quinta-feira, 3 de março de 2011

Black Sabbath-OS DINOSSAUROS DO METAL

VAMOS INICIAR A BIOGRAFIA COM UM VÍDEO CLÁSSICO
Black Sabbath surgiu no ano de 1966 em Aston,  Inglaterra. A história começou quando o guitarrista Anthony "Tony" Iommi e o baterista William "Bill" Ward leram em uma loja o anúncio de John "Ozzy" Osbourne, que foi à procura de músicos para formar uma banda. Iommi e
Ward foram para casa de Ozzy e decidiram formar um complexo musical. Osbourne levou ao grupo, outros dois músicos que tinham tocado com ele na banda Rare Breed: os guitarristas Terence "Geezer" Butler e Jimmy Phillips.
Inicialmente, a banda escolheu o nome: Polka Tulk Blues Band e encurtado depois para Polka Tulk, e começou a construir um repertório, principalmente blues. Mais tarde, Clarke e Phillips saem do grupo e o restante dos membros decidiram alterar a denominação para Earth. Eles tocavam covers de Jimi Hendrix, Blue Cheer, Cream e The Beatles, e fez a primeiro demo em 1968. Eles tiveram algum êxito no espaço de "pubs" britânicos, o que fez com que o grupo pudesse fazer o nome no exterior, graças a gerente Jim Simpson.
Após um curto período, o nome da banda foi mudado porque havia outro grupo denominado Earth. A escolha do nome, mais tarde, veio à ideia de Butler, um grande fã dos romances de "magia negra" e "terror" de autores como Dennis Wheatley. Black Sabbath foi o nome escolhido. 
O novo nome também trouxe um novo som blues, primeiramente com elementos do folk e, em seguida, com cada vez mais fortes e tons escuros até que uma nova solução para a qual o grupo tornou famosa e teria sido numerada para muitos críticos, como os principais pioneiros do Heavy. O primeiro contrato da banda foi com a Fontana Records e, mais tarde, com o Vertigo. No dia 13 de fevereiro de 1970, foi publicado o álbum de estreia da banda, intitulado simplesmente de Black Sabbath.
 INICIANDO A Biografia
A banda britânica foi formada no final da década de 60, na cidade de Birmingham. A formação inicial era composta porOzzy Osbourne no vocal, Tony Iommi comandando a guitarra, Geezer Butler no baixo e Bill Ward na bateria.
O Black Sabbath trouxe um som inovador para a época dominada pelo pop, e influenciou a geração seguinte da música. Com o som pesado de guitarras, letras com teor místico e sobrenatural, além das roupas quase sempre negras usadas pelos integrantes, marcaram aquela que é considerada a lenda viva do heavy metal.
O grupo se conheceu na escola e na vizinhança em que moravam. Logo que começaram a tocar, a princípio blues e rock, a banda já dominou os principais bares da cidade e arrebanharam muitos fãs, que foram imprescindíveis para o sucesso rápido obtido pelo Black Sabbath.
Inicialmente o grupo se chamou Polka Tulk, depois Earth e finalmente o nome atual, que foi escolhido para dar a idéia de escuridão e misticismo, características sempre presentes nas composições da banda.
O primeiro disco, homônimo, foi gravado em 1969 e lançado um ano depois. Mas o sucesso realmente chegou até a banda com o segundo álbum, “Paranoid”, considerado um clássico do Sabbath. Algumas das músicas de destaque são “War Pigs”, “Iron Man” “Fairies Wear Boots” e a faixa-título. O álbum proporcionou o primeiro Disco de Platina ao grupo e foi o mais vendido no Reino Unido.
Esta formação permaneceu igual até o disco “Technical Ecstasy”, de 1976, quando Osbourne deixa o grupo e dá lugar a Dave Walker. Dois anos depois, Ozzy retorna à formação do Black Sabbath, porém deixa a banda novamente em 1979.
Desta vez, quem substituiu o lendário Ozzy é Ronnie James Dio. Com ele, a banda gravou dois álbuns “Heaven and Hell”, duas vezes Disco de Platina no Reino Unido, e “Mob Rules”, com destaque para os singles “The Mob Rules”, “Turn Up The Night” e “Voodoo”.
Para o próximo disco, lançado em 1983 e intitulado “Born Again”, o grupo conta com o vocal de Ian Gillan, ex-Deep Purple, e com Bev Bevan na bateria, que logo sairiam para dar lugar, respectivamente, a David Donato e para o retorno de Bill Ward.
Após muitas mudanças na formação da banda, em 1992, o Black Sabbath lança um novo álbum que se tornara um clássico da carreira, seu nome era “Dehumanizer”. Neste disco, a formação foi Ronnie James Dio no vocal, Tony Iommi na guitarra, Geezer Butler no baixo e Vinny Appice na bateria
.

Mais recentemente, em 1995, os Black Sabbath, lançaram "Forbidden", com o destaque para as músicas The Illusion Of Power, Get A Grip, Shaking Off The Chains e Rusty Angels. A formação da banda consistia em Iommi, Tony Martin, Neil Murray e Cozy Powell. Cozzy Powell deixou a banda no meio da tour americana e foi substituído por Bobby Rondinelli.

Já em meados de 1997, Ozzy actuou novamente ao lado de Geezer Butler, e Tony Iommi na Ozzfest, um festival com algumas bandas da cena pesada mundial. Quando perguntaram a Ozzy o porquê da não presença de Bill Ward na Ozzfest, ele disse que Iommi lhe tinha dito que Ward já não tocava como dantes, e portanto não tinha sido convidado.

Após a Ozzfest, em que não tocou, Bill Ward fez alguns "testes" para ver se a sua aptidão como baterista continuava, para levar a cabo uma reunião dos quatro membros fundadores da banda. Esta reunião foi levada a cabo e foi constituída por dois shows, nos dias 4 e 5 de Dezembro de 1997. A primeira parte dos concertos esteve a cargo dos Fear Factory. Ambos os concertos foram registados para posterior edição em audio e video . Não existem planos futuros definidos mas, para quem já tanto deu deu á música, espera-se que se possam dislumbrar novos trabalhos.


Formação atual ..idas e vindas
  • Ozzy Osbourne - vocal (1969–1979, 1997-presente)
  • Tony Iommi - guitarra (1969-presente)
  • Geezer Butler - baixo (1969–1984, 1990–1994, 1997-presente)
  • Bill Ward - bateria (1969–1980, 1983, 1984, 1994, 1997–98, 1999-presente)

Discografia


  • 1970 - Black Sabbath
  • 1970 - Paranoid
  • 1971 - Master of Reality
  • 1972 - Black Sabbath, Vol. 4
  • 1973 - Sabbath Bloody Sabbath
  • 1975 - Sabotage
  • 1976 - Technical Ecstasy
  • 1978 - Never Say Die!
  • 1980 - Heaven and Hell
  • 1981 - Mob Rules
  • 1983 - Born Again
  • 1986 - Seventh Star
  • 1987 - The Eternal Idol
  • 1989 - Headless Cross
  • 1990 - Tyr
  • 1992 - Dehumanizer
  • 1994 - Cross Purposes
  • 1995 - Forbidden
    ULTIMA NOTA DA BANDA:
    Black Sabbath - Um Sabbath Negro é uma reunião de bruxas e feiticeiras. A banda se chamava Earth e resolveu assumir o nome de uma música composta por Geezer Butler, inspirada em um suspense do novelista Denis Wheatley.t

    FONTES:Site oficial: http://www.black-sabbath.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário