domingo, 25 de dezembro de 2011

The Rasmus

O início


The Rasmus é uma banda de pop-rock que se formou na cidade de Helsinki, Finlândia, em 1994, com a seguinte formação: Lauri Ylönen (vocal), Pauli Rantasalmi (guitarra), Eero Heinonen (baixo) e Janne Heiskanen (bateria). Começaram tocando na escola, em uma festa de fim de ano. Foram inicialmente conhecidos como Rasmus, simplesmente, mas antes tiveram outros nomes, como Sputnik e Antilla. No início, o estilo musical do grupo incorporava vários gêneros, como funk, pop e reggae. Gravaram seu primeiro single, 1st, lançado de forma independente pela Teja G. Records em 1995. Depois, em 1996 assinaram com a gravadora Warner Music Finland, com quem lançaram seu álbum de estreia, Peep, quando os membros tinham apenas 16 anos. Com Peep, ganharam disco de ouro e fizeram mais de 100 shows na Finlândia e Estônia, além de tocarem em festivas na Rússia.

Em 1997, lançaram seu segundo álbum, Playboys, que rendeu à banda o disco de ouro e um Emma Gaala (Grammy finlandês) de Revelação do Ano de 1996. Fizeram mais de uma centena de shows em 1997 e tocaram em festivais, apoiando o Rancid e Dog Eat Dog. O terceiro álbum da banda, Hell Of A Tester, foi lançado em 1998, e seria uma espécie de “continuação” dos dois álbuns anteriores. "Liquid" foi lançada como single em setembro de 1998, com o qual apareciam regularmente na MTV Nórdica. Esta canção foi escolhida como "Canção do Ano" pelos críticos finlandeses. Esses 3 primeiros álbuns, com músicas e letras meio “bobas”, marcaram um estilo mais pop da banda.


Novo baterista, novo nome


Em 1999, Janne sai da banda devido à diferenças com os outros membros. Foi quando Aki Hakala, que anteriormente vendia souvenires da banda nos shows, se uniu como novo baterista. Em 1999, fizeram mais de 80 shows, e também apoiaram bandas como Garbage e Red Hot Chili Peppers. Em abril de 2000, assinaram contrato com a Playground Music Scandinavia, já que sua antiga gravadora queria que cantassem em finlandês, o que não lhes agradou. A partir daí, a banda segue um novo rumo. Em 2001, o grupo passa a se chamar "The Rasmus", para evitar confusões com um artista sueco conhecido como DJ Rasmus. 


Lançaram seu quarto álbum, Into, em 2001, com o qual ganharam disco de platina duplo na Finlândia. O primeiro single, F-F-F-Falling, ficou em 1º lugar na Finlândia durante três meses no começo de 2001. O segundo single, Chill, chegou a obter o 2º lugar. O álbum ocupou o topo das paradas na Finlândia e Dinamarca, e a banda seguiu em turnê pela Escandinávia e outros países europeus. Também participaram de vários festivais e programas de TV, além de apoiarem bandas como Roxette e HIM. O sucesso da banda na Escandinávia fez com que o álbum fosse lançado em vários países da Europa. Em 2002, lançaram uma coletânea, Hell Of A Collection, incluindo canções dos quatro primeiros álbuns. Essa coletânea foi lançada para marcar a fase da banda com Janne e seu antigo estilo. A partir daí, o The Rasmus começa a amadurecer.


"Dead Letters" e o sucesso mundial


O quinto álbum, Dead Letters, foi gravado nos Estúdios Nord, na Suécia, e lançado em 2003, sendo o primeiro disco da banda a ser lançado mundialmente. "Cada canção é uma carta dirigida a alguém. Um pedido de desculpas, um segredo ou um pedido de ajuda", afirma Lauri. Trazendo um som melancólico e melodioso, o disco foi lançado na Europa no início de 2003, chegando ao 1º lugar na Alemanha, Áustria e Suíça e Finlândia. Esse sucesso na Europa fez com que a banda lançasse o disco em outras partes do mundo. 


O primeiro single deste álbum foi "In The Shadows", lançado em janeiro de 2003. A canção fez parte da trilha sonora do filme finlandês "Pahat Pojat". O single e o álbum escalaram as paradas de sucesso na Escandinávia, e depois no resto da Europa, vendendo mais de 1 milhão de cópias. "In The Shadows" se transformou em um super sucesso a nível mundial. Então, lançaram os singles "In My Life", em agosto e "First Day Of My Life", em outubro. Em novembro, ganharam o MTV Europe Music Awards como Melhor Banda Nórdica. O álbum foi seguido por uma turnê promocional, com shows e apresentações em programas de TV que duraram 2 anos. Nesse meio tempo, ganharam mais e mais prêmios: no Emma Gaala em fevereiro de 2004, onde venceram em todas as cinco categorias que foram nomeados - melhor grupo, melhor álbum, melhor vídeo (In My Life), melhor artista e Export Emma. Em fevereiro, foi lançado o novo single "Funeral Song", e em abril outro prêmio estava a caminho, no TMF Awards como Melhor Banda de Rock. 


Em julho de 2004, após o grande sucesso de "Dead Letters", o álbum anterior, "Into", foi lançado em outros países. O sucesso da banda alcançou os países asiáticos, onde estiveram no final de julho para promover "Dead Letters". Em agosto, o último single do quinto álbum foi lançado, "Guilty", o qual também se transformou em um sucesso mundial. A turnê promocional incluiu shows (quase todos esgotados), festivais e performances na TV. O outono estava cheio de coisas boas e prêmios, da Rússia à América Latina, dos EUA à Escandinávia e Ásia. Em outubro de 2004, The Rasmus se apresentou em Los Premios MTV, em Miami; foi a primeira apresentação da banda em uma performance ao vivo nos Estados Unidos. A banda Apocalyptica lançou o single Bittersweet, em novembro, que contou com a participação de Lauri Ylönen e Ville Valo do HIM. No mesmo mês, The Rasmus lançou seu primeiro DVD, "Live Letters", contendo o show no Gampel Open Air, na Suíça, em 21 de agosto do mesmo ano, além de videoclipes, making of e extras. Em 17 de janeiro de 2005, participaram em um concerto beneficente pelas vítimas do tsunami na Ásia, juntamente com HIM, Apocalyptica, The 69 Eyes e Negative, no Hartwall Arena de Helsinki. Ganharam mais prêmios na Finlândia: Melhor Artista no MTV Nordic Awards e no NRJ Radio Awards. Imediatamente sairam em turnê pelo Japão, e quando estavam de volta levaram 2 prêmios pelo vídeo de "Funeral Song", no Emma Gaala e no Finnish Muuvi Video Awards. Em abril de 2005, foi lançado outro single do Apocalyptica com participação de Lauri, "Life Burns!".


"Hide From The Sun", Dynasty e turnês pelo mundo


Em 2005, The Rasmus lança "Hide From The Sun", seu sexto álbum de estúdio, que traz um som diferente das produções anteriores, e que obteve reconhecimento pelas suas vendas com os discos de ouro e de platina. Basta escutar canções como "No Fear", "Shot", "Immortal" ou "Dead Promises" para se dar conta da mudança que teve a banda através do tempo. Como disse Eero: "O álbum Dead Letters é mais obscuro, mais melancólico e mais sonhador que qualquer outro que fizemos até agora; mas o novo (Hide From The Sun) é mais reflexivo". O primeiro single foi "No Fear", lançado no final de agosto, duas semanas após o lançamento do álbum. A turnê promocional incluiu Índia, África do Sul, Rússia e Grécia.


O segundo single do álbum foi "Sail Away", lançado no final de outubro, e poucos dias depois a banda recebeu o prêmio como Melhor Artista Finlandês no MTV Europe Music Awards, em Lisboa, competindo com bandas como Apocalyptica, HIM, Nightwish e The 69 Eyes. Durante esse tempo, Lauri e Pauli fundaram sua gravadora, a Dynasty Recordings. Em fevereiro de 2006 eles começaram a filmagem do vídeo para o novo single "Shot", lançado em seguida, em abril. No mesmo período, o grupo fez uma turnê junto com HIM e Negative, na Alemanha, Áustria e Suíça. Em 9 de abril, o canal de televisão finlandês YLE TV apresentou um documentário sobre a banda. Durante o ano de 2006, The Rasmus fez várias turnês por todo o mundo, incluindo países como Espanha, Alemanha, África do Sul, Japão e Estados Unidos, além de vários países da América Latina, como México, Argentina, Chile, dentre outros. Nesse ano estiveram no Brasil, onde fizeram shows em São Paulo, Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, onde tocaram no festival Pop Rock Brasil.


Em 28 de abril de 2006, foram vencedores do ESKA Music Awards da Polônia, na categoria Melhor Artista de Rock Internacional. Foi também em 2006 que a banda realizou uma nova versão do sucesso da banda sueca ABBA, SOS, que foi incluída no disco "Come Together", da revista de música alemã Bravo. Gravaram nos estúdios da Dynasty, durante os dias que tiveram descanso no meio da turnê. Em 10 de outubro, lançaram a edição de "Hide From The Sun" para os Estados Unidos, onde incluíram algumas canções extras, como "Open My Eyes" e "Dancer In The Dark", além do vídeo de "Immortal". Encerraram a turnê mundial em 21 de novembro em Nova York, tocando num show reservado para os vencedores de um concurso.


O sétimo álbum: "Black Roses"


Durante o verão de 2008, a banda participou de alguns festivais europeus, entre os quais o NRJ in the Park, na Alemanha, onde apresentaram duas músicas do novo álbum, Black Roses: "Ten Black Roses" e "Livin' In A World Without You", esta última escolhida como primeiro single. Em meados de agosto de 2008, a banda lançou o videoclipe do single, filmado em Estocolmo no começo de julho do mesmo ano. Enfim, depois de alguns meses de atraso na produção, em setembro de 2008, o The Rasmus lançou em várias partes do mundo o tão aguardado "Black Roses", o sétimo álbum da banda. Trazendo um som mais pop, o disco foi gravado em várias cidades, como Helsinki, Estocolmo, Nashville, Cingapura e Berlim. Foi co-produzido por Desmond Child, e se tornou o disco mais caro já realizado pela Playground Music Scandinavia. Inicialmente, uma das canções do álbum teria a participação da vocalista do Nightwish, Anette Olzon, mas depois a banda decidiu por não incluí-la em Black Roses.  


Desde o final de agosto de 2008 a banda estava ocupada com a promoção do novo álbum, primeiro na Alemanha, onde fizeram alguns pequenos shows acústicos, e quando introduziram três novas canções: Justify, Ghost Of Love e Live Forever. Depois a promoção continuou por outros países europeus como a Itália e a Espanha. O novo álbum recebeu críticas positivas, mesmo pelos críticos de música que tempos atrás não reconheciam o talento da banda. "Black Roses" foi direto ao número um das paradas finlandesas (ganhando o ouro na primeira semana), enquanto "Livin' In A World Without You" também estava no topo da parada de singles. Em outubro de 2008, a banda, juntamente com von Hertzen Brothers e Mariko (ambos produzidos pela Dynasty Recordings), participou de uma curta turnê finlandesa de 7 shows chamada de "Dynasty Tour 2008". O vídeo do segundo single de Black Roses, Justify, foi lançado em dezembro, enquanto que o próprio single foi lançado mundialmente em 2 de fevereiro de 2009. Foi lançado também, no final de 2008, o filme finlandês Blackout, para o qual Lauri compôs a trilha sonora.


No início de 2009, a banda começou a turnê de Black Roses na Europa, fazendo shows em vários países como Suécia, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, República Tcheca, Turquia, dentre outros. Durante abril de 2009, fizeram shows por algumas cidades da América Latina: Monterrey, Guadalajara e Buenos Aires. Todavia, tiveram que cancelar os shows previstos para Cidade do México e Santiago do Chile. Em junho, participaram da turnê "Monsters of Rock", na Rússia, juntamente com Scorpions e Alice Cooper, e em julho tocaram em alguns festivais de verão na Europa, como fazem todos os anos.


15 anos, "Best Of" e dueto com Anette Olzon


Durante esse período, o grupo anunciou que já haviam gravado o vídeo de "Your Forgiveness" (a qual seria lançada como terceiro single de Black Roses, mas isso acabou não acontecendo), enquanto que "Ghost Of Love" foi lançada como single apenas na Finlândia. A banda ainda revelou o nome do tão aguardado dueto com a vocalista do Nightwish, Anette Olzon: October & April. Em uma entrevista concedida em 10 de julho de 2009, Lauri Ylönen disse  que o dueto seria lançado em outubro e faria parte de uma nova coletânea em comemoração aos 15 anos da banda. O vídeo da canção havia sido filmado em abril. Ademais, revelou que um novo álbum de inéditas do The Rasmus seria lançado em 2010.


Após vários rumores e notícias divulgadas na internet, a Playground Music confirmou que a nova coletânea, chamada "Best Of 2001-2009" seria lançada em 23 de novembro de 2009, na Escandinávia. Além disso, "October & April" foi divulgada oficialmente nas rádios da Finlândia e Alemanha no início de outubro. O vídeo da canção foi lançado em 23 de outubro, e seu lançamento como single do álbum compilatório ocorreu em 11 de novembro. Em 23 de novembro de 2009, The Rasmus fez um show em sua antiga escola em Suutarila (onde fez sua primeira aparição em 1994) para alunos e professores presentes, em comemoração ao 15º aniversário da banda. Os fãs na Finlândia e do resto do mundo puderam ver o show ao vivo pela internet. 


"Best Of 2001-2009" foi previsto para ser o último álbum do contrato do The Rasmus com a Playground Music Scandinavia, e segundo as palavras de Lauri, o grupo quer trabalhar em paz da sua própria maneira (apesar de que, em uma entrevista afirmaram que poderiam renovar seu contrato), e se dedica a gravar novas músicas em seu estúdio da Dynasty Recordings. "Estamos muito tranquilos e felizes", disse o cantor, que no mesmo ano assinou uma petição para a Lei de Direitos Autorais ser alterada na Finlândia, em benefícios dos autores. No dia 23 de dezembro de 2009, a banda deu uma grande surpresa de Natal para todos os seus fãs, quando finalmente lançou o vídeo de "Your Forgiveness". Este vídeo foi gravado em fevereiro de 2009 e dirigido pelo baixista Eero Heinonen. 


Novas composições, "New World" e futuro álbum da banda


Durante o ano de 2010, a banda esteve gravando em seu estúdio da Dynasty Recordings em Helsinki, e também participou de diversos festivais de verão na Europa. De acordo com Lauri Ylönen, em uma entrevista concedida em julho de 2010 na Letônia, um novo álbum de inéditas do The Rasmus seria lançado em 2011. No fim do ano passado, porém, Lauri anunciou o lançamento de um disco solo. Segundo ele, as músicas compostas entre 2009 e 2010, as quais inicialmente fariam parte do novo álbum da banda, "tornaram-se muito eletrônicas, não se encaixando com o estilo do The Rasmus". Assim, ao invés de deixá-las de lado ou liberá-las apenas como demos, Lauri preferiu lançar estas canções em um disco solo, como um registro importante. 


O álbum solo de Lauri, intitulado "New World", saiu à venda em 30 de março de 2011, na Finlândia. Seu primeiro single, "Heavy", foi lançado em 25 de fevereiro e sua estreia aconteceu no Emma Gaala 2011, onde Lauri se apresentou no dia 26 de fevereiro. O videoclipe da canção foi filmado por Owe Lingvall (o mesmo diretor de Justify e October & April) e foi lançado em 28 de fevereiro. "New World" também foi produzido pela Dynasty Recordings. Lauri diz em seu site oficial: "Fãs do The Rasmus não precisam se preocupar com nada. Nós vamos começar a escrever novas músicas com o The Rasmus durante o próximo verão (de 2011, no hemisfério norte) e vamos para o estúdio o mais rapidamente possível. Depois de todo esse trabalho com sintetizadores, eu já sinto falta de pegar o violão e escrever uma canção de rock. Tenho a sensação de que este será um fantástico verão e outono." Em uma entrevista recente, Lauri confirmou que a banda voltará a se reunir em julho de 2011 para começar os ensaios do novo álbum.


O nome da banda


A palavra "Rasmus" não significa literalmente nada; a banda tem dito em entrevista que escolheram este nome porque "soa finlandês" e é fácil de lembrar. De qualquer modo, o baixista Eero Heinonen disse em uma entrevista na Suécia que o nome vinha das palavras "trash" e "mosh". Em sueco, Rasmus é um nome próprio (equivalente a Erasmo em português). 


Foi o ex-baterista Janne Heiskanen que teve a ideia para o nome do grupo. No seu início, a banda levou o nome de Antilla. Desde 1994 até 2000 a banda se chamou Rasmus, mas por razões legais e para que não os confundissem com um DJ sueco homônimo, em 2001 decidiram mudar o nome para The Rasmus; nome que o vocalista Lauri Ylönen assegura que tem um significado muito pessoal para ele, já que disse que representa a alguém que é líder, que tem que ter tudo em perfeição, e que não gosta que lhe digam como fazer as coisas.




Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário