sábado, 29 de janeiro de 2011

After Forever

After Forever
A banda holandesa After Forever teve seu início de carreira muito semelhante ao de tantas bandas de Rock. O fator que fazia deles um grupo especial, foi a proposta musical predominante em seus trabalhos.
Tocando covers de seus artistas preferidos, como Iron Maiden e The Cult, a banda surgiu em meados de 1995 com o nome de Apocalyps. Porém, os jovens integrantes consideravam este nome comercial e superficial. A expressão After Forever, traduzia com fidelidade a proposta musical profunda e lírica da banda. Este foi o nome adotado. A partir desse momento, os
 ensaios foram voltados para as próprias composições e o objetivo de lançar um trabalho autêntico começava a se concretizar.
Em meados de 1997, a vocalista Floor Jansen une-se a banda e completa a formação que gravou a primeira demo. Em 1999, várias gravadoras fizeram propostas para lançar o trabalho dos talentosos e jovens músicos. A conceituada Transmission Records venceu a concorrência.
MARK JANSEN
FLOOR JANSEN
Hans Pieters e Dennis Leidelmeijer conduziram e produziram as gravações de Prison of Desire no estúdio Excess, em Rotterdam. Os coroais foram feitos no RS 29 com o produtor Oscar Holleman, que já havia trabalhado com Ayreon e The Gathering.
O resultado foi ansiosamente aguardado pelos integrantes. As cinco músicas de estréia traziam o soprano indefectível de Floor, aliado às guitarras e vocais urrantes de Mark Jansen e Sander Gommans. O instrumental agressivo da banda trazia ainda um coral profissional de cinco vozes e arranjos clássicos. A produção do CD de estréia era de uma qualidade e imponência poucas vezes vista no cenário fonográfico da Holanda. Sharon den Adel (integrante do Within Temptation), dividiu os vocais da faixa Beyond Me com Floor. A atmosfera sombria das músicas ressuscitava a melancolia medieval. Prison of Desire foi muito bem recebido pela crítica européia. No Brasil, o resultado também foi muito bom; sendo aclamado pelos leitores das principais revistas do gênero.
Em 2002 é lançado Decipher, segundo álbum oficial da banda. Neste disco, fica evidente a evolução e o amadurecimento musical. Porém, em abril deste ano, o vocalista e fundador Mark Jansen, desliga-se da banda. Segundo Mark, a intenção é dar continuidade na carreira musical com um estilo semelhante ao After Forever, formando posteriormenete, então, a banda Epica.
Em novembro de 2003, o single Exordium é lançado trazendo 6 faixas e o clipe My Choice. Neste momento, o After Forever já havia se consolidado como uma das maiores revelações do Gothic Metal.
Março de 2004 foi o mês de lançamento do tão esperado álbum Invisible Circles. Com músicas mais diversificadas e bem diferente dos trabalhos anteriores, o disco traz temas bem atuais, tendo a história de uma garota, filha de pais adolescentes numa gravidez indesejada.
Em julho de 2005, a banda promoveu uma turnê sul-americana. No Brasil, o After Forever fez quatro apresentações no final do mês, passando por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre.
O impacto e o entusiasmo foram tão grandes que a banda fez um pequeno vídeo com imagens de bastidores, declarações dos integrantes e trechos dos shows no Brasil. A vocalista, Floor Jansen, afirma que na primeira noite, o público fez tanto barulho que foi difícil superá-los. Esta é, sem dúvida, uma prova de como a banda holandesa é querida e popular entre o público brasileiro.
Remagine, lançado em outubro de 2005, é o quarto álbum do After Forever. Este trabalho traz 12 faixas e teve o instrumental gravado no Excess Studio, em Rotterdam. Enquanto os vocais, os trechos clássicos e a mixagem foram feitos no Gate Studio, na Alemanha, sob a produção de Sascha Peath e Miro em Wolfsburg.
O título é a combinação das palavras "Reflection" e "Imagination". Segundo a vocalista, Floor Jansen: "É realmente um passo a frente em nossa carreira. Vejo-o com todas as características do After Forever, contudo trazendo novas idéias à nossa música. Temos melodias bem fortes para nossos fãs, e músicas que marcarão nossa história".
Nos primeiros meses de 2006, o After Forever viaja em turnês e se apresenta em países como Espanha, Itália e França. Em março, anuncia o rompimento com a gravadora Transmission Records. Segundo informações do site oficial, a gravadora fazia um fraco trabalho de publicidade. Porém, ainda pela Transmission Records, é lançado um álbum duplo, intitulado Mea Culpa, contendo 32 faixas ao total, sendo a maioria versões de grandes sucessos. No mês de outubro, a banda faz apresentações no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Neste momento, o novo álbum já está em plena produção.
Em março de 2007, a banda disponibiliza o videoclipe da faixa Energize Me, que comporia o novo trabalho. Finalmente, em abril, é lançado o álbum After Forever.
After Forever traz doze faixas. Segundo Sander Gommans, "você pode ouvir a energia de Prison Of Desire, a melancolia de Decipher, a abordagem progressiva de Invisible Circles e os elementos mais acessíveis contidos em Remagine. É impossível sermos mais After Forever do que isso".
Neste trabalho, a banda dá continuidade às tendências de Remagine e se distancia um pouco mais de Prision of Desire e Decipher. Os destaques são Cry With A Smile, Empty Memories e Dreamflight. Ainda, há uma expectativa de um DVD para 2007 no qual parte das gravações serão realizadas em um show na Holanda.
Em maio, o guitarrista Sander Gommans, por motivos de saúde, abandona as turnês. George Oosthoek (Orphanage) é convidado para substituí-lo.
Apesar da mudança de estilo nos últimos trabalhos, o After Forever figura como uma das maiores bandas de seu gênero, revolucionando os conceitos de metal, sem se limitar à fronteiras comerciais.
O After Forever demonstra ser uma das maiores bandas de seu gênero, revolucionando os conceitos de metal, sem se limitar à fronteiras comerciais.
Em janeiro de 2008, After Forever anunciou em seu website que a banda daria um tempo de, pelo menos, um ano. Em uma entrevista com a rádio Ragnarök, Floor disse que a banda se juntaria no início de 2009 para discutir o futuro do After Forever.
No dia 5 de fevereiro de 2009, a banda anunciou seu fim. Segundo comunicado no site oficial, a pausa em 2008 e parte de 2009 fez com que percebessem não terem mais energia para continuar.
Membros

 Membros finais

Esta banda foi originalmente formada por Sander Gommans e Mark Jansen

 Ex-membros

 Discografia

 Álbuns

 Demos

  • Ephemeral (Demo, 1999)
  • Wings of Illusion (Demo, 1999)

 Singles

  • "Follow in the Cry/Silence from Afar" (2000)
  • "Emphasis/Who Wants to Live Forever" (2002)
  • "Monolith of Doubt" (2002)
  • "My Choice/The Evil That Men Do" (2003)
  • "Digital Deceit" (2004)
  • "Being Everyone" (2005)
  • "Two Sides/Boundaries Are Open" (2006)
  • "Energize Me" (2007)
  • "Equally Destructive" (DVD-Single, 2007)
carta do fim:
Como já noticiado aqui no Whiplash, a AFTER FOREVER anunciou que encerrará suas atividades. Leia abaixo o comunicado oficial emitido pela banda:
"Após quase quinze anos e com muito pesar, nós decidimos encerrar uma época ótima e excitante como AFTER FOREVER. Nós somos muito orgulhosos de tudo o que conquistamos e especialmente do caminho que trilhamos até chegar aqui. O AFTER FOREVER nunca foi uma banda que se repetiu; nós sempre tentamos coisas novas, ainda que muitas delas tenham sido um risco. Nós achamos que esse é um dos motivos pelos quais nós sempre tivemos um apoio muito grande de todos os nossos fãs leais.
A pausa que nós demos em 2008 nos fez apreciar ainda mais tudo aquilo que vivemos. Agora, mais do que nunca, nós podemos olhar pra trás e ver tantos momentos fantásticos, coisas que nunca imaginaríamos viver quando começamos a banda tantos anos atrás.
Entretanto, essa pausa também nos fez constatar que nós só poderíamos continuar com o After Forever com os 110% de energia que sempre dedicamos à banda, coisa que ultimamente não vinha acontecendo. Nós sempre fomos músicos que criam música repleta de paixão, e durante essa pausa nós reconstruímos nossas vidas e estivemos ativos musicalmente, experimentando com vários gêneros diferentes.
Ainda que o AFTER FOREVER seja muito especial para todos nós, sentimos que chegamos a um ponto em que teremos que explorar o mundo da música cada um de sua própria maneira, trilhando seu próprio caminho. É por isso que decidimos terminar a banda. Nós somos sinceramente orgulhosos de cada CD que lançamos; cada um deles representa um período único, e tudo chega no ápice no nosso último álbum, 'After Forever', que tornou todos os nossos sonhos realidade. Esperamos que o AFTER FOREVER continue a ser uma fonte de inspiração para novas bandas e músicos e que nossa música possa se eternizar.
Como membros da banda, mas também como amigos, nós experimentamos muita coisa; altos e baixos, épocas boas e ruins. Vamos continuar a apoiar uns aos outros nos nossos vários projetos individuais e vamos continuar a inspirar uns aos outros para fazer música.
Nossa página do MySpace, www.myspace.com/afterforever, será usada para atualizações desses projetos e, claro, notícias relacionadas ao AFTER FOREVER.
Tenham certeza de que essa decisão não foi fácil para nenhum de nós. Nós gostaríamos de agradecer a todos os nossos fãs pelo apoio, mesmo durante a pausa.
Sabemos que essa notícia será desapontadora para vocês, queridos fãs, e isso torna a nossa decisão ainda mais difícil. Vocês sempre nos deram tudo e era nosso dever, em retribuição, sempre devolver essa energia pelo menos na mesma intensidade, enquanto existíssemos como banda. Neste momento, infelizmente isso não é mais possível, então é melhor nós deixarmos vocês com todos os álbuns e com todos os shows em que demos o nosso melhor. Também gostaríamos de agradecer à Nuclear Blast, à TEG e à MOJO, pela paciência e entusiasmo, à equipe de turnê, ao fã-clube, aos fan-sites e a todos que de uma forma ou de outra ajudaram a tornar possível o nosso sonho.
Sentiremos a falta de todos vocês.
Sinceramente,
Floor, Sander, Joost, Bas, Andre e Luuk
AFTER FOREVER"
ULTIMAS NOTICIAS:


Floor Jansen (AFI[flɔr ˈjɑnsɛn]) (Goirle, 21 de Fevereiro de 1981) é uma compositora, arranjadora, orquestradora, cantora lírica e popular, multi-instrumentista (piano, flauta e guitarra elétrica), letrista e professora de técnica e interpretação vocais natural dos Países Baixos.
A artista tornou-se mundialmente conhecida por ter sido a vocalista e uma das compositoras, arranjadoras, orquestradoras e letristas da extinta
banda de metal sinfônico neerlandesa After Forever - da qual foi integrante durante exatos 12 anos, de 1997 a 2009.
É atualmente vocalista da banda REVAMP.


FONTES:http://whiplash.net/materias/news_878/083769-afterforever.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário