domingo, 1 de fevereiro de 2015

Elize Ryd

Elize Ryd é uma cantora e compositora suéca. É conhecida por seu trabalho com a banda Kamelot e Amaranthe, na qual, além de frontworman, é compositora. Também trabalhou com as bandas Takida, Renegade Five, and Dreamstate.

Elize nasceu em uma família de musicos e começou a praticar aos três anos, e se apresentou para o público pela primeira vez aos quatro.  Desde o início, ficou claro que ela tinha uma voz única e um talento natural para cantar, interpretar e dançar. Durante sua infância, foi influênciada por tudo, da ópera e Walt Disney ao punk e heavy metal.


Aos treze, participou e venceu um show de talentos em Gothenburg como a participante mais jovem. Ela recebeu uma bolsa de estudos por ser "a cantora mais promissora". Depois de se formar no primário, decidiu se tornar uma artista profissional da música. Em 2003, se formou a partir de uma educação preliminar. Em 2007, depois de tres anos na "Performing Arts School", onde estudou teoria musical, theatro, canto e dança, ela finalmente atingiu seu objetivo. Elize conseguiu seu primeiro trabalho como artista no Cabaret Lorensberg, em Gothenburg. Ela trabalhou entre 2007 e 2009. Ela deu  uma pausa depois que a banda conseguiu um contrato com a Spinefarm/Universal.

Quando Elize tinha 16 anos, começou a trabalhar como backing vocal extra cantando em um estúdio fora de Gothenburg. A voz dela pode ser ouvida em vários albuns, de vários gêneros. Em 2003 e 2005, ela cantou no terceiro e quarto álbum da banda Falconers. Pouco depois, conheceu Jake, da Dreamland, que pediu para que fizessem um dueto na música Fade Away. Olof Mörck da banda Dragonland ouviu seus vocais e a contratou. Ela cantou no álbum Astronomy. Olof, Jake e Elize começaram a escrever músicas juntos. Colocaram no grupo o nome Avalanche, depois, mudaram para Amaranthe.

O álbum de estreia do Amaranthe foi lançado em Abril de 2011 e teve reconhecimento imediato. O som estranho e novo onde a voz de Elize se destaca como um contraste com os riffs pesados foi aclamado em todo o mundo. Elize e sua banda receberam dois discos de ouro pelos singles Hunger (2012) e Amaranthine (2013). Também ganhou o Bandit Rock Awards como a revelação do ano. Em 2013, lançaram o segundo álbum, The Nexus, e em 2014, o terceiro, Massive Addictive.

Além de escrever músicas e viajar com o Amaranthe, Elize trabalhou com a banda Kamelot. Sua primeira tour foi em 2010. Em 2011 fez outra turnê mundial. Em 2012 participou do album Silverthorn, do Kamelot, gravando um videoclipe com a banda para a música Sacrimony.

Elize é o personagem principal da Opera Metal Avalon, de Timo Tolkki. As outras partes são cantadas por Sharon den Adel (Within Temptation) e Russell Allen (Symphony X). Elize também gravou um videoclipe com Timo para a música Enshrined My Memory em 2013, dirigido por Patric Ullaeus.
Em 2013 ela cantou Julen Är Här com Tony Kakko (Sonata Arctica) no álbum Raskasta Joulua, que recebeu disco de platina na Finlândia poucas semanas nas lojas. Elize participou de alguns shows em sua grande turnê pela Finlândia e cantou Ave Maria com Marco Hietala (Nightwish, Tarot) na YLE TV 1, o maior canal de televisão finlandês.

No ano seguinte, 2014, Raskasta Joulua lançou o segundo álbum no qual Elize participa de quatro faixas. Ela canta no cover Himlen I Min Famn, originalmente escrita e cantada por Carola Häggkvist. O álbum recebeu disco de platina na Finlândia.

Elize também participou do terceiro álbum deles, chamado Ragnarock Juletide, que inclui todas as músicas do álbum Raskast Joulua cantadas em inglês. Ela se juntou à banda para uma turnê de um ano. O maior show foi em Helsingin Jäähalli em 18 de dezembro.

Em fevereiro de 2014, Elize fez sua estreia na televisão sueca como uma das competidoras do Så Ska Det Låta.

No dia internacional da mulher de 2014 (08 de março), Elize foi premiada como "Bandit Rock & Role Model” do ano no Bandit Rock Awards em Estocolmo.


Elize irá se apresentar no Melodifestivalen 2015 com Rickard Söderberg. Ela escreveu a música "On By One" com Jimmy Jansson, Sharon Vaughn e Karl-Ola Kjellholm.


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário