sexta-feira, 15 de julho de 2011

Edward Louis Severson III conhecido como Eddie Vedder


Nascido em 23/12/1964, em Evanston, nos arredores de Chicago, em Illinois; Edward Louis Severson III, mais conhecido como Eddie Vedder, é o mais velho de quatro irmãos adotivos. A mãe de Eddie se separou de seu pai biológico, quando ele ainda era um bebê. Por muitos anos, Eddie usou o sobrenome de seu pai adotivo, Mueller, pensando ser esse o seu verdadeiro pai.
A influência da música na vida de Eddie começou cedo, aos 5 anos de idade, quando sua família montou um orfanato em Illinois. "De repente grande parte dos meus irmãos eram mais velhos, negros, irlandeses e de todas essas culturas diversificadas e intensas. A partir daí, eu comecei a conhecer o som de James Brown, Otis Redding, Jackson Five. Hoje em dia, quando eu pego um disco com o selo azul da Montown, com o mapa de Detroit nele, eu fico arrepiado", relembra Eddie Vedder.
Em 1974, sua família mudou-se para San Diego, na Califórnia, e Eddie começou a se interessar pelo surfe. Na época, a banda The Who começou a fazer a cabeça dele, principalmente, o guitarrista/compositor Pete Townshend. "O álbum 'Quadrophenia' do The Who salvou a minha vida. Eu achava maravilhoso imaginar que um cara vivendo em outro país, a milhas de distância, podia explicar totalmente a minha vida...que eu não era o único a me sentir daquele jeito", afirmou Eddie Vedder sobre a influência do The Who em sua vida. Ele também inclui a ópera-rock "Tommy" do The Who, como um dos seus álbuns favoritos.
Quando sua família resolveu retornar para Chicago, no início da década de 80, Eddie, que não tinha um bom relacionamento com seu padastro e estava encantado com o surfe e a música, decidiu ficar vivendo em San Diego, com sua namorada e futura esposa, Beth Liebling. Ele também abandonou o sobrenome 'Mueller', de seu pai adotivo, e passou a usar o sobrenome de sua mãe, 'Vedder'.
O adolescente Eddie descobriu, por meio de sua mãe, que seu verdadeiro pai se chamava Edward Louis Severson Senior. Ele trabalhava como cantor em casamentos e restaurantes e morreu vítima de esclerose múltipla. Antes de morrer, ele chegou a ver o filho umas três ou quatro vezes, mas era sempre apresentado para Eddie como 'um amigo da família'.
Vivendo em San Diego, Eddie trabalhava como atendente em um posto de gasolina no período noturno, passava as manhãs surfando e tinha uma banda chamada 'Bad Radio', até ser chamado para participar do Pearl Jam.
Ao ser apresentado para Jeff Ament e Stone Gossard, o que mais chamou a atenção deles, foi o fato de Eddie parecer um cara simples e gentil. Introvertido, de fala calma, cheia de pausas e com pouco contato olho a olho; Eddie Vedder era o oposto de Andrew Wood, do Mother Love Bone.
Além de vocalista e compositor, Eddie Vedder toca guitarra, gaita, sanfona, piano, ukulele e bateria. Ele também é vidrado em fotografias e filmagens, anda sempre acompanhado de uma polaróide ou uma câmera Super 8 para registrar tudo.
Ao lado do baixista Jeff Ament, Eddie também colabora na elaboração dos encartes dos discos do Pearl Jam. Nos créditos finais de 'No Code', 'Yield', 'Live on Two Legs' e 'Binaural', ele aparece usando um pseudônimo: Jerome Turner. Outro pseudônimo usado por ele, geralmente quando participa de trabalhos com outros artistas é Wes C. Addle
Ele também gosta bastante de basquete, torce pelo Chicago Bulls, é um ávido defensor dos discos de vinil, costuma fazer truques com cartas de baralho e é o "datilógrafo oficial" da banda.
Entre os amigos do vocalista, estão o jogador de basquete Dennis Rodman, o casal de atores Susan Sarandon e Tim Robbins, Ben Harper, o vocalista Michael Stipe do R.E.M., o surfista Kelly Slater e o historiador Howard Zinn.
Fora o Pete Townshend, Eddie é fã dos Ramones, chegando até a presidir o fã-clube da banda. Quando a banda Ramones esteve no Brasil, em 1996, Vedder os acompanhou. Bem-humorado, portando um sofisticado equipamento de filmagem e usando boné e óculos escuros, ele circulou tranquilamente pela casa de show Olympia, em São Paulo. Para ver um registro dessa passagem, não deixe de visitar a página de fotos neste site, onde há uma foto dele com Johnny Ramone, em São Paulo.
Eddie já foi casado com sua antiga namorada, Beth. 
Em 1992 gravaram o Acústico MTV que ficou marcado pelo facto de Eddie Vedder ter exposto a posição da banda em relação ao aborto: escrevendo "pro choice" em seu braço ao som da música "Porch".
Eddie fez ainda a voz de um concerto de The Doors (em memória de Jim Morrison). Casou em 1994, em Roma, com Beth Liebling, com quem namorava desde 1983. Beth faz parte da banda Hovercraft na qual Eddie já fez algumas participações. O casamento durou até Setembro de 2000 (relação de 17 anos) e em 2001 Eddie conheceu Jill McCormick, actual companheira e com quem tem duas filhas: Olivia, nascida em 2004, e Harper, nascida em 2008. Em 18 de Setembro de 2010, Vedder casou com a namorada de longa data, Jill McCormick. Os dois ficaram noivos em 2009, durante uma apresentação em Washington, capital dos Estados Unidos.
Ao longo dos anos a banda tornou-se mais coesa, seguindo sempre os seus ideais, quase sempre polémicos... As suas atitudes em defesa dos fãs, tais como um processo movido contra a empresa Ticketmaster (que monopoliza o mercado de venda de bilhetes em território americano) tornaram-se marcos do panorama musical. No processo contra a distribuidora de bilhetes, a banda exigiu através dos tribunais que a empresa reduzisse os seus lucros, a fim de diminuir o preço dos bilhetes para os seus concertos, para que os fãs fossem beneficiados. Somando-se isso ao activismo político (por exemplo, em 2004 a banda realizou, com outras bandas de renome, uma digressão pelos Estados Unidos, numa tentativa de boicotar o voto no então presidente George Bush; chegando mesmo a ser criticado por ter queimado em palco uma máscara de George W. Bush) e em defesa de causas humanitárias, sociais e ambientais os Pearl Jam tornaram-se uma das mais idolatradas e respeitadas bandas da história do rock, vendendo até à data cerca de 30 milhões de discos nos Estados Unidos e 60 milhões em todo o mundo, sendo a banda recordista de álbuns ao vivo.
FONTES:http://www.pearljambrasil.com/bio.php      pt.wikipedia.org/wiki/Eddie_Vedder 

Nenhum comentário:

Postar um comentário