, Black Sabbath, Cheap Trick, David Bowie, Judas Priest e Jimi Hendrix o causavam forte impressão, e foram grandes responsáveis pelo início de sua carreira musical.
Em 1985, com 18 anos, Billy graduou na Glenbard North High School. A essa altura, ele já sabia o que queria: sua vida seria dedicada ao rock 'n' roll. Seus pais já eram separados, e ele trabalhava como lavador de pratos para ajudar sua mãe na renda familiar. Já possuia sua primeira banda, o The Marked (esse nome é devido a uma sinal de nascença que Billy possui em uma de suas mãos), que costumava se apresentar em pequenas clubes e bares da região. A uma certa altura, ele deixou o emprego e parou de jogar basquete em um time da região, para proteger seus dedos. Seu ex-colega Marlo diz que ele não se concentrava em nada, só pensava em tocar e escrever canções.
Os outros membros da banda eram seus colegas de High School, Dan Shaw e Ron Roesing. Pouco depois do fim das aulas, eles se mudaram para a Flórida. Depois de cerca de 20 shows em 9 meses, eles decidem acabar com a banda, e voltam para Chicago. De volta à sua cidade natal, Billy conseguiu um emprego em uma loja de discos usados. Foi ouvindo os discos antigos e de gêneros díspares entre si como Miles Davis, Stooges, John Coltrane e Jimi Hendrix, que ele diz ter aprendido que "a boa música vai além de qualquer concepção de gênero". Billy Corgan estava determinado a seguir a carreira musical, e já pensava em formar um novo conjunto.
Em 1987, na loja onde trabalhava, Billy conheceu James Iha, um americano descendente de japoneses. James estudava Artes Gráficas na Loyola University, e tinha uma banda, chamada Snake Train. Com o tempo, James e Billy perceberam ter gostos e interesses similares, e acabaram por formar juntos uma banda. James continuou a tocar no Snake Train, enquanto Billy procurava por outras pessoas interessadas em se juntar a eles.
Certa vez, ainda em Chicago, Billy estava em um bar chamado Avalon. Do lado de fora do bar, ele acabou entrando em uma discussão sobre os méritos de uma banda que costumava tocar frequentemente ali, chamada Dan Reed Network. Na verdade, Billy interrompeu a conversa de um grupo de amigos pra dizer o que achava desse conjunto e uma garota não gostou nada do que Billy disse e começou a discutir com ele. Durante a discussão, ela disse a ele que era baixista, e Billy, depois de lhe dizer que tinha uma banda e estava procurando por alguém que tocasse baixo, acabou lhe dando seu número para que ela ligasse e fizesse um teste com ele.
O nome da garota loira com quem Billy se desentendeu no Avalon era D'arcy Wretsky-Brown, e depois de um tempo, ela acabou ligando para ele para uma audição.
No dia marcado, D'arcy estava muito nervosa, e de acordo com Billy Corgan, ela mal conseguia segurar direito o baixo. Mas ele gostou de seu jeito e de sua personalidade, e acabou integrando-a ao conjunto, mesmo sem ouvi-la direito tocando o baixo.
Nessa altura, Billy e James já tinham algum material gravado. Juntamente com Ron Roesing - o baterista do The Marked - eles haviam gravado uma demo tape no estúdio doméstico do produtor Bob English, em junho de 1988. A fita foi intitulada de "Nothing Ever Changes" e a banda ganhou o estranho nome de Smashing Pumpkins. Reza a lenda que esse nome vem de uma piada que Billy costumava contar aos seus colegas. Pouco depois dessa primeira experiência em um estúdio, Ron deixou o grupo. Com uma bateria eletrônica, Billy e James gravaram uma segunda demo tape, que possuia músicas como "My Eternity", "Screaming" e "Bleed", todas escritas e compostas por Billy Corgan. Essa fita foi dada a Joe Shanahan, dono do Metro Club, lugar bastante famoso em Chicago.
A primeira apresentação do Smashing Pumpkins aconteceu no dia 10 de agosto desse mesmo ano, no Avalon, com cerca de 50 pessoas assistindo. D'arcy já empunhava o baixo, com Billy nos vocais e guitarra, e James na segunda guitarra (a bateria ainda era eletrônica). Joe Shanahan estava presente e gostou da performance da banda, convidando-os a tocar no Metro Club, com uma condição: que arranjassem um baterista de verdade.
A partir dessa condição, o Pumpkins começou a procurar por um quarto membro, enquanto fazia pequenos shows e começava a ficar conhecido no underground americano. Um amigo de Billy sugeriu que eles contactassem Jimmy Chamberlin, um baterista de jazz que fora integrante do JP & The Cats. Jimmy estava desempregado nessa época, e aceitou na hora o convite de Billy Corgan para integrar o Smashing Pumpkins. Ele, inclusive, estava presente em alguns dos primeiros shows da banda, e tinha achado o conjunto uma "atrocidade", mas com potencial, e muito boas letras. Ainda em 1988, em novembro, o Pumpkins - já com um certo prestígio no circuito alternativo - conseguiu uma bela chance de divulgar seu trabalho: foram convidados paraa abrir um show do Jane's Addiction, uma das bandas de rock alternativo mais importantes dos EUA.
No começo de 1989, o Smashing Pumpkins participou de um programa especial na rádio WZRD de Chicago, tocando 11 músicas, para promover o seu futuro primeiro álbum e uma nova demo tape gravada há pouco tempo (sem título). No dia 17 de março (Billy estava fazendo 22 anos nesse dia), eles participam de um festival chamado "Light Into Dark", que contava ainda com mais 4 bandas de Chicago. Cada banda teve 30 minutos para mostrar seu trabalho, e mais tarde uma compilação desse festival saiu pelo selo Halo Records, sendo que o Smashing Pumpkins aparece com duas músicas, "Sun" e "My Dahlia". Em setembro, mais uma demo tape (chamada "Moon") é gravada e comercializada pela banda. Pra fechar o ano, eles são convidados pra ser a banda de abertura do Lemonheads em novembro, e participam de um show no último dia do ano ao lado da banda My Life With Thrill Kill Kult.
O ano de 1990 começa com o lançamento de um vinil (de 7") chamado "I Am One", pelo selo Limited Potential. O mini disco possui também a faixa "Not Worthing Asking". Em agosto, tanto o recém formado projeto paralelo de Billy Corgan, o Starchildren, quanto o Smashing Pumpkins, fazem apresentações pelos EUA. Nessa época, o Pumpkins já tocava algumas músicas que iriam aparecer em sue primeiro disco, além de covers como "Sookie Sookie" do Steppenwolf e "Godzilla" do Blue Oyster Cult. Billy dizia que sua banda tinha influências do movimento grunge que começava a movimentar Seattle, e de bandas de hard rock antigas, como Cream, Blue Cheer e Led Zeppelin.
Em dezembro, a banda lança mais um mini disco, intitulado "Tristessa". Dessa vez o lançamento aconteceu pela famosa Sub Pop, de Seattle. Foram lançada duas versões, uma de 7" e outra de 12" (que possuiam os respectivos B-Sides: "La Dolly Vita" e "Honeyspider"), sendo que a primeira fez parte do festejado Sub Pop Singles Club, que era um sistema de distribuição de singles de bandas ainda desconhecidas do grande público (um single famoso que fez parte desse sistema foi "Love Buzz" do Nirvana).
Ainda em dezembro a banda consegue um bom contrato para o lançamento de seu primeiro álbum. Esse contrato foi feito com a Caroline Records, de New York. A banda queria colocar no mercado seu primeiro disco rapidamente, e para isso agendaram as sessões de gravação com o produtor Butch Vig (que também estava trabalhando com o Nirvana nessa época) no Smart Studio, em Madison, no estado de Wisconsin, para começarem ainda em dezembro de 1990.
Nessa época, Billy já havia decidido qual seria o nome do álbum. Em homenagem à uma famosa atriz de cinema mudo, de quem sua mãe era fã, o debut do Smashing Pumpkins iria se chamar "Gish".
"Gish" é finalmente lançado no dia 28 de maio de 1991, sendo que a banda já estava em turnê desde o dia 9 desse mês, abrindo os shows do Gun's and Roses. Em uma entrevista, Billy Corgan disse o seguinte sobre o debut do Smashing Pumpkins: "O álbum é sobre medo e anscensão espiritual. Não é um álbum político, é um álbum pessoal". Muitos dizem que esse primeiro disco do Pumpkins só não foi um grande sucesso comercial pois foi ofuscado pelo lançamento quase que simultâneo de "Nevermind", do Nirvana (também produzido por Butch Vig). De qualquer maneira, a expectativa inicial da Caroline de vender 30.000 cópias foi superada em muito. Ainda sobre o debut, vale ressaltar que todas as sessões de bateria foram gravadas em 4 dias, e que "I Am One" e "Tristessa" - músicas que apareceram nas demos tapes da banda - foram regravadas e figuram no playlist deste disco.
Depois dos shows ao lado de Axl Rose e cia, o Smashing Pumpkins parte para uma turnê mundial de divulgação de "Gish", que duraria 18 meses e quase leva ao fim precoce do conjunto. Ao longo dessa turnê, foram começando a aparecer problemas entre os quatro integrantes, ao mesmo tempo que ficava evidente que eles não se davam muito bem. Paralelamente à turnê, o conjunto foi agendando vários shows, aparições em programas de TV e rádios, entrevistas e matérias em revistas, etc. Aos poucos, o Smashing Pumpkins ganhava fama.
Alguns desses eventos que valem ser citados foram:
Um pequeno show na Reckless Records, em Chicago, no dia 22 de junho. Nesse show a banda tocou a música "Drown" (que saiu posteriormente na trilha sonora do filme "Singles") e uma outra inédita, chamada "Jesus Loves His Babies".
Um show acústico na Rose Records, onde apresentaram um cover de Syd Barret, "Terrapin".
Uma apresentação na rádio CMJ RadioNetwork, no dia 16 de junho.
Uma entrevista de Billy Corgan na revista Rolling Stone, do dia 8 de agosto.
Mais uma apresentação acústica, na Tower Records, em Los Angeles, no dia 12 de agosto.
Nessa época, a banda já havia acertado um contrato com a Hut, uma subsidiária da Virgin Records. O primeiro lançamento pelo novo selo foi uma edição limitada do single "Siva", que vinha com uma outra faixa de "Gish", chamada "Windowpaine". Lançamentos desse tipo serviam para aumentar as vendas de "Gish", enquanto que o prestígio do Smashing Pumpkins ficava cada vez maior no circuito alternativo americano.
Em outubro, a banda fez alguns shows com o Red Hot Chili Peppers e o Pearl Jam (o primeira foi no dia 16), no Oscar Mayer Theater em Madison, Wisconsin. No dia 17 de dezembro, a banda se apresenta no famoso Whiskey a Go-Go, em Los Angeles. E para fechar o ano de 1991, mais um lançamento pela Hut Records: um EP chamado "Lull". Este continha as faixas "Rhinoceros", "Blue", "Slunk" e "Bye June" (sendo que esta última canção foi tirada da demo tape "Moon"). A capa desse EP possui uma parte da letra da canção "Obscured", que irá aperecer em futuros lançamentos da banda.
1992 começa e a primeira aparição do Pumpkins na mídia é uma matéria na revista Spiral Scratch. O artigo intitulado "Fuck Off... We're From Chicago!" conta a trajetória da banda, traz entrevistas com Billy Corgan e Jimmy Chamberlin, e uma resenha de "Gish", destacando o fato de que Billy Corgan ficou cerca de quatro meses dentro estúdio aperfeiçoando cada canção deste trabalho.
Em março, mas uma matéria em uma grande revista, dessa vez na Guitar Player. Nela, Billy Corgan descreve o processo de gravação de "Gish". Ainda em março, enquanto rolava a turnê mundial, alguns membros da banda faziam aparições especiais, como no dia 28, quando D'arcy, Billy e James sobem em um palco junto com o Pearl Jam. Ao lado do grupo de Seattle, eles tocam "Windowpaine", e um cover do Beatles chamado "I Got a Feeling".
Em agosto, o Smashing Pumpkins participa do famoso Reading Festival, na inglaterra. Em setembro, a turnê mundial chega ao fim. A banda estava exausta, e ao mesmo tempo que ganharam um razoável prestígio e fama, as relações entre eles estavam bem desgastadas. Jimmy Chamberlin se revelara um alcólatra problemático, e James e D'arcy - que por algum tempo foram namorados - não se suportavam mais. Billy Corgan também estava no limite.
Os problemas entre os integrantes do Smashing Pumpkins já eram conhecidos e tidos como fato por fãs e imprensa. Eles próprios admitiam isso. Billy disse certa vez que o Pumpkins não funcionava como uma banda normal, e que os períodos juntos eram verdadeiros pesadelos para ele. Atualmente ele acrescenta ainda que, essa fase inicial foi tão ruim que ele não gosta nem de pensar nisso, quanto mais de falar sobre. Por conta disso, ele passou pelo famoso bloqueio criativo do qual tantos artistas reclamam, não conseguindo escrever e nem compor músicas por algum tempo. Para tentar esquecer isso, e enfrentar as expectativas que se criaram em cima do Smashing Pumpkins e principalmente dele próprio, Billy Corgan frequentou durante algum tempo um terapeuta.
No fim da turnê de "Gish", em setembro de 1992, a banda se concedeu um perídodo de descanso (o fato de ficarem longes um dos outros já era algo reconfortante), mas logo a Virgin começou a pressioná-los para a gravação de um novo disco. Assim, no começo de 1993, o Smashing Pumpkins começa a trabalhar para lançar seu segundo disco, o sucessor de "Gish".
Mas,antes do lançamento do disco, enquanto iniciavam-se as sessões de gravação, a banda reaparece no cenário musical. No dia 15 de março, fazem um show no Center Stage em Atlanta. Tocam algumas músicas inéditas que irão estar no segundo disco, como "Quiet" e "Today". As gravações desse novo trabalho estavam acontecendo justamente em Atlanta, no Triclops Sound Studio, e um dos motivos que os levaram a escolher esse local foi para tentar manter Jimmy Chamberlin longe de Chicago, onde ele tinha muita facilidade de conseguir drogas. Mas parece não ter adiantado, pois ele teve várias recaídas durante as sessões, chegando até a ter que ficar 5 dias longe dos estúdios para se reabilitar de uma crise mais grave. Fora isso, as gravações decorreram sem problemas mais graves e acabaram consumindo a maior parte da primeira metade do ano de 1993.
Em maio, Billy Corgan compra uma casa em Chicago, em um bairro chamado Wrigelyville, que fica a cerca de uma hora ao sul de seu bairro natal, Glendale Heights. A casa que ele comprou foi construída originalmente em 1897, tendo passado por uma reforma recentemente. Billy comprou também um piano datado de 1920, colocando-o perto de uma das janelas. Apesar disso, ele só conseguiu passar sua primeira noite no novo lar três meses após efetuada a compra, devido as gravações em Atlanta.
Em junho, depois de aproximadamente 5 meses nos estúdios (novamente ao lado do produtor Butch Vig) e com 8 horas diárias de trabalho, a banda termina seu segundo álbum. Todas as músicas foram meticulosamente trabalhadas, reforçando ainda mais o mito que se formava em torno de Billy Corgan, que o descrevia como um músico extremamente minuncioso e por vezes até neurótico. Algumas passagens de guitarras chegaram ser regravadas 28 vezes. Aliás, o grande mistério envolvendo esse processo de gravação é se Billy Corgan gravou ou não a mairoria dos instrumentos que ouvimos no álbum. Na época ele dizia simplesmente que não era uma atitude muito política dizer isso, já deixando quase como certo que a afirmação era realmente verdadeira. Hoje em dia, ele costuma dizer que "se" isso aconteceu, foi porque ele era o compositor das músicas e que a banda definitivamente não se acertava.
O Smashing Pumpkins gravou mais de 25 canções durante esse período dentro do estúdio, sendo que apenas 13 saíram efetivamente no disco. Ainda existiam mais 15 músicas escritas por Billy Corgan, mas que acabaram não sendo gravadas. Essas novas composições sacramentam o estilo de compor e escrever de Billy Corgan, e alçam-no à posição de um dos melhores letristas da década de 90. Em suas canções, transparecem seus sentimentos, seus desejos e emoções. Refletem sua vida, sua infância, seu relacionamento com as pessoas próximas, como amigos, mulheres, pais e irmãos. Por exemplo, "Spaceboy" é dedicada à seu irmão mais novo, chamado Jesse Corgan, que possui um raro problema genético em seus cromossomos. Sobre isso, ele disse em entrevistas que era interessante perceber que enquanto seu irmão era um "freak of nature", ele próprio era um "freak of society". Ainda em junho, depois do exaustivo período no estúdio, a banda se apresenta no Rio de Janeiro e faz um show acústico na MTV americana.
O primeiro single do novo álbum que está por vir se chama "Cherub Rock" e é lançado no dia 13 de julho. Além da canção título (que Billy diz ser uma reflexão sobre sua relação com a mídia e a contracultura), figuram no single a canção "French Movie Theme" e uma outra que não é listada no encarte.
No dia 27 de julho, "Siamese Dream", o segundo álbum do Smashing Pumpkins, é finalmente lançado. Um cálculo interessante mostra que para cada 45 segundos de música do disco, dois dias foram consumidos em estúdio. Butch Vig, em uma entrevista na época do lançamento, faz uma comparação entre Billy Corgan e Kurt Cobain: enquanto o líder do Nirvana simplesmente chegava no estúdio, tocava o que tinha que tocar e ia embora, Billy Corgan chegava a ficar 16 horas diariamente trabalhando em suas composições. Outros fatos ilustram bem como foi gravar "Siamese Dream": Billy pediu na época para não ser contactado por ninguém que mantinha alguma relação com ele, pois queria concentra-se completamente em seu trabalho. Por fim, vale dizer que as gravações consumiram 250 mil dólares (que a Virgin considerou muito bem gastos, tal era a expectativa criada em torno do novo disco do Smashing Pumpkins) e que as meninas da capa do disco são irmãs de D'arcy.
Depois disso, o relacionamento entre os quatro integrantes parecia um pouco mais estável. A convivência aparentemente trouxe um pouco mais de tolerância e respeito à eles, e o mínimo que se pode exigir de uma banda - que eles se suportem - já acontecia. Mas ainda não eram grandes amigos, e o encarte de "Siamese Dream" prova isso: antes de listar as pessoas à quem agradeciam, eles fizeram questão de escrever: "The Smashing Pumpkins, in a rare show of unity, wish to thank...".
O disco entrou direto na décima posição no Billboard Chart. No dia seguinte ao lançamento, o Smashing Pumpkins parte para um turnê de divulgação de seu novo trabalho, chamada "Rock Invasion", ao lado do Red Red Meat. O primeiro show acontece no Cabaret Metro, em Chicago, que também foi palco de algumas das primeiras apresentações da banda. E foi durante essa turnê, em uma pequena cerimônia realizada em sua casa em Chicago, que Billy Corgan se casou com Chris Fabian, uma artista plástica que trabalhava em um museu dessa mesma cidade, e com quem namorava fazia muito tempo. O casal iria se separar algum tempo depois.
Em agosto, as vendas de "Siamese Dream" começaram a surpreender. O disco ganhou muitas resenhas positivas, e até as vendas de "Gish", que a essa altura tinha vendido cerca de 300 mil cópias, começaram a subir consideravelmente. Billy Corgan passou a dar muitas entrevistas e fazia declarações reveladoras, como "caso esse disco não dê certo, a banda vai acabar" e "quando o grupo acabar, pretendo seguir uma carreira solo, algo com influências eletrôncias... estou cansado de guitarras".
O segundo single, "Today", sai em setembro. Billy Corgan curiosamente explica que é sobre suicídio, ato que ele quase cometeu anteriormente. "É engraçado cantar sobre o melhor dia da minha vida... simplesmente porque não podia ficar pior", disse em uma das centenas de entrevistas que ele concedeu nessa época.
Paralelamente à turnê, a banda fez várias apresentações em rádios e programas de televisão. Destacam-se a aparição no tradicional programa inglês White Room e no não menos tradicional americano Saturday Night Live, onde tocaram "Cherub Rock" e "Today".
Em novembro, "Siamese Dream" ganha disco de platina, devido às 1 milhão de cópias vendidas. Nesse mês, a banda (e em especial, Billy Corgan) continua dando entrevistas. Nelas, Corgan passa a ser perguntado sobre seu suposto antigo relacionamento com Courtney Love (ele se nega a falar sobre isso), e declara também que, quem ler com atenção as letras de "Siamese Dream", vai chegar a conclusão que ele é um perfeito desajustado.
Uma outra entrevista interessante concedida por ele foi para a revista Detais, onde diz que a segunda música do disco, chamada "Quiet", é sobre seu relacionamento com seus parentes, e sobre a impressão que tinha quando jovem de que o mundo inteiro o reprimia.
O Smashing Pumpkins começa o ano de 1994 se apresentando na Austrália. Ainda em janeiro, Billy Corgan revela alguns planos da banda para aquele ano: lançar um disco contendo apenas b-sides (e que saiu no fim do ano) e também um disco ao vivo (que acabaria saindo sob a forma de um vídeo, chamado "Vieuphoria"). Outras entrevistas foram dadas pelos membros do Pumpkins, nas quais, por exemplo, Jimmy fala (para a revista Modern Drummer) sobre como aprendeu a tocar bateria e suas experiências anteriores com o jazz, e James fala (para a revista Sassy) sobre seu cão de estimação, chamado Bugg.
Em março, "Gish" ganha disco de ouro pelas 500 mil cópias vendidas e é lançado mais um single de "Siamese Dream", chamado "Disarm" (a música preferida de Billy desse disco). Esse single saiu em duas versões distintas, uma contendo a palavra "smile" na capa e com as músicas "Soothe" e "Blew Away" (essa última escrita e cantada por James Iha), e a outra com a palavra "heart" e com a música "Dancing in the Moonlight". Em um show no dia 25 desse mês, no Palmer Auditorium na cidade de Davenport, a banda apresenta a música "Bullet With Butterfly Wings".
Em abril, quando "Siamese Dream" ganhou disco duplo de platina, o Pumpkins fez uma apresentação especial no Filmore Auditorium, em San Francisco, que estava sendo re-aberto depois de 27 anos sem funcionar. Nessa ocasião, Billy disse que eles só tinham uma regra em seus shows: não atendiam pedidos da platéia. Para nós brasileiros, é interessante notar que alguns anos mais tarde, em uma aparição no já finado Programa Livre, Billy Corgan disse a mesma coisa quando uma garota da platéia do ex-programa de Serginho Groissman pediu que ele cantasse "Disarm". Mas, depois de um novo pedido, Corgan resolveu fazer uma excessão e cantou um trechinho de sua canção predileta.
Em junho, Billy consegue tirar um tempo de sua agenda para dedicar um pouco ao Starchildren, seu projeto paralelo. Eles fazem seu terceiro show no dia 18 desse mês, e lançam um disco pela TVT Records, juntamente com a banda Catherine. O line-up do Starchildren possuia Billy, James e Jimmy do Pumpkins, Mark Rew do Catherine e Mary Magdaline. Nesse show, a banda tocou alguns covers, canções antigas e algumas canções inéditas do próprio Pumpkins, que irão aparecer em lançamentos futuros.
Em julho, o Smashing Pumpkins acaba se transformando no headliner do tradicional festival Lollapalooza. Inicialmente o Nirvana seria o headliner, mas com o suícidio de Kurt Cobain em abril, o Pumpkins (que já estava no cast de apresentações) foi escolhido para essa posição. Ainda nesse mês, Billy Corgan diz à revista Musician que o próximo disco da banda provavelmente seria duplo.
Em setembro, em uma entevista à revista Guitar Player, ele revela mais detalhes sobre o futuro novo lançamento. Ele disse que será disco mais eclético da banda, com várias influências diferentes, com músicas acústicas, pesadas, eletrônicas, instrumental, e até com orquestras, sendo que ele já havia composto 40 delas, e somente 28 seriam escolhidas. As gravações deveriam começar após o fim da turnê de "Siamese Dream". Também em setembro, a famosa revista Spin nomeia o Pumpkins como a banda do ano.
Em outubro, no dia 4, é lançado o prometido álbum de b-sides. "Pisces Iscariot" possui, além das canções escritas pelo Pumpkins que por um motivo ou por outro não entraram nos dois discos de estúdio anteriores, dois covers: "Landslide" do Fleetwood Mac e "A Girl Named Sandoz" do Animals. O encarte possui explicações sobre cada canção, digitadas descompromissadamente em uma máquina de escrever por Billy Corgan. A banda também lançou em edição limitada o disco "Earphoria", que seria uma versão em disco do vídeo "Vieuphoria", lançado fazia pouco tempo. Ainda em outubro, "Gish" é relançado, com uma remasterização parcial. Esse relançamento foi pouco noticiado.
Terminadas a turnê de "Siamese Dream" e as exaustivas apresentações no Lollapalooza (que Billy descreve como sendo uma das melhores e uma das piores experiências de sua vida), a banda resolve descansar durante algum tempo antes de começar a trabalhar no próximo álbum. Nesse período longe dos palcos e estúdios, D'arcy e James formaram juntos a Scratchie Records, um selo independente.
O Smashing Pumpkins como um todo parecia mais coeso, e sem a maioria dos vários problemas de antigamente. Esse entrosamento e a melhora no relacionamento entre eles vai se refletir diretamente no trabalho que virá a seguir... e que será por muitos aclamado como um disco único na história da música.
1993 e 1994 foram os anos que levaram o Smashing Pumpkins à condição de grande nome do rock alternativo americano. "Siamese Dream" foi um grande sucesso ao redor do mundo, e agora a expectativa pelo novo trabalho da banda era muito grande. Ao final de 1994, antes de entrar novamente em estúdio, o Pumpkins resolveu parar para um merecido período de descanso, após passar grande parte dos últimos dois anos na estrada fazendo shows. Billy Corgan já havia dito em várias entrevistas que tinha muitas idéias e músicas em sua cabeça para esse novo trabalho, e que eles seguiriam uma nova linha musical.
O Pumpkins começou a trabalhar em seu terceiro disco (sem contar a coletânea de b-sides "Pisces Scariot") em fevereiro de 1995, em Chicago. No final deste mês, a banda tocou quatro noites (dias 20, 21, 27 e 28) no Double Door Club. Esses shows ficaram famosos devido a lotação completa nas quatro noites e também por causa da apresentação de 27 novas músicas (não foram tocadas nenhuma dos discos anteriores). Abertos somente para maiores de 21 anos e com a entrada proibida para imprensa, todos os 1200 ingressos (300 em cada noite) se esgotaram rapidamente, sendo que muita gente ficou ouvindo a banda tocar de fora do clube mesmo. O crítico Jim DeRogatis, do Chicago Sun Times, escreveu sua resenha para o show sentado do lado de fora, apenas ouvindo a performance do Pumpkins. Os ingressos custaram apenas 5 dólares, e todo o dinheiro arrecadado foi doado para instituições beneficientes dos EUA.
De março à julho, o Smashing Pumpkins se dedicou completamente às gravações. Billy Corgan decretou novamente período de dedicação total, e diariamente a banda ficava de 12 a 16 horas dentro do estúdio, no Chicago Recording Center. Foram gravadas cerca de 50 músicas compostas por Billy Corgan e cerca de 15 compostas por James Iha. Flood e Alan Moulder foram os produtores, sendo que a banda escolheu não trabalhar com Butch Vig novamente pois queria fazer uma mudança nesse sentido, trabalhar com alguém que havia não havia estado em um estúdio juntamente com o Smashing Pumpkins.
Dentro do estúdio (que a banda chamou de "Pumpkinland"), foram construídos dois ambientes diferentes, uma para as guitarras de James Iha (que ficava junto com Alan Moulder) e outro para as guitarras de Billy Corgan (que ficava ao lado de Flood). O trabalho instrumental era assim extremamente meticuloso, e algumas faixas tiveram cada trecho de guitarra gravado e regravado várias vezes, como por exemplo, "Thru the Eyes of the Ruby", que possui 25 partes produzidas separadamente. Em compensação, algumas foram gravadas em uma única passagem com todos os integrantes tocando seus instrumentos juntos, como em "X.Y.U.". As músicas de James Iha foram gravadas em seu estúdio próprio (chamado Bugg Studios), junto com alguns amigos, como Kerry Brown (marido de D'arcy que toca no Catherine) e Nina Gordon (do Veruka Salt). De todas gravadas por ele, apenas uma acabou sendo escolhida para estar no novo álbum, chamada "Take Me Down".
Recursos eletrônicos e tecnologia de ponta foram usados também. A banda usou o Studio Vision Pro, e através do software ProTools, construiu passagens de samples, usou loops e retocou passagens de baixo e guitarras. A mixagem foi feita no Village Recorder, em Los Angeles.
Após terminadas as sessões de gravação, a primeira coisa que a banda fez foi achar um tecladista para participar da turnê, uma vez que muitas novas músicas usavam teclados. Depois de receberem aproximadamente 300 fitas de candidatos, Jonathan Melvoin foi o escolhido.
No começo de agosto, a banda anuncia que o seu novo disco, chamado "Mellon Collie and the Infinite Sadness", irá ser lançado no dia 24 de outubro. Anunciaram ainda que tinham planos de lançar de alguma forma boa parte do material que sobrou (e que não foi pouca coisa). No dia 25 desse mês, o Pumpkins toca em uma nova edição do Reading Festival na Inglaterra. Metade do set foi de novas canções, e a reação do público à elas foi muito boa. Billy costuma lembrar-se desse show como "60.000 ingleses cansados e sujos pulando na lama". Dois dias depois a banda toca na Bélgica ao lado do Soundgarden.
Chega o tão esperado mês de outubro e a MTV resolve homenagear o Smashing Pumpkins apresentando um especial sobre a banda no dia 17. O programa Rockumentary mostra a trajetória do grupo e passa trechos do vídeo "Vieuphoria" (lançado em 1994), além de entrevistas, partes de apresentações ao vivo, etc.
Na véspera do lançamento do novo disco, o Pumpkins participa de uma show no Riviera Theater, em Chicago. O Cheap Trick abriu a noite (e depois, no final da apresentação do Pumpkins, se juntou à eles no palco), que foi seguida de uma festa no Double Door Club, com convidados especiais. Uma banda formada por 12 mariachis foi escolhida para animar o evento. Nessa mesma noite, é lançado o primeiro single, chamado "Bullet With Butterfly Wings", que traz também a faixa "Said Sadly" (a já citada parceria de James Iha e Nina Gordon).
Enquanto isso, ao redor do mundo, fãs da banda faziam filas nas lojas de discos para poderem comprar o seu "Mellon Collie and the Infinite Sadness" assim que as lojas abrissem já no dia 24. O disco entra no Billboard Charts logo na primeira posição, e hoje é detentor do título de "disco duplo mais vendido de todos os tempos".
Tanta espectativa não foi em vão, afinal, o Smashing Pumpkins brindou seu público com um trabalho inspiradíssimo, uma obra-prima intensa e tocante. "Mellon Collie and the Infinite Sadness" é dividido em dois discos, "Dawn to Dusk" representando o dia e "Twilight to Starlight" representando a noite. O ciclo da vida e morte.
Billy Corgan já dizia há tempo que esse álbum seria o fim da banda como todos a conheciam, pois eles tinham planos de seguir uma nova linha de trabalho dali em diante. Mas, independente do que a banda viria a fazer depois disso, sua obra emblemática, sua referência no futuro, acabara de ser lançada. O sucesso de "Mellon Collie and the Infinite Sadness" é estrondoso, e o Smashing Pumpkins passa a viver a partir daí o auge de seu sucesso.
Em novembro, enquanto discutiam sobre como ia ser a turnê mundial de divulgação do novo disco, o Pumpkins faz sua segunda aparição no Saturday Night Live (tocando as músicas "Bullet With Butterfly Wings" e "Zero"), apresentado naquela noite por Quentin Tarantino. É a primeira apresentação da banda em que Billy Corgan aparece com o novo visual que cultiva até hoje: a cabeça completamente raspada. Ele explica a todos que fizera aquilo simplesmente por que estava cansado de ter que sempre pentear os cabelos. É também nessa época que Billy passa a usar uma camisa desenhada por ele mesmo: ela é toda preta, com uma estrela e a palavra "Zero" na frente. Seu figurino completa-se com uma calça prateada, e sempre que perguntado sobre esse seu visual (que ele usaria durante quase toda a turnê que viria a seguir), ele se limitava a dizer: "It's all art".
Em dezembro, o namorado de uma das irmãs de D'arcy rouba de sua casa fitas que possuiam material inédito do Pumpkins. Ele as vende e o material é amplamente distribuído pela Internet. Fora esse incidente, o mês transcorre normalmente, com as vendas de "Mellon Collie and the Infinite Sadness" aumentando cada vez mais e surpreendendo até mesmo os integrantes do Pumpkins.
Para fechar o ano, a banda se apresenta na França, sendo apresentada ao público por David Bowie. David e Billy participam de uma entrevista juntos após o show, e depois disso, o Smashing Pumpkins volta para Chicago para filmar o vídeo da canção "1979". Depois de pronto, Billy gosta muito do resultado: o clip transmite bem o clima de nostalgia que a letra da música expõe.
1996 começa e a banda parte para sua turnê mundial logo no dia 2 de janeiro. As primeiras datas nos EUA são marcadas por alguns shows acústicos, mas depois a banda parte para shows convencionais. Eles projetam cada apresentação para cerca de 1.000 à 1.500 pessoas, sendo que o set durava em geral cerca de três horas. O Pumpkins tocava a música "Tonight, Tonight" com trechos do filme "Voyage to the Moon", filmado em 1902 por George Melies, passando em uma tela no fundo do palco, e surpreendia sempre na hora que tocavam "Silverfuck" (do disco "Siamese Dream"), com improvisações que chagavam a durar quase meia-hora. No dia 22 de janeiro, sai o segundo single de "Mellon Collie and the Infinite Sadness", chamado "1979". A faixa "The Boy", escrita por James Iha, aparece nesse single e vale notar também que na sua capa, D'arcy não aparece ao lado da banda: o quarto integrante é Stevie Nicks, do Fletwood Mac. A faixa título (que acabara de ganhar seu clip) foi uma das últimas a serem escritas por Corgan, e para muitos é uma amostra da transição que a banda sofreria a partir de "Mellon Collie and the Infinite Sadness", com influências eletrônicas e ritmos mais cadenciados marcando sua obra. Para Billy Corgan, "1979" é uma das melhores canções do novo disco. No fim de janeiro, a banda participa do Hollywood Rock no Rio de Janeiro.
Em fevereiro, a banda parte para a parte asiática de sua turnê, com os shows começando no dia 19 em Osaka, Japão. A banda de abertura era o Filter. No dia 29, Jonathan e Jimmy cometem o primeiro abuso mais sério com drogas. Billy Corgan dá um ultimato à eles, que parece não ter sido levado a sério por ambos. Esse envolvimento com as drogas terá um desfecho trágico para o tecladista dali alguns meses.
Em março, "Mellon Collie and the Infinite Sadness" recebe seu sexto disco de platina, referente à impressionante marca de 6.000.000 de cópias vendidas nos EUA. No dia 19, o Pumpkins é obrigado a adiar algumas de suas apresentações na Nova Zelândia e na Austrália devido o falecimento do pai de Jimmy Chamberlin. No dia 23 é lançado o terceiro single de "Mellon Collie and the Infinite Sadness", chamado "Zero". É o mais longo de todos, com algumas b-sides e a faixa "Pastichio Medley", que é um retalho de trechos de canções não aproveitadas pela banda.
Em março, alguns acontecimentos desagradáveis ocorrem com o Smashing Pumpkins. No segundo dia do mês, Jimmy e Jonathan abusam novamente no consumo de drogas, em Lisboa. Billy Corgan adianta ao tecladista que ao final da turnê, ele será despedido. No dia 11, em um show em Dublin, uma adolescente de 17 anos chamada Bernadette O'Brien é esmagada pelo público ensandecido durante a música "Bullet of Butterfly Wings". Ela ainda chegaria viva ao hospital Dublin's Mater Hospital, mas não resistiria aos ferimentos internos sofridos. Nesse mesmo acidente, quatro outros fãs sofreriam lesões, mas felizmente sobreviveram. O Pumpkins manda flores no funeral da garota, além de uma carta de condolências à família. Em respeito a ela, o show agendado para acontecer em Belfast é adiado.
No dia 19 de maio vai ao ar nos EUA o episódio do desenho "Os Simpsons" em que o Smashing Pumpkins contracena com Homer e sua aloprada família. A banda havia gravado suas falas algumas semanas antes, tendo concordado em participar pois acharam que seria uma experiência muito engraçada e interessante. E estavam completamente certos!
Em junho, o Pumpkins lança o quarto single derivado de seu mais recente álbum. Chama-se "Tonight, Tonight", e a música-título teria seu clip lançado nessa mesma época. Este vídeo é baseado no filme-mudo "Voyage to the Moon" de George Melies, e foi dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Farris. Nessa época, Billy já havia revelando em várias entrevistas que a banda estava planejando lançar um box set contendo todos os singles de "Mellon Collie and the Infinite Sadness" lançados até o momento, além de outros b-sides e raridades. No dia 25, começa em Michigan a segunda parte americana da turnê do Pumpkins, com o Garbage (banda cujo baterista é Butch Vig) abrindo alguns shows.
No dia 11 de julho, Jonathan e Jimmy cometeriam mais um abuso com as drogas, sendo que para o tecladista este seria o último. Após uma exagerada mistura de bebida com heroína (consumida através de uma seringa), Jonathan Melvoin, de 34 anos, sofre uma overdose e falece, no Manhattan Regency Hotel. Jimmy Chamberlin estava com ele, e estava consciente o suficiente para discar 911. O resto da banda estava hospedada em outro hotel, e um dos empresários de turnê, chamado Tim "Gooch" Lougee, os avisou por telefone para comparecerem diretamente ao 19º Distrito de Polícia. Jimmy foi indiciado por porte de subtâncias proibidas e seu julgamento agendado para o dia 13 de agosto.
Em respeito ao falecimento de Melvoin, o Pumpkins adiou alguns shows marcados para o Madison Square Garden em New York, sendo que os integrantes acabaram não sendo convidados pela família de Jonathan para o funeral.
Em um comunicado oficial no dia 17, a banda anuncia à imprensa que acabara de despedir Jimmy Chamberlin. Billy faz questão de dizer que eles continuavam amigos, mas infelizmente o vício de Jimmy tornava a situação insustentável, e sua saída do Smashing Pumpkins seria melhor para todos, principalmente para o baterista, que teria o tempo necessário para uma tentativa de reabilitação. A banda revela também que procuraria um baterista para acompanhá-los no resto da turnê, prevista para continuar em agosto.
Durante essa interrupção, Billy Corgan já se acha apto novamente à entrar em estúdio para a gravaçao de um novo disco. Afinal, desde o término das gravações de "Mellon Collie and the Infinite Sadness", ele já estava imaginando e compondo canções, que seriam bem diferentes de tudo aquilo que o Pumpkins já fizera antes. Eles inicialmente resolveram trabalhar como um trio, e dessa experiência nasceram as músicas "To Sheila", "Ava Adore" e "Daphne Descends", gravadas com uma bateria eletrônica. Mas essas sessões iniciais acabaram sendo ignoradas pela banda, pois, de acordo com o próprio Billy Corgan, "they seem to be more like demos".
A primeira performance de Billy após a morte de Melvoin foi em uma jam com o Cheap Trick no dia 21 de julho, enquanto que D'arcy e James se dedicaram por um tempo à Scratchie Records, selo formado por eles algum tempo atrás. E, para fechar um pouco mais positivamente o trágico mês de julho, a MTV anuncia no dia 31 que o Smashing Pumpkins foi indicado para oito prêmios do Video Music Awards.
O mês de agosto começa com a banda fazendo audições para encontrar o baterista que iria terminar a turnê que fora interrompida no mês anterior. No dia 6 é anunciado que Denis Flemoin será o tecladista provisório, e dois dias depois, Matt Walker, do Filter, assume a bateria. O Pumpkins começou a ensaiar com os dois novos integrantes logo depois disso, planejando continuar a turnê a partir do dia 27. No dia 13, Jimmy Chamberlin se apresentou à Corte Criminal de Manhattan, onde seria sentenciado a se internar em uma clínica de reabilitação. No dia 23, o Pumpkins faz uma aparição especial (a primeira depois da morte de Melvoin) no Cabaret Metro, em Chicago. A divulgação desse evento foi feita apenas no dia anterior, e mesmo assim o local ficou lotado. Novamente, toda a arrecadação foi doada à uma instituição beneficiente, a Christmas Is For Kids. A performance de Matt Walker foi bastante elogiada.
No dia 27, a Virgin Records anunciou o sétimo disco de platina de "Mellon Collie and the Infinite Sadness". No Canadá, o disco já tinha nove discos de platina.
Em setembro acontece o MTV Video Music Awards, no dia 4. A banda ganha sete prêmios, seis referentes ao clip de "Tonight, Tonight" e um referente ao clip de "1979". Eles tocam na festa de premiação e concedem uma longa entrevista à MTV. Um dia depois, a banda anuncia que lançará em breve um box set chamado "Aeroplane Flies High", composto por cinco discos contendo material dos singles e cinco covers gravados especialmente para esse lançamento.
Em outubro, Jimmy é acusado de mal-comportamento diante da juíza Donna Recant, em seu julgamento no mês de julho. Decide-se que ele deve estar completamente reabilitado até dezembro, caso contrário, deverá cumprir uma pena de 15 dias na prisão. Noticia-se também que Jimmy estaria formando uma banda ao lado de Sebastian Bach (Skid Row), Kelly Deal (Breeders) e Jimmy Flemoin (Frogs). Enquanto isso, o Pumpkins grava duas canções para a trilha sonora do filme "The Lost Highway" (de David Lynch, com Bill Pullman e Patricia Arquette - chamado aqui no Brasil de "A Estrada Perdida"). As músicas se chamam "Eye" e "Tear", sendo que só a primeira acaba sendo escolhida. "Tear" irá aparecer no próximo disco da banda.
Em novembro, no dia 12, o Pumpkins lança o quinto single de "Mellon Collie and the Infinite Sadness", chamado "Thirty-Three". Mais uma música de James Iha aparece neste disco, chamada "The Bells". Dois dia depois, o Pumpkins ganha mais um prêmio, desta vez na MTV European Music Awards. No dia 26, é lançado finalmente o box set "Aeroplane Flies High". Os cinco discos eram basicamente os cinco singles lançados para "Mellon Collie and the Infinite Sadness", acrescidos de algumas faixas-bônus. No mesmo dia foi lançada a trilha sonora do filme "Ransom" (de Ron Howard, como Mel Gibson e Gary Sinise - no Brasil, chamado de "O Preço de um Resgate"). Este disco possui seis faixas (cinco instrumentais) compostas por Billy Corgan e gravadas por ele com o auxílio de Matt Walker. Pra terminar novembro, Sebastian Bach anuncia que o projeto com Kelly Deal, Jimmy Flemoin e Jimmy Chamberlin finalmente saiu do papel. O nome da banda é The Last Hard Men, e eles estavam esperando Jimmy se recuperar para gravar um single que se chamaria "School's Out", e sairia também na trilha sonora do filme "Scream" de Wes Craven (no Brasil chamado de "Pânico").
O começo de dezembro marca a saída de Jimmy Chamberlin do centro de reabilitação, que logo se juntou ao The Last Hard Men. No dia 29, Chris Fabian, esposa de Billy Corgan, pede o divórcio. Ela dá entrada aos papéis exigidos para tal ato, alegando "diferenças irreconciliáveis" entre eles. Boatos dão conta de que o casal já estava separado informalmente nos últimos seis meses.
No dia 7 do primeiro mês de 1997, a banda recebe sete indicações ao Grammy. No dia 9, Billy participa da festa de 50 anos de David Bowie, se juntando ao aniversariante em duas músicas no palco do Madison Square Garden, em New York. No dia 25 sai o divórcio de Billy Corgan. Ele já estava, inclusive, com uma nova namorada chamada Yelena Yemchuk. No dia 27, a banda ganha mais um prêmio, dessa vez pelo American Music Awards. A banda não pôde comparecer no evento para receber o prêmio devido à conflito de datas com sua turnê, que finalmente estava chegando ao fim. Ainda em janeiro, a banda anuncia que irá participar de mais uma trilha sonora, dessa vez para o filme "Batman and Robin".
Em fevereiro termina a extensa e exaustiva turnê de promoção do disco "Mellon Collie and the Infinite Sadness". Foram 165 shows em 14 meses, cobrindo cinco continentes. O último show foi em New Orleans, no dia 5. Depois disso, Billy Corgan participou da produção do disco de Ric Ocasek , chamado "Troubilizing", chegando inclusive a tocar guitarra em várias faixas. No dia 26, o Pumpkins ganha apenas um dos prêmios para os quais foi indicado na 39ª edição do Grammy Awards. Nesse evento, a banda toca "1979" com a participação especial de Chris Vrenna, do Nine Inch Nails, na bateria. Em março a banda anuncia que irá fazer uma pequena turnê de verão pela Europa.
Em abril, Billy Corgan é escolhido o "segundo artista mais criativo do rock comtemporâneo" pela revista Spin. Foi nessa época que a canção "The End is the Beggining is the End" chegou a rádios americanas, antes ainda de ser lançada a trilha sonora do filme "Batman and Robin". Seu clip começa a passar na MTV no mês posterior, e a banda lança um single com essa música no mês de junho. No dia 14, a banda rejeita uma proposta da MTV para fazer um show acústico visando o lançamento de um disco com essa performance, assim como fizeram o Nirvana e o Alice in Chains, entre outros grandes nomes do rock anos 90.
Em junho e julho, a banda realiza a turnê de verão na Europa anunciada dois meses antes, tocando em países como a Inglaterra e Checoslováquia. Ao final dessa curta passagem pela Europa, James Iha entra em estúdio para gravar um álbum solo, que seria lançado no ano posterior. O guitarrista convida Matt Walker para tocar bateria em seu debut solo, além de vários outros músicos que faziam parte do cast do seu selo, a Scratchie Records. Enquanto isso, sua sócia grava a canção "Tonight's the Night" junto com Kelly Deal, para ser lançada em um tributo ao cantor Rod Stewart. Para terminar o mês de julho, novas indicações para o Pumpkins na nova edição do MTV Video Music Awards, todas referentes ao clip de "The End is the Beggining is the End".
As declarações de Billy Corgan de que a banda iria sofrer mudanças em seu direcionamento deixaram muitos fãs preocupados. Ele nunca escondeu o fato de que admirava a música eletrônica, e queria fazer algo nesse sentido. "Mellon Collie and the Infinite Sadness" encerrou um período na história do Smashing Pumpkins, e de acordo com as palavras do próprio Billy Corgan, foi o último disco do "Smashing Pumpkins as people know them now". Para completar, ele dizia também que "there is a certain sound multing around my head". James Iha tentava acalmar os fãs mais ardorosos, dizendo que eles não iriam virar uma banda de "dance music", apenas utilizariam algumas influências eletrônicas para tornar sua música mais rica e experimentar novas sonoridades.
Em agosto de 1997, a banda volta aos estúdios para começar então a nova fase tão alardeada por Billy Corgan. O local escolhido foi o Chicago Trax Recording, e o produtor contratado foi Brad Wood, que já havia trabalhado com Liz Phair e o Red Red Meat. Na verdade, Brad produziria apenas cinco músicas do novo álbum, pois logo a banda decidiria afastá-lo, pois seu jeito de trabalhar não estava agradando-os. O póprio Billy Corgan produziria o resto das canções.
Em setembro, o Pumpkins não vence em nenhuma categoria para a qual seu vídeo de "The End is the Beggining is the End" estava concorrendo. Enquanto a banda trabalhava no estúdio, duas notícias divulgadas pela imprensa valem ser relatadas: a primeira garantia que Billy Corgan havia tomado a decisão de não trabalhar mais com computadores e fazer do novo álbum um trabalho completamente acústico. O futuro mostraria que eles estavam certos em parte. E a outra notícia foi sobre um assassinato de um garoto de 11 anos em New York, cometido por um outro garoto, de 15 anos. O que isso tem a ver com o Pumpkins? Sam Manzie, o pequeno assassino, era fanático pela banda e isso foi motivo suficiente para a imprensa tentar de alguma maneira ligar o Pumpkins ao crime. Típico.
Em outubro, a banda participa do Bridge School Benefit, tocando em duas noites (dias 18 e 19). Este festival é organizado por Neil Young e tem sua renda sempre revertida para instituições que cuidam de deficientes físicos. No show do dia 18, o Pumpkins apresentou duas novas canções, "To Sheila" e "Ava Adore", e no final dessa apresentação, a banda recebeu no palco Marilyn Manson e Twiggy Ramirez, para juntos tocarem a música "Eye" e "Beatiful People". No dia 19, foi apresentada pela primeira vez a canção "Behold! The Nigtmare", e no final, John Popper, do Blues Traveler, subiu ao palco e junto com o Pumpkins tocou "Porcelina of the Vast Oceans".
Em novembro, o Pumpkins abre dois shows para outras bandas: uma no dia 1º, no Texas, para o Rolling Stone, e outra no dia 3 para o Jane's Addiction (que estava fazendo uma turnê especial de reunião), em Chicago. Na metade do mês, Matt Walker comunica à Billy Corgan que que estava deixando o Pumpkins para formar sua própria banda, o Cupcakes, que havia acabado de conseguir um bom contrato com a Dreamworks. Seu último show foi no dia 5 de dezembro, quando a banda abriu novamente parao Rolling Stones em Miami.
Em dezembro, Matt Cameron (ex-Soundgarden, atualmente no Pearl Jam) se junta ao Pumpkins para as novas sessões de gravação do novo disco. O estúdio escolhido agora é o Stuido A, em Los Angeles. Apesar de Matt tocar em sete canções, apenas uma entraria no novo disco, "For Martha" (que já havia sido tocada em shows anteriores).
Em janeiro de 1998, Billy Corgan revela que a banda já tinha mais de 20 músicas gravadas, e outras ainda estavam sendo trabalhadas. Ele diz também que define o novo trabalho do Pumpkins como "arcane night music".
Em fevereiro, no dia 10, é lançado o disco solo de James Iha, chamado "Let It Come Down". Ele foi produzido por Jim Scott, que já havia trabalhado com Tom Petty e Jewel. James participa de alguns programas de rádio e faz pequenas apresentações para promover seu álbum. No dia 11, um novo baterista se junta ao Pumpkins: Joey Waronker, que tocava na banda de Beck. E no dia 26 a banda ganha um prêmio na nova edição do Grammy Awards, pela música "The End is the Beggining is the End".
Em abril, o Pumpkins anuncia que o experiente Kenny Aronoff será o baterista da banda na turnê de divulgação do novo disco. Joey Waronker, que gravou quatro faixas para o disco, recebeu o convite, mas achou a proposta financeira muito baixa, e por isso não aceitou. Além de Kenny, o Pumpkins anunciou que a multi-instrumentista Lisa Germano irá acompanhá-los também nessa turnê.
Em maio, terminadas as gravações, a banda passa boa parte de seu tempo ensaiando com Kenny, e se preparando para a turnê que está prestes a começar. Nesse mês, o Pumpkins vai também para Londres gravar o primeiro vídeo do novo disco, para a canção "Ava Adore". Billy Corgan estava planejando tocar o álbum inteiro em cada apresentação, justificando da seguinte maneira: "So we just don't play the album the same way. Every song is interpreted every night. It's very spontaneous and has a lot of beauty, a lot of soul, a lot of darkness".
Corgan recrutou mais outros músicos para a turnê: dois percussionistas (Dan Morris e Stephen Hodges, sendo que o último já havia trabalhado com Tom Waits) e um tecladista (Mike Garson, que já havia trabalhado com Trent Reznor e David Bowie). No dia 18 é lançado o primeiro single, chamado "Ava Adore", e que vem ainda com as faixas "Czarina" e "Once in a While". No fim do mês, uma baixa: Lisa Germano desiste de tocar com a banda em sua turnê.
No dia 1º de junho, o vídeo de "Ava Adore" estréia na MTV, e no dia seguinte, "Adore", o quarto disco do Smashing Pumpkins, é lançado. É sem dúvida alguma o álbum mais difícil da banda. Possui um clima gótico, com canções soturnas e sons eletrônicos na maioria das faixas. Billy, nas tradicionais entrevistas sobre a nova obra, costumava dizer o seguinte: "I'm not talking to teenagers anymore. I'm talking to everyone now. It's a wider dialogue. I'm talking to people who are older than me and younger than me, and our generation as well". Sobre a mudança de sonoridade, ele dizia: "It's we saying goodbye to what I consider rock and roll. Whatever our little generation's rock and roll was". Além dos três bateristas diferentes, houveram outras participações especiais: Bon Harris cuidou da parte eletrônica de várias músicas os irmãos Jimmy e Dennis Flemoin, do The Frogs, fazem alguns back vocals. Mas as canções foram todas escritas e compostas Billy Corgan, D'arcy e James Iha - "like the very beginning of the band", lembra Corgan. No dia 8, a banda anuncia que irá fazer uma pequena turnê pelos EUA chamada "An Evening With the Smashing Pumpkins". Serão 14 shows que terão suas rendas revertidas para instituições de caridade. A pequena turnê começa em San Francisco, no dia 30 de junho. Logo após essa série de apresentações, o Pumpkins parte para sua turnê mundial.
No dia 8 de julho, "Adore" recebe seu primeiro disco de platina. E a partir desse ponto as vendas começaram a cair, não correspondendo às expectativas da banda, que esperava que os fãs acompanhassem e aprovassem as mudanças que estavam acontecendo com o conjunto.
No dia 8 de agosto, Billy Corgan aparece no programa Howard Stern Show. Lá ele revela que estará trabalhando junto com Courtney Love no novo disco do Hole, chamado "Celebrity Skin". Durante a entrevista, Howard Stern confessou à Billy Corgan que tinha ficado decepcionado com o novo disco do Pumpkins, e Billy respondeu sem titubear que estava decepcionado com os fãs. Isso acabou gerando discussões calorosas nas listas de discussão oficiais da banda. Em entrevistas posteriores, Billy tentou se explicar: "At this point, they [os fãs] should have enough faith and confidence in us just like I have faith and confidence in the bands that I admire. and if they don't, then they're not fans".
Enquanto isso, as vendas continuavam a cair, e em 9 semanas, "Adore" já havia saído da lista dos 40 mais vendidos da Billboard, sendo que ele havia estreado logo na segunda posição. Billy Corgan estava muito decepcionado, mas não se deixava abater: "We've proved everyone wrong before. We'll prove them wrong again". No dia 16, o segundo vídeo para o novo disco, "Perfect", estréia na MTV. Ele foi dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Ferries, que já haviam dirigido o clipe de "1979". Ainda em agosto, a banda se apresenta no Brasil.
Em setembro, no dia 7, é lançado o segundo single de "Adore", chamado "Perfect". Existem três versões desse disco: uma com a música "Summer" (assinada por James Iha), outra com uma versão remixada da canção "Daphne Descends" e outra com a própria "Perfect" remixada. No dia seguinte, é lançado o disco "Celebrity Skin" do Hole, disco que tem algumas músicas compostas e produzidas por Billy Corgan, como "Malibu", "Petals" e "Aweful". No dia 25, o Pumpkins aparece no Saturday Night Live, onde eles tocam o hit "Perfect". Billy participa de um quadro onde ele implora que a atriz Cameron Diaz dance com ele.
Em novembro, no dia 13, a banda corta relações com a empresa que cuidava dos negócios do Smashing Pumpkins, a Q Prime. Billy Corgan alegou que haviam muitas dierenças entre eles, e disse também que já fazia tempo que as relações entre eles estava tensas. Eles estariam a partir daí procurando por um novo empresário.
Em dezembro, em uma entrevista para a revista Rolling Stone desse mês, Billy Corgan revela que não gostara de nenhum disco de rock lançado em 1998, e diz também que já estava compondo novas canções para um novo disco do Smashing Pumpkins. Enigmaticamente, ele diz que o novo disco do Pumpkins irá soar como o Mountain. Muitos fãs se animam e vêem aí uma possibilidade de a banda voltar às suas raízes. No dia 12, Billy Corgan faz uma apresentação solo para a rádio KROQ, em um programa chamado "Almost Acoustic Christmas Show". Ele canta duas novas músicas, além de cantar pela primeira vez a canção "Rotten Apple", que saiu originalmente no single de "Tonight, Tonight".
1999 começa com o Pumpkins procurando por um novo manager e descansando após finalizada a turnê mundial de divulgação do disco "Adore". Boatos de que a banda estava prestes a entrar no estúdio para gravar um novo álbum estavam se espalhando rapidamente, mas nada era oficial.
Em fevereiro, novamente a indústria de boatos entra em ação, enquanto o Pumpkins não dava sinais de vida: muitos diziam que Jimmy Chamberlin estava reassumindo as baquetas do Pumpkins. Outra notícia bastante difundida dizia que Billy Corgan, D'arcy e James haviam entrado em um estúdio e já tinham cerca de 40 músicas prontas para o novo disco, sendo que uma delas seria aproveitada na trilha sonora do filme "Stigmata". O Pumpkins continuava sem se pronunciar, e sabia-se somente que eles tentariam divulgar o mínimo possível seus próximos passos.
Em março, James Iha e Adam Schlesinger (líder do Fountains of Wayne) formam uma sociedade e inauguram um estúdio chamado Stratosphere Sound. A primeira banda a gravar material lá foi o Fulflej, que faz parte do cast da Scratchie Records. No final desse mês, Billy Corgan participa de um show beneficiente ao lado de seu pai (que já tinha sido guitarrista de jazz) no Metro, em Chicago. E, junto com o Pumpkins, Billy confirma uma pequena turnê de oito shows em pequenas casas noturnas dos EUA. Fontes na Internet garantiam que esse pequeno giro serviria de teste para o novo material que a banda supostamente havia gravado, além de marcar o retorno de Jimmy Chamberlin.
Em abril, os boatos se confirmam: Billy Corgan anuncia que Jimmy estava se juntando mais uma vez ao Smashing Pumpkins, fazendo sua re-estréia na pequena turnê que estava para começar no dia 10, em Michigan. E, depois de inaugurar seu site oficial (http://www.smashingpumpkins.com), o Pumpkins volta à ativa, apresentando nessa turnê - que se extende até o fim de maio - várias músicas inéditas.
Em junho, o recém inaugurado site oficial do Pumpkins noticia que Billy Corgan e Mike Garson (tecladista da banda de David Bowie) escreveram várias músicas para a trilha sonora do filme "Stigmata", sendo que uma delas, chamada "Identify", já tinha sido inclusive gravada pela cantora Natalie Imbruglia. E também é nesse mês que finalmente o Pumpkins resolve tornar clara sua situação: cerca de 60% do novo álbum, ainda sem previsão de lançamento, já estava concluído, e o produtor escolhido foi novamente Flood.
Em julho, no dia 14, Billy a James participam de um chat com fãs do mundo todo através de seu site oficial. Na metade do mês, a Virgin Records anuncia que o novo disco do Smashing Pumpkins estava programado para ser lançado em fevereiro do ano 2000.
Em agosto, a banda passa grande parte do tempo em Chicago gravando as novas músicas. Poucas informações eram passadas para a imprensa, mas já se sabia que a sonoridade seria bem diferente daquela adotada em "Adore", sendo que para muitos o principal motivo dessa possível volta às raízes era fruto da volta de Jimmy à banda. O próprio Billy Corgan dava pistas sobre o novo disco ao falar sobre a reintegração do baterista: "When Jimmy left, we weren't that Smashing Pumpkins anymore, so we didn't try to be. Then he comes back and we literally went right back to where we left off because it has got something to do with the four people". Ainda em agosto, Billy arranja tempo para participar das gravações das músicas da trilha sonora de "Stigmata", que contariam ainda com outros nomes famosos.
No dia 9 de setembro, uma notícia divulgada pela própria banda choca os fãs: a baixista D'arcy acabara de sair do Smashing Pumpkins. Billy e James fazem questão de dizer que: a banda não estava se separando; a volta de Jimmy não tinha nada a ver com a decisão de D'arcy; e o novo disco, que já havia sido quase que totalmente finalizado, não sofreria nenhuma alteração, nem mesmo em sua data de lançamento (inicialmente, 15 de fevereiro de 2000). As razões para a saída de D'arcy não foram imediatamente divulgadas, o que resultou em muitos boatos na Internet, mas hoje sabe-se que a baixista saiu da banda simplesmente por estar cansada da vida de rock star. D'arcy queria se dedicar à Scratchie Records, passar mais tempo em sua fazenda e também fazer cinema.
Em outubro, o Pumpkins finalmente contrata um novo manager. Na edicão do dia 9 do Los Angeles Times, é noticiado que Sharon Osbourne, esposa de Ozzy Osbourne, foi contratada para trabalhar com o Smashing Pumpkins. Sharon desde cedo se viu no meio burocrático do rock. Seu pai, Don Arden, foi empresário do Black Sabbath durante um bom tempo, e a própria Sharon é tida por muita gente como a responsável pelo sucesso da carreira solo de Ozzy (e talvez, pelo fato de Ozzy estar ainda vivo). Sharon também é responsável pelo festival itinerante Ozzfest, além de administrar várias outras bandas.
No dia 19 de novembro, o Pumpkins oferece uma audição especial de seu novo disco (ainda sem nome confirmado) para alguns executivos da Virgin e alguns poucos amigos próximos. Todos ficam bastante empolgados com o novo trabalho, que teve seu lançamento adiado para o dia 29 de fevereiro.
E, depois de finalmente cobrir o posto de empresário da banda, em novembro o Pumpkins acha uma nova baixista: no dia 25, é anunciado que Melissa Auf Der Maur (que tocava no Hole e havia se desligado da banda de Courtney Love na mesma época que D'arcy deixou o Pumpkins) estava se juntando a Billy, James e Jimmy. Também em novembro são divulgadas as datas da turnê mundial que a banda estava prestes a iniciar para divulgar o novo disco, que permanecia sem título.
No começo de dezembro, aparece a primeira música do novo disco do Pumpkins nas rádios. Chama-se "The Everlasting Gaze", e surpreende muitos fãs devido suas guitarras pesadas e ritmo contagiante. A letra da canção não poderia ser mais sintomática: basta dizer que a primeira frase cantada por Billy é "You know I'm not dead". No dia 20, o Pumpkins libera "The Everlastig Gaze" para ser copiada pela Internet, e anuncia também que o primeiro single de seu novo disco será lançado no mês que vem, e se chamará "Stand Inside Your Love".
O ano 2000 começa e o Pumpkins passa janeiro praticamente inteiro fazendo shows pelo mundo. No dia 11, Sharon Osbourne diz a imprensa que não vai mais trabalhar com o Smashing Pumpkins, devido à problemas de relacionamento com Billy Corgan. Ela chegou a dizer em algumas entrevistas que "it was with great pride and enthusiasm that I took on management of the Pumpkins back in October, but unfortunately I must resign today due to medical reasons - Billy Corgan was making me sick!!''. Dali há dois meses, o Pumpkins iria processar Sharon alegando quebra do contrato assinado entre eles no dia 4 de outubro de 1999. Ainda em janeiro, aparecem muitos boatos pela Internet dando conta de que a banda irá acabar depois do lançamento de seu novo trabalho, que a essa altura, já possuia título e track-list conhecidos. O quinto álbum de estúdio do Pumpkins se chamaria "MACHINA / the machines of God".
No dia 25 de janeiro, a ex-baixista do grupo, D'arcy, é presa em Chicago com a posse de três bolsas contendo um tipo de cocaína conhecida como crack. Ela estava acompanhada de um amigo chamado Tony Young, que acabou sendo inocentado. D'arcy foi liberada após informada de que teria que comparecer ao Chicago Court Branch no dia 14 de fevereiro.
Em fevereiro, após seu julgamento, D'arcy é setenciada a passar dois meses em uma clínica de reabilitação para viciados. Depois de feito esse tratamento, se ele for bem sucedido, as acusações de posse de drogas contra ela serão retiradas (privilégio sempre concedido aos réus primários). No dia 23, o Smashing Pumpkins rompe relações com a Virgin Records. Billy Corgan diz estar cansado de ser um "servente ligado por um contrato". A Virgin estava estudando nessa época uma possível união com a EMI, outra gigante da indústria fonográfica mundial. E finalmente, no dia 29 de fevereiro, é lançado "MACHINA / the machines of God" (na Inglaterra, o lançamento aconteceu no dia anterior). O novo disco do Pumpkins entra direto na terceira posição no Billboard Top 200. A banda começa oficialmente a "The Sacred and the Profane Tour" para divulgar seu mais recente trabalho ao redor do mundo.
O mês de março é praticamente todo dedicado à shows pelos EUA. A reação do público ao novo disco é extraordinária. A banda parece ter encontrado o equilíbrio perfeito entre as guitarras de "Mellon Collie and the Infinite Sadness" e a delicadeza de "Adore".
Em abril, é anunciado que o Pumpkins irá participar da Summersault 2000, um festival no Canadá ao lado das bandas Our Lady Peace e Foo Fighters.
Com os clips de "The Everlasting Gaze" e "Stand Inside Your Love" fazendo muito sucesso, as vendas de "MACHINA / the machines of God" indo muito bem e as apresentações ao vivo sempre lotadas, a banda de Billy Corgan parecia ter voltado à sua grande fase, sendo novamente quase uma unanimidade entre público e imprensa. Tudo parecia correr muito bem, com os fãs e a banda uma vez mais em sintonia.
Mas alguns mistérios se escodem nas belas ilustrações do encarte de "MACHINA / the machines of God"... os próximos meses guardam muitas surpresas sobre o futuro do Smashing Pumpkins. Boas e más notícias reveladas em um pequeno espaço de tempo que nenhum fã poderia esperar.
No dia 19 de maio de 2000, uma boa notícia: D'arcy consegue se livrar das acusações de porte de drogas, devido seu sucesso no centro de reabilitação ao qual havia sido submetida pela justiça. Mas, quatro dias depois, a pior notícia que um fã do Smashing Pumpkins poderia ter vira realidade. No dia 23 de maio, Billy Corgan dá uma entrevista bombástica para a rádio americana KROQ, sediada em Los Angeles, dizendo que ao final da "Sacred and Profane Tour", o Smashing Pumpkins irá encerrar suas atividades. "We're at the end of our road emotionally, spiritually, and musically", disse ele. "We thought that we'd tell people when the album came out, but now that the album's out, it's fine". Corgan contou mais detalhes sobre essa decisão, deixando claro que era algo já definido por ele há bastante tempo. "We just wanted to do one more album, not because 'Adore' was received poorly, but just to reconnect with the band's audience. Unfortunately it didn't work out that way with D'Arcy, but... it's more about completing the circle and leaving things on a positive note. It's just about leaving everybody with a nice kiss, and one more swing".
"There's nothing wrong inside the band but the way the culture is and stuff, it's hard to keep trying to fight the good fight against the Britneys", disse também Corgan nessa entrevista, ao tentar explicar que não houvera nenhuma briga entre os integrantes da banda, e também mostrando sua insatisfação com a música e a indústria fonográfica dos dias atuais.
Foi uma bomba para os milhões de fãs ao redor do mundo. Corgan disse também que quem acompanhava bem as letras da banda, e prestou atenção às canções de "MACHINA / the machines of God", sabia que a banda estava apenas esperando o momento certo de anunciar seu fim. Com isso, não demorou muito para aparecerem ainda mais teorias e boatos sobre as ilustrações e sobre a história por trás desse último disco do Pumpkins. Corgan, misteriosamente, não confirma e nem nega que realmente exista uma história ou mensagem por trás, não somente de "MACHINA / the machines of God", como também de todos os discos da banda. E não dá para negar que, na ilustração chamada "Plate XII - In all things the symbols reign supreme" de "MACHINA / the machines of God", existe algo, no mínimo, curioso: o número 23, rabiscado embaixo de um número 5, que para muitos é uma alusão à data que Corgan anunciou o fim (23/05). E, nessa mesma figura, está escrita a seguinte frase: "To finish when seven is one". Alguém aí lembrou que "MACHINA / the machines of God" é o sétimo trabalho oficial lançado pelo Smashing Pumpkins? As ilustrações desse disco seguem-se parecendo realmente descrever a carreira do Pumpkins em ordem cronológica.
Deixando de lado todos esses mistérios, o fato é que a banda não deve começar o milênio junta. Ainda nessa entrevista, Corgan dá várias outras declarações importantes, como ao dizer que realmente ainda não sabia o que iria fazer, apesar de ter certeza que logo estaria no meio musical novamente. E também garatiu que existiam ainda muitas sobras de estúdio, não só das seções de gravação de "MACHINA / the machines of God", como também dos discos anteriores, dando pistas que a banda planejava lançar isso de algum jeito antes de se separar, possivelmente sob a forma de uma continuação de "MACHINA / the machines of God".
O Pumpkins iria continuar sua turnê mundial (ainda existiam datas no Japão, Europa e Canadá, além de apresentações em programas de TV dos EUA) e depois, possivelmente em julho, entrariam no estúdio para dar um retoque final em algumas canções antes de lança-las.
Pela Internet, ao mesmo tempo que surgem as teorias sobre o mistério envolvendo o último disco da banda e seu encarte, aparecem também declarações de fãs ardorosos do Pumpkins, sejam implorando à Billy Corgan para que ele voltasse atrás, ou agradecendo-o pela música que o Pumpkins produziu em sua mais de uma década de existência.
Em julho, através de seu site oficial, a banda anuncia que já estava em Chicago trabalhando em várias músicas para serem lançadas em um último trabalho do Smashing Pumpkins, ainda sem data para ser lançado. Sobre isso, Corgan disse: "It's sometimes hard to jog the memory of what we were thinking or doing at any given moment because some of these songs haven't been worked on in over a year, but now is the right time because after the band splits it is not the kind of thing you want to try to finish in 10 years or so, when we go ahead and put out that penultimate box set". Corgan também fazia referências ao "all the deep alchemical codes of Machina", deixando os fãs ainda mais curiosos e os debates pela Internet ainda mais acirrados. A banda ainda não sabia se esse último lançamento seria um box set, um disco duplo ou um disco simples. Quem sabe, nenhuma dessas alternativas...
Em julho, a banda anuncia que lançara no dia 11 de setembro mais um single para "MACHINA / the machines of God". Ele se chamara "Try, try, try", e além da música-título, possuirá a faixa "Here's to the Atom Bomb". O Pumpkins estava nesse momento em turnê pela Europa, e em uma entrevista, James Iha diz que, a exemplo do que dissera anteriormente Billy Corgan, ele não sabia o que iria fazer depois do fim da banda. "I just don't want to do that for the rest of my life. It sounds depressing. I mean, rock 'n' roll is great, but in some sort of grand, immortal sense, I don't want to look back and be this old rock 'n' roll codger. I think there's more to life than rock 'n' roll", disse ele.
Em agosto, Corgan anuncia que iria vender sua casa em Chicago, aquela que ele havia comprado com parte do dinheiro que "Gish" lhe rendeu. Ele diz que a casa - construída no século passado - tem um valor sentimental para ele, e faz questão que seu novo dono cuide bem dela. "This house is full of love. I don't think anything ever bad happened in it, and being an artist, I'm sensitive to that", disse ele em uma entrevista. A razão da mudança é simples: Corgan não tem mais descanso lá, pois todos sabem que é sua moradia.
Isso foi principalmente depois que a revista Chicago publicou uma foto da casa em uma edição de 1995.
No dia 14, o Smashing Pumpkins inaugura em seu site uma estação de rádio, onde tocam suas músicas inéditas, b-sides e apresentações ao vivo. Logo depois, a banda parte para o Canadá para participar do festival Summersault 2000. No dia 22, mais novidades no site oficial do Pumpkins: a banda disponibiliza o clip completo de "Try, try, try", dirigido por Jonas Akerlund (que já trabalhou com Madonna e Prodigy), para seus fãs assistirem. A versão que estava passando na MTV teve algumas cenas censuradas.
Em setembro, Corgan anuncia em uma entrevista que participará de um tradicional programa americano chamado "Storytellers", onde irá explicar para os fãs o significado de várias de suas letras. Ele diz também que pretende revelar no fim do ano todo o conceito envolvendo o disco "MACHINA / the machines of God", e, por fim, revela que "there's more surprises coming, more music, more stuff, more surprises".
E a maior surpresa após o fim da banda não demora a acontecer. O Smashing Pumpkins libera as únicas 25 cópias de seu último disco, chamado "MACHINA II / The Friends and Enemies of Modern Music". A banda cedeu essas cópias para amigos próximos e fãs clubes, pedindo que estes divulguem, copiem e distribuam pela Internet o máximo possível, para que todos os fãs ouçam. O Pumpkins, que não teve nenhuma ajuda da Virgin Records, produziu sozinho esse novo álbum, que consiste em três EPs de 10'' e um LP duplo, em um total de 25 músicas. O efeito é imediato: na mesma semana, vários sites começam a disponibilizar as músicas para download. Corgan faz questão de dizer que "MACHINA II / The Friends and Enemies of Modern Music" não será lançado oficialmente. Músicas inéditas, b-sides e versões diferentes de faixas que apareceram em "MACHINA / the machines of God" fazem parte do track-list do novo disco.
Em outubro, a banda anuncia as datas dos dois últimos shows: 29 de novembro e 2 de dezembro de 2000. Ambos os shows ocorreram em Chicago, cidade natal da banda, e foram apresentações carregadas de emoção (com Billy Corgan chorando copiosamente ao final do último show, enquanto o público ia a loucura), aparições especiais e set lists gigantescos (o último show durou cerca de 4 horas) com várias músicas de todos os trabalhos da banda, jams e covers. A banda chega finalmente ao fim depois de uma carreira brilhante que durou cerca de uma década e juntou milhões de fãs fanáticos.
Em 2001, algumas novidades: a Virgin anuncia, para o fim do ano, o lançamento de uma coletânea. Billy volta aos estúdios para gravar uma participação no novo disco do New Order, "Get Ready". Ele canta e toca guitarra na faixa "Turn my Way". Em novembro, Billy e Chamberlin criam o Zwan, ao lado de David Pajo e Matt Sweeney. Melissa e James aparentemente montam uma banda com Evan Dando e Ryan Adams, mas o projeto até agora não saiu do papel.
Em dezembro, enquanto o Zwan já faz os seus primeiros shows, a Virgin lança "Rotten Apples", a coletânea do Smashing Pumpkins. Inicialmente, ele vem com um disco bônus chamado "Judas 0", com b-sides e músicas inéditas. Outros lançamentos vêm a seguir: o DVD "The Smashing Pumpkins 1991-2000" que reúne todos os vídeos da banda, além de uma reedição do disco "Earprohria" e uma em DVD do vídeo "Viewphoria".
O grupo lançou um EP de quatro canções American Gothic em janeiro de 2008. O EP foi lançado digitalmente no iTunes nos EUA, e internacionalmente como um CD. Em uma entrevista numa rádio em fevereiro de 2008, Corgan disse que a banda tocaria em lugares menores, com shows dedicados a momentos específicos da música da banda. A banda planeja lançar material de arquivo da sua carreira inteira.Em março o grupo contribui com a canção "Superchrist" para uma compilação em CD lançada pelo Guitar Center. Apesar de que Corgan e Chamberlin tem continuado a gravar como um duo, Jeff Schroeder deu indicações de que poderia contribuir para gravações futuras.Não mais ligado a uma gravadora, Corgan e Chamberlin compraram um estúdio de gravação em Chicago e começaram a gravar em maio, novamente como um par.A banda planeja lançar um novo single em setembro de 2008.
A 20 de Março de 2009 foi anunciada no site oficial, a saída de Jimmy Chamberlin do grupo. Apesar disso, Billy Corgan diz que irá para estúdio gravar novos temas dos Pumpkins. OCEANIA é a sua 7 ª álbum de estúdio da banda e vai apoiá-lo com uma turnê mundial em 2012.
FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Smashing_Pumpkins
Fonte: Smashing Pumpkins - Matérias e Biografias http://whiplash.net/materias/biografias/038367-smashingpumpkins.html#ixzz241yej0ja
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Biografias
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