Em algum lugar na região de South Yorkshire, Inglaterra, surgiu em 1976 o Son Of A Bitch. Formado por Graham Oliver e Steve Dawson, o grupo uniu forças com outra banda local, o Coast, que trazia Biff Byford nos vocais e Paul Quinn na guitarra. Esta união estabilizou uma formação com Graham "Oly" Oliver (26 anos), Steve "Dobby" Dawson (27), Paul "Blute" Quinn (26), Pete "Frank" Gill (27) e Peter "Biff" Biford (27), que mantiveram o nome Son Of A Bitch, trocado algum tempo depois para Saxon. Eles tocavam nos clubes da região e chegaram a abrir alguns shows para Ian Guillan e Heavy Metal Kids, entre outros, tocando suas próprias composições.
Demo tapes foram gravadas no estúdio Tapestry e produzidas por John Verity (ex-vocalista e guitarrista do Argent). Procuraram várias gravadoras mas, só após alguns meses, o Saxon atraiu a atenção de Peter Hinton, da EMI. Impressionado, Hinton recomendou o quinteto para Claude Carrere, que estava criando o selo Carrere Records na Inglaterra.
Já contratados pela Carrere, gravam o disco "Saxon", outra vez com a produção de Verity, e o lançam em maio de 1979. O primeiro single foi "Big Teaser", que trazia ainda "Stallions Of The Highway", primeira música do Saxon a entrar na parada metal britânica, além de ter alcançado o primeiro lugar em 24 de julho daquele ano. O single seguinte, "Backs To The Wall" e "Militia Guard", chegou ao topo em janeiro de 1980. O lançamento deste single foi preparado para coincidir com a tour nacional que o Saxon fez com o Motörhead, tocando nos melhores locais de shows, incluindo três noites no lendário Hammersmith Odeon, em Londres.




Na Alemanha, o Saxon excursionou com o Accept, em uma fase áurea do metal. "Innocence Is No Excuse", oitavo álbum, saiu em setembro de 1985. Gravado no estúdio Wisseloord, na Holanda, originou outro vídeo oficial, "Saxon Live Innocence" e clipes para "Back On The Streets" e "Rocking Again". O baixista Steve Dawson saiu em 1986 por causa de problemas com sua esposa. O então desconhecido Paul Johnson entrou em seu lugar. "Rock The Nations" foi gravado e as partes de baixo, apesar de creditadas para Johnson, foram feitas por Biff Byford. Elton John tocou piano em "Party 'Till You Puke" e "Northern Lady". Outra baixa aconteceu em 1987, quando Nigel Glockler foi para o GTR. Com Nigel Durham em lugar de Glockler, o Saxon gravou "Destiny", último trabalho com a EMI. Veio a tour e, como o GTR não foi para frente, Glockler retornou ao seu posto. Paul Johnson também saiu, sendo substituído por Tim "Nibbs" Carter, de 22 anos. Em 1989, o Saxon gravou outro disco ao vivo, "Rock And Roll Gypsies". Em 1990, eles trabalharam no disco "Solid Ball Of Rock", lançado em 04 de fevereiro de 1991. Contratados pela Virgin, o Saxon tocou na Europa, Estados Unidos, Japão, Austrália, Uruguai, Paraguai, Argentina, México, Brasil e Nova Zelândia. "Forever Free" foi gravado em Viena, Áustria. Desta vez, Biff Byford cuidou da produção junto com Herwig Ursin.
Somente dois anos mais tarde "Dogs Of War" foi gravado. Lançado no início de 1995, o álbum marcou a saída de Graham Oliver, substituído por Doug Scarrat. No fim do ano, alguns shows foram gravados para formar "The Eagle Has Landed Part 2", lançado em 1996, ano em que o Saxon gravou "You'Ve Got Another Thing Comin" para o tributo ao Judas Priest (lançado pela Century Media). "Wheels Of Steel" e "Strong Arm Of The law" foram relançados em 1997 como um álbum duplo, com 11 faixas bônus gravadas ao vivo em 1981. Ainda em 1997 saiu "Unleash The Beast", produzido por Kalle Trapp e pelo Saxon. A tour, que passou por vários países, incluiu dois shows no Brasil (São Paulo e Santos). Em 1998 aconteceram mais shows na Inglaterra, Estados Unidos e Espanha, além da participação no Monsters Of Rock do Brasil. Uma lesão impediu que Nigel continuasse tocando bateria no Saxon, mas ele seguiu compondo para o CD seguinte.

Finalmente em 2004 lançam o CD "Lionheart", só de músicas inéditas, que mantem a proposta vigorosa da banda, e mostra uma atualização do som, com maior peso e energia, mostrando que o Saxon está aí para outros trinta anos de Metal, de Heavy Metal Thunder.

1979 - Saxon
1980 - Wheels of Steel
1980 - Strong Arm of the Law
1981 - Denim and Leather
1983 - Power & the Glory
1984 - Crusader
1985 - Innocence Is No Excuse
1986 - Rock the Nations
1988 - Destiny
1991 - Solid Ball of Rock
1992 - Forever Free
1995 - Dogs of War

1999 - Metalhead
2001 - Killing Ground
2004 - Lionheart
2007 - The Inner Sanctum
2009 - Into the Labyrinth
2011 - Call to Arms
FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário