domingo, 13 de novembro de 2011

Marco Hietala


Marco Tapani Hietala é um músico finlandês conhecido das bandas Tarot e Nightwish, na qual é baixista e vocalista. Além disso, ele também canta com as bandas Sapattivuosi e Northern Kings. No exterior, ele é mais conhecido como um membro do Nightwish, mas na Finlândia, ele veio a ser conhecido já na década de 80 com seu irmão, fundou a banda Tarot.



Em sua carreira musical, começou a ter aulas de piano com a idade com cerca de oito anos de idade e entre 11 e 12 anos de idade ele começou a tocar guitarra. Depois da escola abrangente, Hietala, estudou na Escola de Música Kuopio Alta e mais tarde a tocar baixo Conservatório de Pop & Jazz em Helsinki, Oulu, na aldeia .
No início dos anos 80,  Marco e seu irmão, Zachary Hietala, se tornou um dos pioneiros do heavy metal finlandês com o Tarot. No final de 2001, juntou-se Nightwish, que haviam se separado do ex-baixista e também precisava de uma voz masculina para o próximo álbum, Century Child. Marco também participou de outras bandas, como Sinergy , Jimsonweed e Conquest. Além disso, ele visitou uma série de diferentes bandas e álbuns. Seu canto pode ser ouvido, por exemplo, no álbum Lucidity, do Delain.

Marco Hietala, foi eleito em dezembro de 2007, pela Kuopio Música High School o Artista do ano.
Hietala tem dois filhos, Anttolainen e Miro, que participaram do Channel Four Guerra Choral, programa com seu pai.  
 Perfil:
 Nome:
Marco Tapani Hietala
Data de Nascimento:
14/01/1966
Local de residência:
Kerava, Finlândia
Interesses (Hobbies):
Ficção Científica, filmes e livros de fantasia e terror, jogar video game.
Vícios:
Continuo lerdo.
Trajetória musical:
Família com passado musical ativo. Fui exposto ao Jazz, Rock e música clássica desde que nasci. Tenho tocado baixo e guitarra desde os 12 anos. 3 anos de violão clássico, vocais e teoria musical na faculdade de música. E mais dois anos de baixo e teoria musical no Oulunkylä Pop e Conservatório de Jazz.
Equipamento:
Baixos Warwick infinitye amplificadores Warwick.
Ídolos na música:
Essas pessoas que foram/são boas no que fazem. Baixo: Geezer Butler, Bob Daisley. Vocais: Ronnie James Dio, Rob Halford, Kate Bush.
Ídolos na vida:
Neil Armstrong. (O primeiro homem a pisar na lua, ou num pedaço obscuro do deserto norte-americano, como alguns dizem)
Filosofia de vida:
Viva e deixe viver.
Lugar que gostaria de visitar:
Espaço.
Faz você rir:
Cócegas.
Primeiro disco que comprou:
Eu e meu irmão enchemos nosso pai para que ele comprasse o "Long Live Rock'n'Roll", do Rainbow. O primeiro que comprei com meu próprio dinheiro foi, provavelmente, o "Killers", do Iron Maiden ou o "Mob Rules", do Black Sabbath. Não me lembro qual.


5 álbums favoritos de todos os tempos:
Rainbow - Long Live Rock'n'Roll
Black Sabbath - Heaven and Hell
Judas Priest - Painkiller
Thin Lizzy - Live 'n' Dangerous
Deep purple - Burn.
E existe uma porrada de outros discos que gosto tanto quanto esses.


Seu melhor momento pessoal com o Nightwish:
O disco "Once" e todo seu sucesso, que continuou crescendo e superando todas as nossas expectativas.


Melhor show do Nightwish até aqui:
Rolaram vários shows sensacionais pra que eu escolha apenas um. Os melhores e mais recentes, em 2005, foram provavelmente no Wacken, Alemanha, Hammersmith, Inglaterra e o do Hartwall Areena, na Finlândia, só pra citar alguns.


Matando o tempo em turnê:
Livros, filmes, videogames, uns drinks de vez em quando?


Preparação para um show:
Ah sim! O drink, de vez em quando!


Experiência mais estranha em turnê:
Ei, é tudo estranho!


Pior pesadelo no palco:
Perder minha voz.


Música predileta do Nightwish:
The Siren.


Pior pesadelo em geral:
Algo de ruim acontecendo com minha família quando eu estou longe, e não poder fazer nada.


Banda/Músico favorito:
Eu não tenho mais um favorito, mas o Black Sabbath e a forma como Tony Iommi escreveu seus riffs com certeza incluenciaram a forma com que eu vejo e faço música hoje.


Livro favorito:
Sim, O Senhor dos Anéis. É um clichê ou o que?


Bebida favorita:
Cerveja tipo Lager


Comida favorita:
Salsicha finlandesa chamada "Lenkki"


Filme favorito:
Ainda a trilogia original de "Star Wars".


Programa de TV favorito:
Eu acho que a TV é apenas uma extensão natural do seu aparelho de DVD ou do seu videogame. De outra forma, é apenas perda de tempo. Ainda fico com o Babylon 5. Deve existir algo melhor hoje em dia, mas esse aí me marcou bastante.


A pergunta mais imbecil que já te fizeram:
"Você poderia me dar o telefone, endereço e data de nascimento de todos os seus companheiros de banda?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário