sábado, 2 de julho de 2011

Elvis Presley 1963 -1968 parte-3


1963
O combinado com o pai de Priscilla era de que ela voltaria para a Alemanha no início do ano, mais precisamente no dia 2 de Janeiro. Entretanto Elvis não queria que ela voltasse e telefonou para o Capitão Beaulieu pedindo para que ela ficasse. O pai de Priscilla recusou, já que ela precisava voltar para a escola. Elvis ficou furioso, entretanto, decidiu que o melhor seria Priscilla voltar para a Alemanha e estudar bastante como seus pais queriam. Em breve ele teria tudo arranjado para que ela voltasse a Memphis e terminasse o colegial lá. Elvis vai para Hollywood para iniciar as filmagens de Fun in Acapulco. As cenas no México foram produzidas com o truque de back projection. Houve um boato de que ele não teria ido ao México porque odiava mexicanos, o que era mentira pura. A gravação da trilha na Radio Records começou no dia 22 de Janeiro. Elvis conversou com o pai de Priscilla mais uma vez após a volta dela para a Alemanha, insistindo para que ela se mudasse para Memphis. Segundo a própria Priscilla, Elvis
fez várias promessas ao seu pai, entre elas: Priscilla moraria perto de Graceland com Vernon e Dee, seria matriculada em uma boa escola Católica e um dia eles casariam. Elvis enviou duas passagens de primeira classe para Priscilla e seu pai com destino a Los Angeles, onde ele estava filmando "Fun in Acapulco". Alguns dias depois eles foram para Memphis onde Vernon a matriculou na escola "Imaculada Conceição" Priscilla morou com Vernon e Dee por um tempo mas aos poucos transferiu seus pertences para Graceland e passou a morar lá. 


Segundo ela, mesmo que Graceland ficasse vazia o tempo todo em que Elvis não estava lá, com exceção de Dodger, as empregadas e secretárias, era melhor do que morar com Vernon. A casa de Vernon ficava atrás de Graceland no número1266 Dolan Drive. Donna Presley, prima de Elvis está trabalhando para abrir a casa ao público sem que seja cobrado nada para tal visitação. Donna Presley tem sua própria website, vale a pena conferir... Em Março a RCA lança o LP da trilha do filme "It happened at the world"s fair". O filme estreou em Abril quando Elvis voltou a Memphis para ficar ao lado de Priscilla.Em Maio ele vai para Nashville para gravar algumas canções, como Echoes of love, Devil in disguise, Never ending, What now what next where to, Blue river, Western union, Memphis Tennessee e Ask Me entre outras.O single "Devil in Disguise"(Please don"t drag that string around no lado B) lançado no mês seguinte atingiu uma estupenda marca de vendas. Priscilla se formou no colegial em Junho e Elvis não participou da celebração para não causar confusão embora estivesse presente do lado de for a do prédio. Ele deu um Corvair para ela de presente. Em Julho, Elvis vai para Las Vegas para iniciar as filmagens de seu próximo filme, "Viva Las vegas" com Ann-Margret .


Foi a primeira vez que Elvis fez uso do recurso do playback na gravação das músicas. As filmagem em locação duraram três semanas e aconteceram no Flamingo e Tropicana Hotel entre outras. Elvis se hospedou no Sahara mais uma vez e voltaria para Los Angeles para as filmagens finais. Priscilla, preocupada com um possível romance entre Elvis e Ann-Margret e agora livre da escola, pedia para ir visitar Elvis no set. Segundo ela, Elvis teria confessado ter tido alguns romances com suas co-stars nesta época. Desta vez Priscilla não estava mais na Alemanha, entretanto, ela acabou não indo visitar o set de Viva Las Vegas. Mesmo assim, o inevitável aconteceu. A atração entre Elvis e Ann-Margret foi instantânea e os dois passaram bastante tempo juntos sozinhos, algo, segundo Joe Esposito, incomum de acontecer entre Elvis e suas co-star. Os dois eram vistos dirigindo Harley Davidsons a todo momento e a imprensa falava abertamente sobre o romance. Apesar da imensa paixão, o romance terminou supostamente porque os dois tinham uma carreira e sabiam que não iam ser felizes juntos. Ann Margaret em seu livro "Ann-Margret My Story", escreveu um capítulo inteiro sobre Elvis. Como ela disse no livro, o relacionamento com Elvis tem um lugar muito grande e especial na vida dela e por isso foi necessário falar sobre ele em sua autobiografia. Eles tinham muito em comum e o relacionamento foi realmente sério. Ann, considerada a versão feminina de Elvis, conta em seu livro que " Eles sabiam que o romance não ia durar porque Elvis tinha promessas para cumprir". Segundo ela a carreira não seria um problema já que eles só sentiam respeito profissional um pelo outro. Após o fim do relacionamento com tais reportagens, Elvis e Ann-Margret continuaram amigos até a morte de Elvis. Ele sempre mandava flores em forma de guitarra para Ann Margret, quando ela se apresentava em Las Vegas (no Tropicana). Ann Margret casou-se com o ator Roger Smith no dia 8 de Maio de 1967.


Em Outubro, quando Elvis voltou a Hollywood para filmar "Kissing Cousins" Priscilla o acompanhou (eles foram de avião) e as fofocas nos jornais sobre Elvis e Ann Margret continuavam. Desta vez ele anunciavam que os dois iam se casar, como se Ann tivesse dado esta informação para eles, revelando até mesmo a data para imprensa. Este não foi o caso e embora Ann-Margret tenha se sentido muito triste e desrespeitada pela imprensa Elvis sabia que eles fariam isso. Segundo Ann, Elvis não ficou bravo pois em momento algum acreditou que ela tivesse dito tudo aquilo.
Com tais fofocas Priscilla foi obrigada a voltar para Memphis imediatamente. Ela e Elvis brigaram por causa dos jornais e Ann-Margret. Segundo a própria Priscilla, Elvis confessou que houve algo entre eles mas estava tudo acabado agora. A trilha sonora de Kissin"Cousins foi gravada nos estúdios de Nashville. Em Novembro Fun in Acapulco chega aos cinemas junto com o respectivo LP.


1964 


Em Janeiro, no dia 12, Elvis vai para Nashville para gravar três músicas, duas delas regravações de Memphis Tennessee e Ask me, embora o motivo principal da sessão tenha sido para gravar It hurts me. No dia 30 de Janeiro o Coronel Parker comprou o Iate Potomac por $55,000 dólares . O Iate pertencera ao presidente dos Estados Unidos Roosevelt durante a Segunda Guerra mundial, e era usado para levar o presidente aos encontros secretos com Winston Churchill. A idéia original do Coronel era doá-lo para a organização de caridade favorita de Elvis March of Dimes mas eles não o aceitaram pois não poderiam manter o Iate. No dia dos namorado nos Estados Unidos (14 de Fevereiro) o Potomac foi doado pra o St JudeHospital. (Foto abaixo). Danny Thomas, o fundador do Hospital, aceitou o presente. O Coronel preparou uma coletiva com a imprensa em Long Beach, California, onde o navio estava localizado. Danny Thomas admirava a história por trás do navio e agradeceu Elvis no nome das crianças que seriam ajudadas pela doação dele. Ele também lembrou que o St. Jude Children"s Research Hospital tinha sido construído perto de onde Elvis morou uma vez na rua Alabama em Memphis. O Hospital vendeu o Potomac posteriormente. O navio pode ser visitado hoje Em Fevereiro a RCA lançou Kissin"Cousins (It hurts me no lado B) numa tentativa infeliz de promover o novo filme de Elvis. Como resultado, It hurts me acabou não recebendo a devida atenção.         No final de Fevereiro Elvis inicia as filmagens de Roustabout. A Paramount utilizou locações californianas em Hidden Valley enquanto a gravação da trilha ocorreu na Radio Recorders. Elvis continuava usando playback como recurso para gravação. Em Março Kissin" Cousins estreou nos cinemas acompanhado do respectivo LP. Em Abril Viva Las Vegas foi lançado sendo sucesso de crítica e bilheteria, o que não havia acontecido com o filme anterior. Neste mesmo mês Larry Geller foi contratado para substituir o cabeleireiro de Elvis, Sal Orfice.                      
A amizade entre Elvis e Larry não só mudaria Elvis como causaria tensão, ciúmes e medo no grupo, inclusive por parte de Priscilla. Segundo alguns, a presença de Geller ajudou muito melhorar a depressão que Elvis vinha sentindo naquela época.


 Segundo outros, Geller só teria prejudicado a situação toda. A amizade entre Elvis e Larry foi certamente muito forte pois estava baseada nos estudos espiritualistas pelos quais ambos se interessavam. Segundo Geller, Elvis nunca explodia emocionalmente com ele e sua mudança de comportamento no geral incomodava as pessoas do circulo de amigos. Coronel Parker nunca gostou de Geller pois achava que ele tinha muito poder sobre Elvis. Na verdade, Geller nunca controlou Elvis apenas permitiu que ele se aprofundasse mais em sua busca espiritual. Na época em que tudo isso aconteceu, entretanto, estudos sobre espiritualidade eram considerados "estranhos". Elvis nunca pôde compartilhar suas idéias e estudos com ninguém até então exatamente por isso. Além disso, a falta de esclarecimento por parte das pessoas que faziam parte do grupo de Elvis não facilitou a aceitação de Geller. Segundo Joe Esposito, Geller tinha romances extraconjugais e fazia uso de drogas exatamente como eles. A estória, certamente interessante, de Larry se encontra registrada no seu livro "If I can Dream". Durante o ano todo Elvis se empenhou em estudar baixo elétrico mas sua desilusão com os filmes era tão grande que a depressão passou a fazer parte de seus problemas. Segundo Priscilla, era impossível ajudá-lo e eventualmente ele passou a tomar antidepressivos. O Coronel Parker queria informações sobre o estado psicológico de Elvis a todo momento, principalmente após sua amizade tão temida com Larry Geller. Tudo isso colocou muita pressão em Joe Esposito que era quem mantinha o contato entre Elvis e o Coronel.


Em Junho Elvis volta a Hollywood para filmar Girl Happy. O final das filmagens foi marcada por uma briga entre Joe Esposito e Elvis. Na volta à Memphis eles pararam em Amarillo, Texas e Joe telefonou para o Coronel, como sempre fez. Eles dormiram num hotel e quando acordaram havia milhares de fãs na porta. Elvis acreditou ter sido culpa de Joe que, por sua vez, ficou muito magoado e deixou Elvis. Tal reação pode ser melhor compreendida quando se leva em consideração o contexto dado acima.

No Natal Elvis mandou um presente e Joe ligou para agradecer. No final Joe acabou pedindo seu emprego de volta. Marty Lacker, que tinha tomado o lugar de Joe, não gostou muito da sua volta mas logo em seguida se acostumou com a idéia.
1965  As rádios do país todo homenageavam o 30 aniversário de Elvis no mês de Janeiro. Em Fevereiro, Girl Happy chegava aos cinemas enquanto Elvis voltava à Hollywood para iniciar as filmagens de Harum Scarum. A trilha sonora foi gravada em Nashville embora o LP tenha saido apenas em Maio. O filme ficou pronto em apenas 18 dias. Elvis continuou em Hollywood e iniciou seu próximo filme, Frankie & Johnny. Foi nesta época que Elvis filmou também Tickle Me - produção realizada as pressas, quase as escondidas, nos estúdios cedidos pela Paramount. Muita gente comentou que o Coronel e Elvis colocaram dinheiro do próprio bolso, além da inclusão de músicas já lançadas há tempos, sem que tivessem sido produzidas intencionalmente para o filme. Até mesmo o ônibus de Elvis foi utilizado nas cenas. Larry Geller levou Elvis ao Self Realization Fellowship  fundado por Paramanhansa Yogananda, um yogi da Índia que veio para o Oeste em 1920. Ele acreditava que Kriya Yoga é a forma de acelerar a evolução humana. Embora Yogananda estivesse morto por mais de uma década, o Self Realization Fellowship continuou sobre a direção de uma de seus discípulos Daya Mata. O Lake Shrine se encontra em um lindo lugar de 12 acres, em Pacific Palisades. Elvis começou seu estudos e se sentiu muito orgulhoso por estar tendo a orientação necessária para tal. Ele freqüentou o lugar por um tempo mas nunca conseguiu completar os estudos.Em Julho , Elvis iniciava as filmagens de Paradise Hawaiian Style no Havaí, (foto abaixo) onde ele se hospedou no hotel Ilikai. Elvis colocou sua voz nas músicas da trilha em Agosto. Enquanto o encontro com os Beatles foi decidido para 27 de Agosto. O encontro tão desejado pela banda aconteceu na mansão da Perugia way. Em Outubro Harum Scarum estréia nos cinemas. Neste mesmo mês Bill Black, antigo contrabaixista de Elvis faleceu depois de uma cirurgia num tumor cerebral, no Baptist Memorial. No final do ano, Elvis se mudou da casa da Perugia Way (foto) em Bel Air para outra casa localizada no número 10550, Rocca Place.

1966
Em Fevereiro são iniciadas as gravações de "Spinout" cujas cenas externas foram tomadas em Nagoura, fora dos limites de Los Angeles, e no Dodge Stadium, onde chegaram a utilizar 28 atores e 200 extras. Debora Walley e Elvis eram sempre vistos juntos e dizem que os dois compartilhavam o mesmo entusiasmo e interesse por estudos sobre espiritualidade. Debora escreveu lindas palavras sobre Elvis no dia em que ele faleceu. Entre outras coisas ela disse que ele mudou sua vida completamente com sua procura por respostas espirituais, que caso contrário teria sido muito superficial. Ela ainda comenta que talvez eles tenham se tornado muito amigos porque as pessoas ao redor de Elvis não compreendiam o seu lado espiritual. Ela diz ter ficado muito triste com a notícia da morte dele mas lembrou que Elvis teria dito a ela durante as filmagens de "Spinout" que ele não viveria muito. Debora Walley faleceu em maio de 2001, aos 57 anos de idade. Durantes as filmagens de "Spinout" Elvis foi visitado pelo presidente Lyndon Johnson. 

As complicações de saúde de Steve Sholes e o eventual afastamento de Chat Atkins, favoreceram a entrega da produção da trilha sonora a Felton Jarvis. Jarvis, produtor musical que trabalhava na RCA desde 65, admirava Elvis desde o início da carreira dele. Ele chegou até gravar uma canção tributo chamada "Don"t Knock Elvis" em 1959. Os dois se tornaram muito amigos e Jarvis deixaria a RCA em 1970 e passaria a trabalhar exclusivamente para ele. Ainda em Fevereiro, insistindo nas reprises, a RCA soltou dois singles na praça, quatro temas do antigo LP "His Hand in Mine". Elvis já ultrapassara a marca dos 60 Discos de Ouro, mas o público ignorou outro single, o "Frankie & Johnny"(com Please don"t stop loving me no lado B), apresentado para promover o filme que seria lançado no mês de Março. Em Abril Elvis vai para Nashville para providenciar material para um LP gospel. Os trabalhos foram inciados no dia 25 de Maio, com a célebre "How Great Thou Art". O album recebeu um Grammy no início de 68, na categoria de Best Sacred Performance de 1967. E a canção receberia um grammy na categoria Best Inspirational Performance Song em 1974. Quando Elvis voltou a Memphis ele resolveu construir uma fonte e uma estátua de Jesus no jardim dos fundos de Graceland. Destinado ao recolhimento e meditação/prece, o local chamou-se "Meditation Garden"ou "Jardim da Meditação". O filme "Paradise Hawaiian Style" estreou em Junho, acompanhando pelo LP da trilha. Elvis volta a Nashville no dia 10 de Junho para mais gravações. No final do mês ele segue para Hollywood para iniciar as gravações de "Double Trouble". A trilha sonora foi gravada em dois dias. Em Setembro Elvis inicia as filmagens de "Easy Come, Easy Go". A trilha sonora foi gravada nos dias 28 e 29 na Radio Recorders. No dia 16 de Setembro, Elvis alugou a casa na 1350 Ladera Circle, em Palm Springs, California por um ano pela quantia de $21.000,00 dólares. O Coronel Tom Parker, que vivia nas proximidades, acreditava que aquele seria o lugar perfeito para Elvis relaxar, curtir os amigos e se afastar de Hollywood.
Seria nesta casa que Elvis e Priscilla passariam sua lua de mel no ano seguinte. 

"Spinout" estreou em Outubro, com um esforço extra de publicidade para celebrar o 10° Aniversário do Rei do Rock em Hollywood.

Segundo Priscilla, a época em que Elvis esteve mais feliz em sua vida foi quando ele desenvolveu uma paixão enorme por cavalos. Ela teria dito a ele que gostaria de ter um cavalo, já que gostava deles desde pequena. Graceland tinha até um estábulo antigo nos fundos, onde Vernon guardava móveis velhos.

Um dia Elvis compra um cavalo para Priscilla (o qual ela chamaria de Dominno) e outro para que Sandy (esposa de Schilling) pudesse acompanhá-la. Logo em seguida ele compraria Rising Sun (Palomino Stallion) para si mesmo. Em pouco tempo Graceland passou a ter 16 cavalos, já que ele acabou comprando cavalos para todos do grupo. Entre eles estavam um sorrel chamado Spurt, um bay chamado Guy e um chestnut. Um dos que ele gostava muito era o Bear, um Tennessee Walker preto muito bonito.

Priscilla comenta em seu livro que os outros hobbies de Elvis, os karts e carrinhos (autorama) eram apenas máquinas. Os cavalos reagiam ao seu amor e era comovente observar a afeição de Elvis pelos animais (Elvis e eu, pp 135).
Priscilla e Elvis cavalgavam nos finais da tarde até a noite e os fãs, que estavam sempre do lado de for a de Graceland, podiam vê-los.

Pouco antes do Natal Elvis pede Priscilla em casamento. Eles tentaram manter o casamento como um segredo. Elvis tinha dito a Priscilla que seria importante ela comprar um vestido de noiva em breve pois se algo fosse descoberto eles poderiam então se casar imediatamente.

Em Dezembro, como acontecia desde o início dos anos 60, Elvis daria sua festa de fim de ano. Este ano ela aconteceu mais uma vez no Manhattan Club de Memphis, que costumava ficar na Highway 51, ao norte de Graceland. Elvis usava sempre o Monte"s Catering para fornecer a ceia e algumas das atrações naquela época foram: Willie Mitchell Band e David Porter da dupla Sam&Dave. Neste ano, devido à imensa popularidade de tais festas, Elvis não pôde encontrar um local para estacionar o carro. Ele não pôde comparecer a sua própria festa, o que o faria mudar o local das mesmas nos anos seguintes.

O ano de 1966 foi certamente um ano especial na vida de Elvis. Foi também neste ano que ele conheceu dois cantores que admirava muito e cujo shows ele sempre assistia;Jackie Wilson e James Brown.


Ele sempre falou sobre a influência de Wilson sobre seu estilo.
Quando Wilson teve um derrame em 1975, Elvis enviou um cheque para cobrir as despesas médicas. Brown se tornou amigo de Elvis desde quando o conheceu até 77, sendo um dos poucos artistas a comparecer ao funeral de Elvis.

Jackie Wilson uma vez disse: "Muita gente critica Elvis por ter roubado a música dos negros, quando na verdade, quase todo artista solo negro copiou os maneirismos de Elvis no palco"

1967 

No final do mês de Janeiro Elvis vai para o estúdio mas rejeita as músicas oferecidas a ele para gravação.

Em Fevereiro, Elvis e Priscilla avistam um rancho de 160 acres perto de Horn Lake, Mississippi em uma cidadezinha chamada Walls. O rancho não ficava muito longe de Graceland. Algumas fontes dizem que o rancho custou 300.000,00 outras dizem que custou 500.000,00 dólares. De qualquer forma, Elvis decide comprar o rancho mesmo com a oposição de Vernon que se preocupava com as finanças.
Ele denominou o rancho de Circle G (G de Graceland).

Ele contratou, entre outros, seu amigo Mike McGregor para tomar conta dos cavalos. Mike, era artesão e trabalhava em uma loja western e foi assim que ele conheceu Elvis. Quando foi contratado por Elvis, Mike passou a fazer selas, roupas e jóias para ele. Assim, mesmo após a venda do rancho ele continuou a trabalhar para Elvis até o ano de 1976. A partir de então Mike abriu sua própria loja em Oxford, Mississippi, mas continuou muito amigo dos Presley. Mike faleceu em 2001.

Hoje os donos da propriedade onde se encontra o rancho estão iniciando a construção de um Resort chamado "The Circle G Resort". A EPE tentou impedir tal projeto, dizendo que o nome de Elvis não poderia ser usado sem permissão deles. Entretanto, os donos resolveram então usar o nome que Elvis mesmo deu ao rancho. Entre as "atrações" do lugar estarão a casa onde Elvis e Priscilla passaram sua lua de mel, a churrasqueira de Elvis, os estábulos, além da ponte que ele construiu sobre um dos dois lagos da propriedade.

Com tanto dinheiro gasto o Coronel se apressou para providenciar mais um filme. Enquanto isso Elvis se encontrava de cama com um dos costumeiros resfriados que ele pegava. O médico da família não estava à disposição e os amigos lembraram que a esposa de George Klein trabalhava para um tal de Dr. George Nichopoulos. Dr Nick passaria a ser médico pessoal de Elvis até sua morte em 77. O consultório do Dr Nick ficava no número 6027 da Walnut Grove, em Memphis.

O médico teve sua licença caçada nos anos 80 por ter receitado quantias absurdas de remédio não só para Elvis como para o cantor Jerry Lee Lewis. Nos 7 meses anteriores a morte de Elvis, Dr Nick teria receitado 5.000 pílulas para seu mais famoso paciente. Dr Nick se defendeu dizendo que os remédios eram para todos do grupo de Elvis mas, que a receita era sempre no nome dele pois Elvis queria sempre pagar pelas despesas. O pedido do Dr Nick para receber permissão para clinicar mais uma vez foi recusado nos anos 90. A partir de então, o médico juntou seus pertences relacionados à Elvis e começou a exibi-los ao público cobrando 10 dólares por pessoa. A EPE considerou tal exibição como sendo de muito mal gosto. Os itens mostrados incluem: a mala preta do médico com remédios no nome de Presley datadas do dia anterior a sua morte, colar TCB, relógios, e anéis que foram dados a ele como presente.

Ainda em Fevereiro, mesmo não querendo, Elvis volta a Nashville para gravar a trilha sonora de seu próximo filme, "Clambake". A trilha foi novamente gravada em um dia só (dia 21). Logo em seguida ele vai para Hollywood para filmar nos estúdios da Universal. Elvis odiou a estória mais do que qualquer outro filme mas "precisava"fazê-lo.
Vernon ficava lembrando-o que eles precisavam do dinheiro. Segundo Priscilla o desgosto de Elvis com relação ao filme fez com que o peso dele subisse dos costumeiros 75 kg para 90kg.

Foi durante as filmagens de "Clambake" que um "estranho" acidente ocorreu.
Aparentemente Elvis teria abusado de soníferos e teria tropeçado em um fio do aparelho de TV e caído no chão, machucando sua cabeça seriamente. O Coronel, que nunca tinha gostado de Larry Geller, colocou a culpa nele e em seus estudos espiritualistas. A partir de então os cabelos de Elvis seriam cuidados por um tal de Gilliand e Ricky Ayers e Geller seria retirado da vida de Elvis, pelo menos por um tempo.

Geller, que comenta tal episódio em seu livro, conta também que no ano anterior o Coronel o convidou pela primeira vez para ir a sua casa com sua esposa e filhos. Na volta, a casa deles tinha sido invadida e vários escritos de Geller sobre Elvis e espiritualidade tinham sumido. Geller não teve dúvidas que tivesse sido o Coronel e aparentemente Elvis pensava o mesmo. O Coronel nunca aprovou a amizade de Elvis e Geller e o grupo de amigos de Elvis tinha a mesma objeção, com exceção de poucos.

Na manhã do acidente durante as gravações de "Clambake", Geller estava na mansão esperando por Elvis para irem ao estúdio. Ele estava atrasado e só desceu para explicar o que tinha acontecido e que ele ficaria afastado das gravações por um tempo. Segundo Geller, a descrição que Elvis deu sobre o acidente não fazia sentido. Ele aparentemente teria dito: "Eu não sei. A única coisa que eu lembro é que entrei no banheiro e senti como se eu tivesse sido atingido. Então eu agarrei na TV, e em seguida tudo o que sei é que eu cai me segurando no tripé porque eu bati a cabeça" (If I can Dream, pp 167).

Segundo Geller, esta descrição e o local do machucado na cabeça de Elvis (a frente e não atrás) além dos acontecimentos que seguiram, mostram que algo estranho aconteceu naquela manhã. De qualquer forma o Coronel chegou na mansão logo em seguida e imediatamente ordenou que Larry queimasse todos os livros espiritualistas de Elvis. Geller obedeceu. Elvis não foi internado e as únicas pessoas que podiam vê-lo eram Priscilla, os médicos e o Coronel. Elvis parecia estranhamente apático e Parker passou o tempo todo ao lado dele, algo que nunca fez durante toda carreira do seu "menino". Após duas semanas Parker convocou uma reunião para informar a todos que haveria mudanças, fazendo menções indiretas sobre Geller e os estudos.



Priscilla comenta o mesmo fato em seu livro dizendo que ela estava com Elvis naquela manhã quando ele caiu no banheiro batendo a cabeça. Os médicos diagnosticaram séria concussão cerebral e o Coronel teria dito que a "concussão" de Elvis era uma oportunidade para acabar como a "exploração da Alma". O Coronel reuniu todos e disse que as pessoas estavam sobrecarregando Elvis com seus problemas e que de agora em diante ninguém teria permissão de conversar com Elvis sobre problemas. Esses deveriam ser levados a Joe Esposito. Ela, como todos ali, sabiam que as palavras eram dirigidas a Geller. Ainda segundo Priscilla, Elvis parecia abatido e não defendeu Geller (coisa que ele sempre fez). Mais tarde, o Coronel disse a Elvis que deveria afastar Larry de sua vida, porque ele usava alguma técnica para manipular o seu pensamento. Elvis alegou que isso não acontecia; estava realmente interessado em suas leituras (Elvis e Eu, pp. 143).

De qualquer forma Elvis "obedeceu" as ordens do Coronel. Algo realmente "estranho", já que todos sabiam que Elvis sempre fez questão de dar sua opinião sobre qualquer coisa, principalmente algo pessoal como suas amizades.

Elvis ainda tinha guardado alguns livros espiritualistas mas segundo Priscilla por pedido da mesma ele concordou em se livrar dos demais, jogando os em um poço atrás de Graceland fazendo uma enorme fogueira. Ela era contra tais livros da mesma forma que o Coronel era.

Assim Elvis voltou ao seu comportamento costumeiro, ao invés de ler seus livros ele brincava no set de filmagem. Comportamento este visto como "normal"ou "esperado"de Elvis por todos no seu grupo, inclusive Priscilla. Geller não tinha mais permissão de ficar sozinho com Elvis nem mesmo enquanto arrumava seu cabelo.

Em Abril enquanto "Double Trouble" chegava aos cinemas Geller decidiu não voltar mais a trabalhar para Elvis. A situação ficou insuportável, o grupo passou a ser mais agressivo ainda com ele e desta vez Elvis não estava ao seu lado para defendê-lo. Geller voltaria a falar com Elvis apenas em 1973. Ele continuou com seus estudos espiritualistas e torcia para que Elvis pudesse ainda estar estudando, embora sabendo que as chances de tal coisa acontecer eram pequenas, considerando a influência oposta do Coronel e de Priscilla.


Elvis e Priscilla se casam no dia 1 de Maio em Las Vegas e tudo foi cuidado pelo Coronel. Eles seguiriam de Los Angeles para Palm Springs no dia anterior para fugir dos repórteres que pudessem suspeitar do casamento. Elvis, Priscilla, George Klein, Joan e Joe Esposito saíram de Palm Springs indo para Las Vegas às 4 horas da manhã. Passaram pelo cartório para pegar a licensa para o casamento e como esperado, no momento em que a licença fosse pedida os repórteres apareceriam. Eles se hospedaram no Aladin hotel, que foi demolido em 1998 para que o novo Aladin fosse construído. Hoje, vários hotéis em Las Vegas são destruídos para darem lugar à prédios novos e maiores uma vez que a cidade atrai milhares de visitantes todo ano.

A cerimônia foi conduzida pelo juiz David Zenoff e aconteceu às 10 da manha na suíte de Milton Prell (dono do hotel). Os convidados foram: Milton Prell e sua família, Coronel e esposa (Marie), Coronel Beaulieu e esposa e o filho Don, George Klein, Billy e Jo Smith, Patsy Presley Gambil e seu marido, Gee Gee, Vernon e Dee Presley. A irmã de Priscilla, Michelle, foi a "maid of honor" e Joan Esposito foi a "matron of honor". Joe e Marty foram co-best men. Segundo Joe, Elvis e Marty tinham um relacionamento de amor-ódio e para evitar problemas ele decidiu que o melhor era ter dois best man ao invés do tradicional best man e usher. Na tradição americana o best man tem uma posição de "maior" prestígio na cerimônia de casamento do que o groomsmen (seriam como nossos padrinhos). Assim, para evitar mágoas, ficou decidido que os dois seriam best man.


Joe e Priscilla contam em seus livros que todos estavam felizes exceto Red West, porque não tinha sido convidado para fazer parte da cerimônia do casamento. O Coronel tinha dito que só havia lugar para a família e os figurantes da cerimônia. Red não participou da festa e Elvis ficou chateado com isso. O Coronel por sua vez insistia que ele tinha muita gente ao seu redor e que precisava se livrar de algumas delas.

Segundo Priscilla, ela e Elvis se "arrependeram" de ter feito tudo as pressas e ter deixado os amigos e a família serem afastados do casamento. Infelizmente ela disse que quando Elvis descobriu o que o Coronel tinha feito era tarde demais para mudar qualquer coisa. "Agora, recordo às vezes a confusão daquela semana e me pergunto como foi possível que as coisas escapassem inteiramente ao nosso controle" (Elvis e eu, pp. 145).

Após a cerimônia houve uma sessão de fotos, seguida por uma entrevista coletiva e uma festa, onde havia mais repórteres.
Elvis e Priscilla voaram para Palm Springs para uma lua-de-mel que incluía todos da Máfia.

Algumas semanas depois, no dia 28 de Maio, houve uma segunda recepção em Memphis para o resto dos amigos e família (foto ao lado).
Houve ainda uma segunda lua-de-mel no Rancho. Foi lá que Priscilla descobriu que estava grávida. Quando contou à Elvis ele ficara muito feliz mesmo que eles não tivessem planejado terem filhos ainda.



No final de Junho Elvis grava a trilha de "Speedway" em Hollywood.


Em Setembro, Elvis vai para Nashville gravar algumas músicas e logo em seguida segue para Hollywood para filmar "Speedway". No início de Outubro, Elvis grava a trilha de "Stay Away, Joe" e logo inicia o seu trabalho nas filmagens. Segundo Priscilla, a gravidez uniu muito o casal. Ela até mesmo o acompanhou nas filmagens de "Stay Away, Joe" no Arizona. Foi lá que ela encontrou um anúncio de uma casa a venda que ficava na Hillcrest drive 1174. Desta vez, eles não queriam alugar uma casa e sim comprá-la. A casa era no estilo Francês, com um enorme lago artificial e vista panorâmica da cidade e do mar. Era uma das mais caras e luxuosas casas das redondezas.
Eles se mudaram para lá quando Elvis voltou das filmagens de "Stay Away, Joe" e começaram a mobiliar o quarto do bebê.
Neste mesmo mês "Clambake" é lançado, recebendo inúmeras críticas. Eles passam o Natal no rancho. A festa de final de ano foi no Thunderbird Lounge, localizado na Adams Street. O dono do clube era Ernie Barrasso, amigo e vendedor de carros que vendeu a Elvis um Thunderbird em 1961. As atrações da festa neste ano incluíram: BarKays, Vaneese Stark, Billy Lee Riley, the Short Cuts e B. J. Thomas. Nesta festa, Elvis, que raramente dançava, pediu a música "Summertime" e dançou com Priscilla.1968 Elvis fez questão de estar com Priscilla o tempo todo em seu último mês de gravidez. No dia 1 Fevereiro, Priscilla e Elvis vão para o hospital Memorial Batista por volta das 9 horas da manhã. Lisa Marie nasceu as 5:01 da tarde. Elvis estava presente e muito feliz. Depois do nascimento de Lisa, Elvis e Prsicilla voltaram a ficar mais em Graceland. Acabaram trazendo todos os cavalos com eles de volta ao estábulo original. Vernon vendeu a maioria do equipamentos e, mais tarde, o próprio Circle G. No dia 7 de Fevereiro em meio à intensa euforia em Graceland, Elvis ficou muito triste com a notícia da morte do ator, e grande amigo, Nick Adams. No dia 4 de Abril, Elvis é abalado mais uma vez, desta vez pela morte de Martin Luther King, assassinado em um quarto de hotel em Memphis. Elvis, Priscilla e Lisa voltam a Los Angeles, onde Elvis estava filmando "Live a Little, Love a Little". 





Segundo Priscilla, Elvis começou a readquirir os antigos hábitos e foi quando ela procurou uma escola de dança perto de casa para se matricular. Ela se matriculou em aulas particulares três vezes por semana tendo um breve ligação romântica com seu professor. Eventualmente ela passou a fazer parte do grupo e a ensaiar até a madrugada. Em Maio, Elvis, Priscilla, Lisa, a babá de Lisa, Joe e Joanie, Patsy e Gee Gee, Lamar e a esposa e Charlie vão para o Havai de férias. Se hospedam no Ilikai mas logo alugaram uma casa já que Elvis estava atraindo uma multidão imensa para o hotel. Foi nesta viagem que Elvis conheceu Tom Jones, cujo estilo vocal Elvis admirava muito. Eles se tornaram grandes amigos desde então. Em Junho, enquanto "Speedway" estréia nos cinemas, Elvis inicia as gravações do Comeback Special. Segundo Priscilla, Elvis trabalhou muito no Special e estava muito empolgado com o desafio. O fato de não haver roteiro - era um "desenvolvimento em aberto"- fez com que o Coronel hesitasse em concordar. Mas Elvis estava muito entusiasmado e quis conhecer Steve Binder, o diretor. Steve conquistou a confiança dele e permitiu que Elvis fosse apenas Elvis.


Pela primeira vez em anos ele se sentiu criativo. A conseqüência de todo este envolvimento de Elvis em seu novo projeto foi sua ausência na vida de sua esposa e filha. Priscilla conta como os dois passaram a levar vidas totalmente separadas desde então. As gravações do Special aconteceram entre os dias 27 e 30 de Junho no NBC Burbank Studio. Segundo Joe, Elvis estava tão envolvido no show que eles "acamparam" no camarim durante os 3 dias dias de gravação, sem nunca voltarem para casa. Apesar de todo trabalho árduo, Elvis estava feliz e adorando estar ao lado dos músicos e dançarinos. Bill Bellew começou a trabalhar para Elvis a partir do Special. De acordo com o próprio Bill mais de 75 macacões foram feitos para Elvis entre 1968 e 1977. O material usado na confecção era importado de Milão. O mais caro (U$65.000,00) foi o American Eagle que ficaria em um preço 4 vezes maior se fosse feito hoje. Este macacão é o único que Elvis mencionou para Bill como sendo seu favorito. A gola alta foi idéia de Bill que criava tanto os macacões como as roupas que Elvis usava fora dos palcos. Em Julho, Elvis filma "Charro". Em Agosto, ele retorna a Memphis Em Setembro, Elvis foi surpreendido com a notícia de falecimento de mais um amigo, o disc-jockey Dewey Phillips, com apenas 42 anos de idade. Phillips foi provavelmente o primeiro disc-jockey a tocar música "negra" ou "R&B" para uma audiência branca. Ele se tornou muito popular na rádio WHBQ, com seu programa "Red Hot and Blue". Foi Dewey quem entrevistou Elvis pela primeira vez logo após o lançamento de "That"s All Right". Elvis que teria dito à ele não saber nada sobre entrevistas foi acalmado por Dewey que o aconselhou a apenas não dizer nada sujo no ar. O seu entusiasmo lançou não só a carreira de Elvis mas também de Carl Perkins, Roy Orbison entre outros. Em Outubro, estréia o filme "Live a little, Love a little" e Elvis volta a Hollywood para filmar "The trouble with girls". As gravações da trilha sonora se deram em Hollywood (dia 23.) A RCA lançou o single "If I can dream"(com "Edge of reality" no lado B) que superou a marca do milhão de cópias vendidas antecipando o sucesso do especial que seria lançado em Dezembro. No dia 3 de Dezembro, em horário nobre de uma terça-feira, a NBC-TV levou ao ar o tão esperado Special. Priscilla conta que durante o show todo Elvis esteve muito tenso e silencioso mas assim que os telefonemas começaram todos compreenderam que ele conquistara um novo triunfo. O show foi sucesso de público e crítica e trouxe Elvis de volta ao seu lugar. O show foi assistido por mais de 54 mil pessoas nos Estados Unidos. Jornais e revistas elogiaram. O crítico da Eye escreveu: "É um milagre ver um homem perdido reencontrar o caminho de volta. Elvis cantou com o ímpeto que as pessoas esperam dos astros de rock"n"roll. Movimentou seu corpo com um empenho tão natural que deve ter deixado Jim Morrison verde de inveja.



Não importa que a maioria das músicas apresentadas tenha mais de dez anos, pois Elvis as interpretou como se tivessem sido feitas ontem". O Record World manifestou-se: "Não foi o velho Elvis, comercializando-se na nostalgia dos seus antigos rocks e na ridícula censura de Ed Sullivan, mas sim uma apresentação atual, viril, cheia de humor, vibrante e com a agitação dos nossos dias". Outro crítico completou: "A energia que Elvis liberou em "I"m the king of the jungle/they call me Tiger Man", foi uma volta sobrenatural aos tempos da Sun Records". E os leitores do New Musical Express, publicação inglesa dedicada à pop music, elegeram-no o "Cantor Número Um do Ano." Elvis estava de volta. A RCA lançou o LP em seguida e este ultrapassou também a marca do milhão de dólares. Enquanto isso, Elvis decorava Graceland para o Natal. O Reveillon foi comemorado mais uma vez no Thunderbird Lounge, a festa mais famosa da cidade. O aluguel do salão era de U$3.000,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário