quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Emperor

 Emperor é uma banda Norueguesa de black metal sinfônico formada em 1991 pelo vocalista e guitarrista Ihsahn e o baterista Samoth em Notodden, Telemark na Noruega.
Juntamente com o Mayhem, Burzum, Darkthrone e outras bandas, o Emperor fez parte do Inner circle. Durante seus primeiro anos, a banda passou por várias mudanças na sua formação, com Ihsahn e Samoth como os únicos membros constantes. Mas após a chegada do baterista Trym Torson em 1996, a formação permaneceu estável até a separação da banda em 2001. Em 2006, a banda se reuniu para uma série de shows até o final de 2007, quando voltaram a se separar.
Ao longo da carreira, a banda já lançou quatro álbuns de estúdio e vendeu mais de 500000 cópias em todo o mundo.

 O Emperor foi formado na Noruega  no início dos anos 90 por Ihsahn e  Samoth. Os dois pertenciam à uma banda chamada  Thou Shalt Suffer, onde o primeiro era vocalista e o segundo era guitarrista. No Emperor, Ihsahn assumiu o posto de guitarrista e tecladista, Samoth assumiu o posto de baterista, sendo somados pelo baixista Mortiis.
Em 1992 o Emperor lançou sua primeira demo intitulada "Wrath Of The Tyrant", que somava ao black metal alguns elementos diferentes do costumeiro, dando atmosferas diferentes ao som.  
Logo após a banda lançava um mini-album auto intitulado "Emperor" ,adotando nesta gravação duas guitarras, sendo que Samoth sai da bateria e assumiu um papel de segundo guitarrista, Bard G. Eithun - Bard Faust assumiu a bateria. O álbum tem 4 faixas sendo que duas foram retiradas da demo e gravadas com uma produção superior completando assim o lançamento. No mesmo ano a banda gravou um 7" EP chamado  "As The Shadows Rise", que foi lançado em uma edição limitada e hoje se tornou um disco raro. O EP tem apenas 3 músicas, todas da fita demo, porém regravadas.
Em 1994 Mortiis deixou a banda sendo substituído por Tchort. Naquele mesmo ano foi lançado o álbum debute da banda intitulado "In The Nightside Eclipse",que já se tornou um dos maiores clássicos de black metal da década de 90.O som do disco é extremamente sujo e pesado, as letras falam de sonhos e pesadelos, magia e feitiçaria maligna.
Naquela época os integrantes da banda eram envolvidos com o Inner Circle, um grupo terrorista satânico, que aterrorizava a Noruega e espelhava influências pelo mundo inteiro.Resultado: Faust foi preso e condenado a 14 anos de cadeia por assassinar um gay na cidade de Lillehammer. Samoth foi preso e condenado a 16 meses de prisão por incendiar igrejas e Tchort foi preso e condenado a 6 meses de prisão por assalto (acabou saindo da banda por falta de interesse). Ihsahn foi questionado muitas vezes mas nenhuma evidência foi achada que ligasse ele a qualquer crime.
Com tudo isso o futuro do Emperor parecia não ter mais continuidade pois Samoth era um dos músicos principais na criação das letras e das músicas, Faust era um grande baterista o que dificultaria sua substituição. Ihsahn batalhou muito para arranjar um substituto para Tchort e Faust, sempre visitando Samoth na cadeia para planejar músicas e discutir o futuro da banda. Hellhammer do Mayhem passou um tempo na banda como baterista mas não durou muito pois ele estava mais envolvido com a banda Arcturus.
O Emperor ficou definitivamente paralisado por 2 anos. Em 1996 Samoth foi liberado da prisão, juntou-se assim com Ihsahn, conseguindo colocar dois músicos um pouco desconhecidos no lugar dos outros. Na bateria entrou Mefisto, e no baixo entrou Alver. A banda se estabilizou com esta formação e começou a trabalhar as músicas que seriam gravadas no próximo álbum. Para atrapalhar mais um pouco o desenvolvimento dos trabalhos  Mefisto deixou a banda sem baterista de novo, mas logo foi substituído por Trym Torson, do Enslaved. Mesmo assim a banda enfrentou algumas dificuldades que atrasaram o lançamento do álbum, mas finalmente em 14 de fevereiro de 1997 saiu o mini álbum "Reverence",disco que rendeu o primeiro vídeo da banda para a musica"The Loss and Curse of Reverence" que era um vídeo para PC,foi gravada também uma faixa instrumental trabalhada por Ihsahn: "Opus A Satana".Nesta mesma época Ihsahn reviveu o Thou Shalt Suffer para matar a necessidade de fazer as coisas que não cabiam no Emperor. A banda deixou de usar o corpse paint, fazendo críticas ao fato dizendo que aquilo tudo havia se tornado uma moda e perdera assim o seu significado simbólico.
Agora o Emperor começava a caminhar definitivamente, dando continuidade à sua vida. Logo após o lançamento de "Reverence" saiu o segundo álbum da banda, chamado "Anthems To The Welkin At Dusk". O disco foi votado na revista Terrorizer como o melhor de 1997 e Emperor foi votada como a melhor banda. Em 1998 o baixista Jonas Alver saiu da banda. Emperor, enquanto preparando material para um novo álbum esteve ocupado no ano. Eles gravaram músicas para tributos como o "In League With Satan", tributo ao Bathory e o tributo ao Mercyful Fate.
A banda também tocou nos Estados Unidos, no festival de Milwaukee, mas sofreu com a má qualidade sonora e por não usar teclados.
Em 1999 a banda lança um Split-CD com uma banda de Black Metal chamada Thorns.São 8 faixas , sendo que 4 são do Emperor e quatro do Thorns. Ainda em 99 a banda lança mais um disco intitulado IX Equilibrium.O disco foi grava do com Ihsahn fazendo vocal, guitarra e baixo, Samoth tocando guitarra, e Trym na bateria. A banda atualmente tem oficialmente 3 integrantes, com Ihsahn assumindo o baixo em estúdio e o baixista Charmand Grimloch tocando apenas em shows.

Como trio
Com a saída de Alver em 1998, a banda continuou seus trabalhos como um trio, com Ihsahn acumulando agora a função de baixista. A banda gravou seu terceiro álbum, IX Equilibrium e fez uma turnê pela Europa e Estados Unidos. Foi por volta de 2000, que Samoth e Trym Torson começaram a se direcionar mais para o Death Metal, enquanto Ihsahn verteu-se musicalmente para um lado mais artístico e progressivo do metal, como demonstrado em seu projeto paralelo, Peccatum. Assim, em 2001, com as diferenças musicais muito evidentes, o Emperor decidiu se separar após o lançamento de seu último álbum, Prometheus: The Discipline of Fire & Demise, inteiramente composto por Ihsahn.
Em uma declaração sobre o fim do grupo, eles afirmaram que já tinham feito tudo o que queriam com o Emperor e não queriam o título de banda que não sabe quando parar.
Após o termino, foi lançado uma coletânea denominada Scattered Ashes: A Decade of Emperial Wrath, cd duplo com covers de outras bandas, além de suas músicas mais importantes.
Samoth e Trym continuam tocando juntos na banda de black/death metal Zyklon, enquanto Ihsahn está, ao lado de sua mulher Ihriel, concentrado no projeto Peccatum, além de um projeto solo cujo cd denominado The Adversary foi lançado em 2006.
Reuinião
Em 2005, a banda voltou a se reunir para fazer uma turnê, afirmando ter vontade de fazer shows para os fãs, já que não houve uma turnê de despedida durante o seu fim. Para esses shows a banda conta com as participações de Secthdaemon no baixo e Einar nos teclados. Tocaram no festival de aniversário da revista Scream e foram headline nas edições de 2006 do Inferno Festival, da Noruega, e do Wacken Open Air.



FONTE
FONTE 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário