domingo, 6 de fevereiro de 2011

THE BEATLES-lendária banda inglesa( PARTE-2 A HISTORIA)

Os meninos de Liverpool surgiram na década de 60 e foram responsáveis pela invasão do rock and roll britânico nos Estados Unidos. Influenciaram os jovens de sua geração com seus cortes de cabelos, roupas e consciência social.
Mesmo com o final do grupo em 1970 seus ex-integrantes iniciaram carreiras solos de grande sucesso. É considerado o grupo musical de maior sucesso da história com mais de um 1,5 bilhão de álbuns vendidos em todo o mundo, influenciaram e continuam influenciando bandas do mundo inteiro.

Os Beatles realizaram seus primeiros shows no famoso The Cavern Club, Liverpool, Inglaterra. Foram descobertos no ano de 1962 pelo empresário Brian Epstein, tendo um contrato assinado com a gravadora EMI. O primeiro trabalho realizado em 1962 alavancou sucessos como P.S. I Love You e Love Me Do.
O grupo foi responsável pela Beatlemania devido a sua influência sobre os jovens que se vestiam como os Beatles, cortavam os cabelos como estes e adquiriam qualquer tipo de material publicitário que falasse sobre a banda, não apenas discos.
Em 1965, foi lançada a canção Help marcando o fim da beatlemania e a pressão que sofriam para atender aos fãs e à gravadora. No final deste mesmo ano foi lançado o LP “Rubber Soul” com elementos complexos e letras mais elaboradas.
No ano de 1967 foi à vez do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". O declínio da banda surgiu no mesmo ano com a morte de seu empresário, apesar de terem bons trabalhos realizados não conseguiam pagar as dívidas com a nova gravadora, Aple.
Os Beatles anunciaram sua separação em 1970, logo após o lançamento de Leat it Be, até hoje os garotos de Liverpool fazem um sucesso estrodonso com milhares de fãs espalhados por todo o mundo.

Site oficial: http://www.beatles.com/

THE BEATLES

A banda de rock de maior sucesso em todos os tempos começou de forma humilde na Inglaterra. O cantor, compositor e guitarrista John Lennon (nascido em 9 de outubro de 1940)dava seus primeiros passos no mundo da música em sua cidade natal, Liverpool, e criou um grupo com alguns colegas de escola, The Quarrymen. Em 1957, após um dos seus shows, foi apresentado ao cantor e então guitarrista e depois baixista Paul McCartney (nascido em 18 de junho de 1942).
Eles ficaram amigos e em seguida McCartney entrou no grupo. Não passaria muito tempo até que um novo integrante entrasse no time: o cantor, compositor e guitarrista George Harrison (nascido em 24 de fevereiro de 1943), colega de escola de Macca. Com o tempo, o grupo foi ganhando consistência, um baterista fixo (Pete Best, nascido em 24 de novembro de 1941) e um novo nome, The Beatles, combinação de beetles (besouros, em inglês) com o rótulo beat music, definidor de música dançante na época.
Em 1961, após temporadas em Hamburgo (Alemanha) e em bares como o Cavern Club, encontram o empresário Brian Epstein, que resolve agenciar o quarteto. Depois de ser recusado por praticamente todas as gravadoras britânicas, os Beatles foram contratados pelo pequeno selo Parlophone, dirigido por George Martin, produtor que teria participação importante na carreira da banda. O primeiro compacto, Love Me Do, saiu no final de 1962, com repercussão moderada, e marcou a última mudança na formação do grupo: sai Pete Best, entra em seu lugar Ringo Starr (nascido em 7 de julho de 1940).
As coisas mudariam a partir de 1963, quando músicas como Please Please Me, From Me To You e especialmente She Loves You ajudaram o tornar a banda um verdadeiro fenômeno de popularidade no Reino Unido. Essa febre tomaria os EUA de assalto a partir de fevereiro de 1964, graças a uma visita de John, Paul, George e Ringo e também pela música I Want To Hold Your Hand atingir o primeiro lugar na paradas de lá. Não demorou para que esse sucesso invadisse todo o planeta. Era a Beatlemania.
A partir desse momento e até 1966, os Fab Four (quatro fabulosos, como foram apelidados)fizeram inúmeros shows pelo mundo e quebraram recordes de vendagens e lotação. As canções de sucesso vinham uma após a outra: A Hard Day's Night, And I Love Her, Eight Days a Week, Help!, Yesterday, Day Tripper, In My Life, Norwegian Wood, Eleanor Ribgy..... Foi a primeira vez que isso aconteceu com um grupo musical. E a primeira vez, ninguém esquece. Virou algo mitológico.
Em agosto de 1966, exaustos e em meio a polêmicas, resolveram não fazer mais shows. Isso gerou grande expectativa em torno de seu próximo LP, ainda mais pelos boatos de que seria um trabalho totalmente inovador. E Revolver, o único disco de inéditas que eles lançaram em 1966, era simplesmente excepcional, considerado por muitos como o seu melhor trabalho.
Em junho de 1967, o tal disco, Sgt.Peppers Lonely Hearts Club Band, chega às lojas, e logo se torna um novo marco na impressionante historia do grupo britânico, com sua mistura de rock, psicodelismo, música indiana, jazz, vaudeville e música erudita de vanguarda. Poucas vezes um disco foi tão badalado antes mesmo do seu lançamento, e a espera valeu a pena.
Com a trágica morte do empresário Brian Epstein, o quarteto entra em uma fase problemática, que, se não influi na qualidade de suas músicas, gera alguns produtos não muito elogiados, entre eles o filme para a tevê Magical Mistery Tour, lançado no final de 1967. O relacionamento entre os integrantes do grupo começa a se se deteriorar, especialmente entre John, agora casado com a japonesa Yoko Ono, e Paul, os principais compositores e parceiros aparentemente inseparáveis, até então.
O disco The Beatles, que recebeu o apelido de álbum branco por causa da capa totalmente branca, mostrava esse clima de pré-separação do grupo, pois pareciam músicas individuais de cada um, acompanhados pelos outros músicos, e não um trabalho de uma banda unida e coesa.
As gravações para o que viria a se tornar o filme Let It Be ajudaram a piorar esse clima, e os quatro começaram a fazer alguns trabalhos individuais. No final de 1969, sai Abbey Road, gravado com a intenção não declarada de uma despedida digna. Em abril de 1970, o que todos temiam ocorre: Paul McCartney lança seu primeiro disco solo, e afirma estar saindo dos Beatles. Os outros integrantes preferem encerrar as atividades do grupo, e durante anos, questões legais os envolveriam.
A comoção foi geral, e durante a década de 70, o boato que todos queriam ver se tornar real era uma volta dos Beatles. O máximo que ocorreu foram as participações especiais dos três em dois discos solo de Ringo Starr, os ótimos Ringo (1973) e Goodnight Vienna (1974) Com a morte de John Lennon em dezembro de 1980, isso se tornou impossível. O mais próximo disso ocorreu em 1994/95, quando Paul, George e Ringo se uniram para completar a gravação de duas músicas de John Lennon, Free as a Bird e Real Love, registradas no formato demo por ele e completada pelos outros integrantes.
As gravações foram feitas em função da excepcional série Anthology, que contou a história da banda com detalhes minuciosos e riquíssimo material de arquivo. Exibida inicialmente na tevê, gerou anos depois uma caixa de DVDs. Os três CDs duplos lançados com material inédito do grupo em função da série de tevê atingiram o primeiro lugar nas paradas dos EUA, prova de que, sim, os Beatles são para sempre. A prova é que, em pleno 2009, seus discos continuam vendendo milhões de cópias anualmente, e atraindo novas gerações de fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário