sábado, 5 de fevereiro de 2011

Within Temptation



Within Temptation

Within Temptation é uma banda holandesa que faz um som híbrido de gothic metal, doom metal, death metal e o melhor da música clássica.
"Introdução: Robert Westerholt era integrante de uma banda chamada The Circle, que estava prestes a gravar o primeiro trabalho, foi então que Robert foi expulso da banda sem motivo aparente. Logo a banda trocou o nome para Voyage e lançou o álbum Embrace pela Nightfall Records. Após o lançamento do álbum, o baixista da banda, Jeroen van Veen, também foi expulso, um dos maiores motivos para a namorada de Robert, Sharon den Adel e o guitarrista Michiel Papenhove, deixarem a banda também. The Circle/Voyage lançou duas demos e alguns sons. Aproximadamente três anos depois, Robert teve a idéia de um novo projeto."


Sharon den Adel


Tudo começou em maio de 1996. Robert Westerholt, o fundador da banda, já tinha uma ótima vocalista para dividir os vocais com ele, era sua namorada Sharon den Adel (que já tinha participado de uma banda regional e de um coro também). Ele já tinha composto duas canções que, depois de algumas modificações, tiveram o nome mudado para Enter e Candles, mas a banda precisava de outros integrantes. Então, Robert Westerholt convidou os ex-integrantes de sua antiga banda (The Circle) Jeroen van Veen (Baixo) e Michiel Papenhove (Guitarra); convidou também Richard Willemse (Bateria) e Martijn Westerholt (Teclado) (o irmão mais novo de Robert). Juntos, então, eles formavam o Within Temptation (por acaso a banda era formada por uma boa parte da antiga banda The Circle/Voyage), mas devido alguns desentendimentos, Richard Willemse teve que deixar a banda e em seu lugar entra Dennis Leeflang (Bateria).
Finalmente com a banda formada, em setembro de 96, o primeiro trabalho foi gravado. Foi uma demo intitulada Enter (contendo as músicas: Enter, Candles, The Gatekeeper e Pearls Of Light). Eles a gravaram no home studio que Dennis Leeflang tinha e, logo após, em novembro de 96, Dennis deixou a banda por causa de alguns desentendimentos. No lugar dele entrou Ivar de Graaf (Bateria).

Sharon den Adel
 
Eles enviaram a fita demo para algumas gravadoras e o sucesso foi tão inesperado que em menos de dois meses eles já tinham várias ofertas de contrato para gravação. O Within Temptation decidiu assinar contrato com a gravadora holandesa DSFA Records, a escolha foi porque, sendo a DSFA uma gravadora relativamente "pequena" em relação a outras, eles teriam maior atenção para seus projetos. E nesse período eles estavam fazendo alguns shows junto com a banda Orphanage. Logo a DSFA pede para que o Within Temptation grave mais uma demo. Essa demo sem nome foi gravada no estúdio Moskou, em Utrecht. A DSFA ficou satisfeita com o resultado e propôs que eles começassem a gravar o seu primeiro álbum.

within temptation logo

Este primeiro álbum, intitulado Enter, foi lançado em 7 de abril de 1997 (contendo as músicas: Restless, Enter, Pearls of light, Deep within, The Gatekeeper, Grace, Blooded e Candles). Ao mesmo tempo o Within Temptation foi convidado para se apresentar no renomado festival Dynamo Open Air de 1997, onde fizeram o quinto show de sua carreira e, logo em seguida, a banda recebeu vários convites para novas apresentações. Eles fizeram uma excursão de duas semanas, onde tocaram até na Alemanha e Áustria. E lançaram o sigle, Restless (contendo as músicas: Restless, Pearls Of Light, Restless (Classical Version)).
Em 1998, o Within Temptation foi chamado novamente para se apresentar no Dynamo Open Air, mas agora como uma das atrações principais tocando no Main Stage (palco principal), já que na edição do evento de 1997 eles tocaram no Campsite (palco para iniciantes). Durante este e vários outros shows eles queriam gravar algo novo, mas não queriam que isso levasse muito tempo. Por isso em julho de 1998 eles lançaram o Ep MCD The Dance (contendo as músicas : The Dance, Another Day, The Other Half (of me), Remix Restless e Remix Candles And Pearls Of Light e uma faixa multimídia com informações e imagens sobre a banda), supostamente deixando um gostinho de como seria o novo trabalho. No período de gravação deste MCD, Ivar de Graaf deixa a banda e no lugar dele entra Ciro Palma (Bateria).
Em 1999 eles decidiram dar um tempo para eles mesmos, já que a dois anos eles vinham se dedicando totalmente à banda. Nesse meio tempo nada de muito importante aconteceu, apenas eles terminaram os estudos e montaram o seu próprio estúdio.
O ano de 2000 começou com eles recebendo convites para fazer shows em vários festivais. Ivar de Graaf volta à banda a tempo de gravar um novo trabalho e em 4 de dezembro do mesmo ano foi lançado o álbum Mother Earth (Contendo as músicas: Mother Earth , Ice Queen, Our Farewell, Caged, The Promise, Never-Ending Story, Deceiver Of Fools , Intro, Dark Wings, A Perfect Harmony). Álbum este que não continha mais os guturais de Robert Westerholt. Junto com seu lançamento veio o reconhecimento, várias revistas holandesas especializadas classificaram este como o CD do mês. Com isso o número de fãs aumentou absurdamente. Estava mais do que evidente que o Within Temptation era a nova revelação do Gothic Metal mundial.
Em 2001, o Within Temptation fez muitos shows dentro e fora de seu país de origem, também fez alguns shows em Paris, cidade do México e Bélgica. Quando o Within Temptation estava reconhecido e com fãs por diversas partes do mundo, dois singles foram lançados: Our Farewell (contendo as músicas: Our farewell (radio version), Dark wings, Our farewell (album version), Our farewell (acoustic version) ) e Ice Queen (contendo as músicas: Ice queen (radio version), Mother earth (live), Caged (live), Ice queen (live), Ice queen (demo version), Caged (demo version)). A banda tocou em vários lugares conceituados como o famoso Pinkpop festival, onde contou com mais de 100.000 pessoas. Logo estavam tocando em rádios e canais de televisão. Em 20 de junho, Michiel Papenhove decide sair da banda (confira o motivo aqui) e anuncia seu último show com o Within Temptation, que foi no dia 14º de julho no Vlietpop na Holanda. A banda estava atrás de um novo guitarrista, muitos foram os candidatos, mas dia 29 de junho foi revelado o substituto de Michiel, ele era Jelle Bakker (da banda Frozen Sun). A banda terminou o ano compondo junto com Don Ivarus uma música especial de natal chamada Gothic Christmas.
Começa o ano 2002 e a situação de Jelle Bakker na banda não estava nada boa, já que enquanto Jelle não podia tocar nos shows, em seu lugar ficava Ruud Jolie. Mais tarde, em 11 de janeiro de 2002, Ruud Jolie tornou-se o guitarrista oficial do Within Temptation.
Em 2004 a banda volta aos estúdios e dispara o single Stand My Ground. Porém, as novas músicas já eram tocadas em suas apresentações ao vivo. Este trabalho lançado em outubro traz o clipe da faixa título gravada em Berlin. O álbum The Silent Force chega no mês seguinte com onze faixas principais e mais duas bônus inclusas em outras versões; além de um Digibook e um DVD bônus.
Em Maio de 2005, é lançado o videoclipe da música Angels e, posteriormente, também são lançados singles Memories e Angels. Em novembro, a banda lança o DVD triplo: The Silent Force Tour e dá início às turnês de divulgação.
Em dezembro de 2006, o Within Temptation assina com a gravadora Roadrunner Records e grava um single com quatro faixas e participação de Keith Caputo, do Life Of Agony. No fim de janeiro de 2007, é divulgado no site oficial o videoclipe da faixa título do single, e em seguida é lançado What Have You Done. Finalmente, em março de 2007, é lançado o CD The Heart of Everything.
O mais recente trabalho, traz 11 faixas e em menos de 1 mês vende mais de 150.000 cópias. As músicas seguem uma temática semelhante a dos álbuns anteriores e confirmam a identidade que o Within Temptation consolidou em sua carreira. As faixas, The Howling e The Sound Of Freedom são inclusas na trilha sonora dogame The Chronicles Of Spellborn.
O lançamento do álbum ao vivo aconteceu em Outubro de 2009 "An Acoustic Night at the Theatre". Esse mesmo álbum contém músicas acústicas ao vivo que foram gravadas durante a turnê "sold-out" Theatre Tour em Novembro de 2008. Esses foram shows muito especiais. A banda adicionou um set acústico ao seu show, fazendo com que fosse mais íntimo e especial. Além disso, foram usadas projecções do tela o que enfatizou o ambiente teatral. Como a respostas às faixas acústicas foram positivas, a banda decidiu lançar num CD, junto com o single da música bónus "Utopia", tocada em conjunto com Chris Jones.
A data exacta do lançamento foi em 30 de Outubro, na Alemanha, Áustria e Suíça. O resto do mundo teve que esperar até 2 de Novembro.
Apesar de este álbum ter sido referido como uma experiência positiva, a banda assegura que o seu rumo no próximo álbum será totalmente diferente.
The Unforgiving, é o título do novo álbum da banda, cujo lançamento previsto para março de 2011. O conceito do álbum é baseado na série em quadrinhos escrita por Steven O'Connell (BloodRayne, Dark 48) e trará personagens e cenários desenhados Romano Molenaar (Witchblade, Darkness, X-Men).
Comentário da banda: “Neste álbum, nós tomamos uma abordagem totalmente diferente. Cada canção no 'The Unforgiving' foi escrita ao longo da narrativa de Steven. Os personagens principais do quadrinho estão refletindo os personagens em nossas canções. O conceito nos empurrou e deu inspiração para vir pra cima com uma nova abordagem em nosso som. Isto resultou em nossas melhores canções escritas até agora."
Além da série em quadrinhos a inspiração do álbum contou também com a influência do metal, rock e até pop hit's do final dos anos 80 e início do anos 90
Assim, o Within Temptation continua sua carreira de muito sucesso, produzindo seu som híbrido, de gothic metal, doom e death, adicionando influências da música clássica com o mais puro heavy, em uma rara combinação de agressividade e sutileza entrelaçadas com harmonia.



pt.wikipedia.org/wiki/Within_Temptation

Nenhum comentário:

Postar um comentário