sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

The Donnas

The Donnas é um grupo de rock norte-americano formado em 1993 por quatro garotas amigas desde o ginásio. Quando tinham 14 anos, começaram a ensaiar, com uma grande influência dos Ramones.

A banda começou com o nome de Ragady Anne e depois mudou para The Electrocutes até o fim de 1995, quando mudou para o atual nome, The Donnas, sendo que cada uma das integrantes era uma Donna. Donna A (Brett Anderson, vocalista), Donna R (Allison Robertson, guitarrista), Donna F (Maya Ford, baixista) e Donna C (Torry Castellano, baterista).

Após dois anos, The Donnas assinou contrato com a gravadora independente Lookout Records, que lançou seus primeiros álbuns. Ainda em 1997, o primeiro álbum do grupo, homônimo, foi lançado. Nele, precebe-se claramente a grande influência dos Ramones e de algumas bandas pop punk, como Shonen Knife e The Muffs.

No Ano seguinte foi lançado o segundo álbum, American Teenage Rock 'n' Roll Machine, último com a colaboração de Darrin Raffelli nas composições.

 Em 1999, o The Donnas lançou Get Skintigh, álbum que mostra o amadurecimento sonoro do grupo, que passou para um estilo glm/punk/rock 'n' roll formente influênciado por outro grupo feminino, o The Runnaways. Com o sucesso, o The Donnas passa dois anos compondo para o próximo álbum, The Donnas Turn 21, lançado em 2001 e que simboliza o fim da adolescência das integrantes.

O álbum seguinte foi lançado em 2002 pela Atlantic Records. Spend The Night "foi uma tentativa de aperfeiçoar ainda mais o formato canção pop, com influências do hard rock, cruzando com os três acordes mágicos dos Ramones; e letras onde o tema pode variar entre sexo, festas, cerveja e carros. Muitas das histórias contadas". Segundo a Donna A, são histórias reais levemente exageradas .

Dois anos depois, o The Donnas gravou Gold Medal, um álbum mais acústico. Esta álbum proporcionou ao grupo uma apresentação no festival Big Day Out, em Sydney, Austrália.

Em 2007, The Donnas criou seu próprio selo, o Purple Feather Records. No mesmo ano, gravaram Bitchin', com o qual das Donnas conseguiram concluir seu objetivo: soar como uma banda de hard rock com solos de guitarra marcantes e uma bateria presente. Pela primeira vez, o The Donnas se apresentou no Brasil, em agosto de 2007. Elas voltaram ao país em novembro do ano seguinte.


O oitavo disco foi lançado em 2009. Greatest Hits Vol. 16 é como uma retrospectiva do The Donnas e inclui b-sides, faixas inéditas, faixas ao vivo e regravações de canções antigas.


No ano seguinte, Torry Castellano anuncia que está deixando o grupo devido à problemas nos ombros. A Donna C foi substituída por Amy Cesari, da banda The Demoniacs.

Recentemente o The Donnas assinou contrato com com a gravadora Crowdbands para o lançamento de seu nono álbum.

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário